Trabalhos Científicos




1. EIXOS TEMÁTICOS

Metodologia de submissão e de avaliação de trabalhos

Política, Saberes e Práticas: Resistências e Insurgências no Enfrentamento das Iniquidades em Saúde

» Produção artística
» Produção técnica
» Relato de experiência
» Relato de pesquisa



2. INFORMAÇÕES GERAIS

O 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde receberá resumos de trabalhos até o dia 31/05/2024, às 20h (horário de Brasília). Os resumos somente poderão ser submetidos por formulário eletrônico, pela internet, por meio do site do Congresso.

Após preencher o formulário de inscrição, você poderá acessar sua área restrita para enviar o seu trabalho, acompanhar todo o processo de avaliação, realizar o pagamento da taxa de inscrição e emitir seu recibo de pagamento, sempre informando seu login e sua senha.

Se você ainda não se inscreveu, clique aqui para preencher o formulário de inscrição. Se você já se registrou, utilize seu login e sua senha para acessar a área restrita e clique em “Meus Trabalhos”.

 

2.1 Limite de resumos por participante
Cada participante poderá submeter no máximo dois resumos como autor/a responsável, ou seja, só poderá ter até dois trabalhos em sua área restrita.

Não há limite para participação em coautoria de trabalhos inscritos por outros/as participantes.

 

2.2 Obrigatoriedade de pagamento da taxa de inscrição
Para submeter os resumos não é necessário efetuar o pagamento da inscrição. Entretanto, caso o trabalho seja aprovado, a inclusão na programação do evento está condicionada ao pagamento da inscrição até 16/08/2024.
Se o/a autor/a responsável pelo trabalho não efetuar a inscrição no Congresso, a responsabilidade pelo trabalho poderá ser transferida para um/a coautor/a que esteja com a taxa de inscrição paga e com até um trabalho em sua área, por meio de mensagem para o e-mail trabalhos2024@ppgs.com.br até o dia 16/08/2024.

 

 

 



3. MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

3.1 Comunicação coordenada: os trabalhos aprovados para esta modalidade serão apresentados em sessões temáticas de Comunicação Coordenada, com duração de 90 minutos. Cinco a seis trabalhos serão apresentados por sessão, cada qual com até 10 minutos para a apresentação oral. A utilização de projeção multimídia é opcional. Após as apresentações, haverá no mínimo 30 minutos de debate com os/as autores/as e público participante. Um/a coordenador/a será designado/a pela Comissão Científica para mediar a atividade.

 

3.2 Roda de conversa: Os trabalhos aprovados nesta modalidade serão distribuídos em rodas de conversas, definidas a partir de um ou mais temas a serem debatidos. Os participantes estarão reunidos em círculo para compartilhar seu trabalho, dentro de uma determinada ordem, previamente acordada com o/a moderador/a, que é a pessoa responsável por facilitar o diálogo entre os participantes. Os/As autores/as deverão discutir o seu trabalho de forma oral, sem uso de projeção multimídia, buscando dialogar com as questões disparadoras e com os demais trabalhos da roda de conversa. Recomenda-se a leitura prévia do conjunto dos trabalhos da roda, no sentido de permitir uma discussão mais dinâmica e circular. Sugere-se que os autores levem para a roda pequenos resumos do seu trabalho em folhas A4, pequenos cartazes, fotos, palavras, que representem o trabalho e a temática da roda, e que contribuam com a circularidade e visibilidade do trabalho.

Para emissão do certificado é necessário que o/a autor/a responsável pelo trabalho esteja presente na Roda de Conversa.

As rodas de conversa terão 90 minutos de duração, sendo dez a quinze trabalhos debatidos em cada roda.

 

3.3 Outras Linguagens: este espaço valoriza as diferentes formas de produção, expressão, comunicação de saberes e conhecimento, e a pluralidade e modos de produzir saúde e cuidado. Destina-se à apresentação de múltiplas práticas e reflexões teóricas no campo de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde, que formulem e empreguem linguagens artísticas e culturais, menos convencionais no campo científico, acadêmico e dos serviços de saúde. Trata-se de um movimento de dialogicidade, cuja natureza inter e transdisciplinar permite acolher expressões clássicas e contemporâneas que singularizam e põem em relação corpo, natureza e cultura, mobilizando as tênues fronteiras entre diferentes experiências (simbólicas e racionais).

Cada sessão terá duração de 90 minutos com cinco a seis trabalhos por sessão. Cada trabalho terá 10 a 15 minutos para a apresentação. Ao final, haverá 15 a 30 minutos de debate e discussão.

Os trabalhos deverão ser apresentados em um dos diferentes formatos como descrito abaixo. 

a) Artes visuais/Filmes, documentários, vídeos: ficha técnica, sinopse + link da plataforma ou de drive: para a apresentação na íntegra, serão aceitos Narrativas de bolso/Doc de celular, Curtas, Médias e Longas-metragens poderão ser apresentados no formato trailer ou em versão curta de, no máximo, 15 min. As propostas de vídeos/filmes devem conter a indicação de link para visualização do material, e devem estar hospedadas online em plataformas como YouTube [https://www.youtube.com/], Vimeo [https://vimeo.com/] ou congêneres de acesso livre. As informações do material devem estar acompanhadas de análise crítica e/ou intencionalidade da produção, articulada ao tema/eixo.

b) Artes Visuais/Fotografias: ficha técnica, resumo + fotografias. Os ensaios fotográficos poderão ter de 05 (cinco) a 10 (dez) fotografias, de autoria do(a) proponente. As imagens podem ser enviadas em formatos variados, mas devem ter qualidade superior a 1M e 300dpi. Devem ser enviadas com nomenclatura que indique a ordem para a exposição. Pode-se também compartilhar no resumo as fotografias por meio de links de plataformas digitais de acesso livre (como issuu, por exemplo). As informações do material devem estar acompanhadas de análise crítica e/ou intencionalidade da produção, articulada ao tema/eixo.

c) Artes visuais/Desenhos, ilustrações, gravuras, pinturas: ficha técnica, resumo + imagens em formato digital. Poderão ter de 05 (cinco) a 10 (dez) imagens de autoria do/a proponente. As imagens podem ser enviadas em formatos variados, mas devem ter qualidade superior a 1M e 300dpi. Devem apresentar nomenclatura que indique a ordem de exposição. Pode-se também compartilhar no resumo as fotografias por meio de links de plataformas digitais de acesso livre (como issuu, por exemplo). As informações do material devem estar acompanhadas de análise crítica e/ou intencionalidade da produção, articulada ao tema/eixo.

d) Artes cênicas e literatura/Teatro, Sarau, Cordel: ficha técnica, resumo, podendo conter link de gravação ou fotografias da apresentação, link que deve estar hospedado online em plataformas como YouTube, Vimeo ou congêneres de acesso livre. As informações do material devem estar acompanhadas de análise crítica e/ou intencionalidade da produção, articulada ao tema/eixo.

e) Expressão vocal, instrumental, musical: ficha técnica, resumo, com link da plataforma de áudio, ou link de gravação ou fotografias da apresentação, link que deve estar hospedado online em plataformas como YouTube, Vimeo ou congêneres de acesso livre. As informações do material devem estar acompanhadas de análise crítica e/ou intencionalidade da produção, articulada ao tema/eixo.

f) Corpo/dança: ficha técnica, resumo, com link de gravação ou fotografias da apresentação, link que deve estar hospedado online em plataformas como YouTube, Vimeo ou congêneres de acesso livre. As informações do material devem estar acompanhadas de análise crítica e/ou intencionalidade da produção, articulada ao tema/eixo.

g) Podcast: ficha técnica, resumo, com link da plataforma de áudio, ou link de gravação ou fotografias da apresentação, link que deve estar hospedado online em plataformas como YouTube, Vimeo ou congêneres de acesso livre. As informações do material devem estar acompanhadas de análise crítica e/ou intencionalidade da produção, articulada ao tema/eixo.

h) Carta de Memórias: uma linguagem para propiciar espaço para aquelas e aqueles que desejem memorializar experiências de saúde/adoecimento, práticas de cuidado e de gestão embebidas nos saberes comuns e cotidianos. Estes saberes nos reenviam ao compromisso com a emancipação coletiva e política com a reparação, a decolonialidade e a reconstrução crítica como formas de insurgência para o enfrentamento das iniquidades em saúde. Contar memórias pode significar resistência e reparação, compartilhar saberes múltiplos em convivência. É desejável que seus autores/as possam ressaltar a intersecção entre tempos históricos, onde as desigualdades são friccionadas por movimentos de luta, em ambientes muitas vezes áridos, onde o ponto de partida e ponto de chegada são o oferecimento de práticas de saúde no encontro com afetos e dissonâncias. As propostas podem ser apresentadas na letra escrita, digitada ou manuscrita. Caso seja manuscrita deve ser digitalizada. As cartas escritas podem ter no máximo duas páginas e elas devem ser compartilhadas no resumo por meio de um link onde estão hospedadas. Os/As autores/as devem submeter suas propostas de cartas de memórias, escolhendo o tema/eixo e a modalidade de apresentação Carta de Memórias. As Cartas de Memórias aprovadas poderão ser lidas/apresentadas no momento de abertura de algumas atividades do Congresso, ou ainda, ser exposta em espaço que o Congresso reservará, em formato de varal ou painel em ambiente público para leitura de toda a comunidade do Congresso.



4. PRINCIPAIS CATEGORIAS

4.1 Relatos de pesquisa
4.2 Relatos de experiência
4.3 Produção artística
4.4 Produção técnica 

 

4.1 Relato de Pesquisa: são trabalhos originais realizados por docentes, pesquisadores e/ou estudantes de graduação e de pós-graduação, profissionais das políticas públicas de saúde e militantes de movimentos sociais, que se orientam por uma pergunta ou hipótese, que têm um método científico explicitado e que descrevem os resultados criticamente em cotejo com a literatura. Os/as autores/as deverão manifestar se desejam que o trabalho não seja publicado nos anais para manter seu ineditismo e poder enviar para publicação no momento da inscrição.
Essa modalidade de apresentação tem como objetivo socializar o conhecimento produzido durante o processo da pesquisa, trazendo reflexões que possibilitem o fortalecimento do campo de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde e a construção compartilhada de propostas de avanços para o tema/eixo escolhido.

 

4.2 Relato de Experiência: refere-se à sistematização de reflexões sobre experiências e vivências de enfrentamento de situações e problemas de saúde; ao desenvolvimento de atividades e ações relacionadas à capacitação de profissionais, militantes de movimentos sociais, artistas, pesquisadores, docentes, estudantes, organização; ao gerenciamento de políticas, programas e serviços; bem como mobilizações e ações vivenciadas junto a (e/ou pela) comunidade, controle social, movimentos sociais, iniciativas desenvolvidas pelos serviços de saúde, de educação e outros em temáticas relacionadas à programação do 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde.

Essa modalidade de relato tem como objetivo incluir no Congresso saberes e práticas provenientes de experiência e vivências. Esta sistematização não é apenas a descrição de experiências, mas deve conter também uma reflexão crítica sobre eles, seus impactos sociais, caráter inovador, aplicabilidade e sobre os aprendizados com eles obtidos.
O relato e suas reflexões devem estar integrados ao tema e aos objetivos do tema/eixo selecionado.

 

4.3 Produção Artística (deve ser apresentada no formato Outras Linguagens): este espaço valoriza as diferentes formas de produção, expressão, comunicação do conhecimento e a pluralidade e modos de produzir saúde e cuidado, gestão e formulação de políticas. Destina-se à apresentação de múltiplas práticas e reflexões teóricas no campo de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde, que formulem e empreguem linguagens artísticas e culturais, menos convencionais no campo científico, acadêmico e dos serviços de saúde. Trata-se de um movimento de dialogicidade, cuja natureza inter e transdisciplinar permite acolher expressões clássicas e contemporâneas.

O Congresso buscará garantir espaços de apresentação e alguns equipamentos, mas não se responsabilizará em prover materiais ou condições de apresentação que vão além das estruturas básicas.

 

4.4 Produção Técnica: refere-se ao desenvolvimento de processos, produtos e metodologias que possibilitem a mudança de práticas institucionais no SUS. Os produtos técnicos possuem naturezas diversas podendo ser desde uma organização de um curso, de um protocolo, de uma matriz avaliativa, de um material didático, de um aplicativo dentre outros e são fruto da aplicação de novos conhecimentos científicos, técnicas e expertises desenvolvidas. Os produtos técnicos podem ser construídos como resultado de uma pesquisa, mas podem nascer de processos trabalho no ambiente da gestão e do trabalho no SUS. O produto deve ser uma obra finalizada e acabada com aplicação em saúde. Além disso, devem possuir impacto e aplicabilidade relacionados com as mudanças causadas pela sua introdução.

Nesse sentido, descrever um produto técnico não é apenas demonstrar a sua existência e seu processo de construção, mas deve conter também uma reflexão crítica sobre os impactos sociais, aplicabilidade e caráter inovador.
São formatos de produtos técnicos os itens elencados a seguir: 
a) Patentes: abrangem aparelhos, instrumentos, projetos ou processos que são passíveis de proteção. Podem ser protocolados ou gerar registros de propriedade, patentes ou produção intelectual no INPI.
b) Tecnologia social: conjunto de técnicas e metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social e melhoria das condições de vida. Tecnologia social implica compromisso com a transformação social; organização e sistematização dos conhecimentos; acessibilidade e apropriação das tecnologias; produto de educação em saúde; processos participativos de planejamentos, acompanhamento e avaliação.
c) Cursos de formação profissional: conjunto de conteúdos estabelecidos de acordo com as competências requeridas pela formação profissional, em conformidade com os objetivos e princípios de educação continuada e permanente do SUS
d) Material didático: material didático corresponde à produção de recursos que facilitam o aprendizado voltado à formação/instrução de recursos humanos, por meio da criação, uso e organização de processos e produtos tecnológicos.
e) Software/ aplicativo: programas de computador utilizados para processamento de dados. Desenvolvido para facilitar processos de atenção, de organização e produção no campo da Saúde Coletiva. 
f) Produto de comunicação: produção de programa de rádio ou TV, jornal, internet, mídia eletrônica ou outros com o alcance e temáticas do campo da saúde coletiva.
g) Manuais/protocolos: conjunto das informações, decisões, normas e regras que se aplica a determinada atividade da saúde. Pode ser um guia de instruções que serve para o uso de um dispositivo, para correção de problemas ou para o estabelecimento de processos de trabalho.



5. TIPO DE RESUMO

O resumo deve ser estruturado no formato de Resumo Expandido. Deverá ser elaborado com base nos tópicos indicados, obrigatórios e com campos específicos para preenchimento no formulário online. Esses campos não devem ser preenchidos com letras em caixa alta, exceto o título. Os/As autores/as podem distribuir livremente a organização do texto por essas diferentes dimensões.

Atenção: conferir se as grafias estão corretas, pois serão assumidas em certificados e demais materiais oficiais do congresso. Não devem ser inseridos gráficos, tabelas ou outros recursos visuais no resumo, apenas o texto.

 

5.1 Resumo do Relato de Pesquisa

Nos campos específicos do formulário informar:

  • Título: deve ser objetivo, conciso e informativo. O campo deve ser preenchido com LETRAS EM CAIXA ALTA e conter até 150 caracteres, considerando os espaços.

  • Autores/as: informar nome completo, nome em formato para referência e filiação institucional. Primeiro deve ser informado o/a autor/a principal e em seguida, se houver, o(s)/a(s) coautor(es)/a(as). Máximo de 10 (dez) autores/as.

  • Os tópicos do Resumo são obrigatórios e possuem campos específicos para preenchimento: Apresentação/Introdução; Objetivos; Metodologia; Resultados; Discussão e Conclusões/Considerações finais correlacionadas à Saúde Coletiva. Esses campos não devem ser preenchidos com letras em caixa alta. Na tabela, estão o número máximo de caracteres de cada campo, incluindo os espaços.

  • Gráficos, tabelas, imagens e lista de referências bibliográficas não poderão ser incluídos devido à limitação de espaço.

  • Eixo temático: selecionar de acordo com a listagem publicada.

  • Apresentador/a do trabalho: indicar o nome, a filiação institucional e o e-mail do/a autor/a principal ou coautor/a que apresentará o trabalho.

  • Modalidade preferencial de apresentação do trabalho: escolher uma das opções disponíveis.

  • Fonte(s) de financiamento: crédito a órgãos financiadores da pesquisa, se pertinente.

  • Conflito de interesses: os/as autores/as devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes.

  • Não serão aceitas pesquisas em andamento e a fim de manter o ineditismo do congresso, os resultados das pesquisas apresentadas devem se referir aos últimos três anos.

 

Cada pessoa listada como autor/a dos trabalhos deve ter: (a) contribuições substanciais para a concepção ou delineamento do estudo; ou a aquisição, análise ou interpretação dos dados do trabalho; (b) participação na elaboração do resumo; (c) aprovação final da versão do resumo a ser publicada; (d) concordância em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, no sentido de garantir que as questões relacionadas à exatidão ou à integridade de qualquer parte da obra sejam devidamente investigadas e resolvidas. Os/As autores/as devem ter confiança na integridade das contribuições de todos/as os/as demais.

 

Resumo Expandido

Itens

N.º máx. caracteres, com espaço

Título (em caixa alta)

150

Apresentação/Introdução

1400

Objetivos

500

Metodologia

1200

Resultados e Discussão

1800

Conclusões/Considerações finais

1000

Referências

950

TOTAL

7000

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5.2 Resumo de Relato de Experiência

Nos campos específicos do formulário informar:

  • Título: deve ser objetivo, conciso e informativo. O campo deve ser preenchido com LETRAS EM CAIXA ALTA e conter até 150 caracteres, considerando os espaços.

  • Autores/as: informar nome completo, nome em formato para referência e filiação institucional. Primeiro deve ser informado o/a autor/a principal e em seguida, se houver, o(s)/a(s) coautor(es)/a(s). Máximo de 10 (dez) autores/as.

  • Resumo: o texto deve ser objetivo e conciso. Os tópicos a seguir são obrigatórios e possuem campos específicos para preenchimento: Contextualização; Descrição da Experiência; Objetivo e período de Realização; Resultados; Aprendizado e Análise Crítica, sempre em articulação com a Saúde Coletiva. Esses campos não devem ser preenchidos com letras em caixa alta. Na tabela, estão o número máximo de caracteres de cada campo, incluindo os espaços.

  • Indicar o período de realização, considerando que não serão aceitas experiências concluídas há mais de três anos.

  • Gráficos, tabelas, imagens e lista de referências bibliográficas não poderão ser incluídos devido à limitação de espaço.

  • Eixo temático: selecionar de acordo com a listagem publicada abaixo.

  • Apresentador/a do trabalho: indicar o nome, a filiação institucional e o e-mail do/a autor/a principal ou coautor/a que apresentará o trabalho.

  • Modalidade preferencial de apresentação: escolher uma das opções disponíveis.

  • Fonte(s) de financiamento: crédito a órgãos financiadores do projeto, se pertinente.

  • Conflito de interesses: Os/as autores/as devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes.

 

Cada pessoa listada como autor/a dos trabalhos deve ter: (a) contribuições substanciais para a concepção ou delineamento do estudo; ou a aquisição, análise ou interpretação dos dados do trabalho; (b) participação na elaboração do resumo; (c) aprovação final da versão do resumo a ser publicada; (d) concordância em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, no sentido de garantir que as questões relacionadas à exatidão ou à integridade de qualquer parte da obra sejam devidamente investigadas e resolvidas. Os/As autores/as devem ter confiança na integridade das contribuições de todos/as os/as demais.

 

Resumo Expandido

Itens

N.º máx. caracteres, com espaço

Título (em caixa alta)

150

Contextualização

1400

Descrição da Experiência

1400

Objetivo e período de Realização

500

Resultados

1200

Aprendizado e Análise Crítica

1400

Referências

950

TOTAL

7000

 

5.3 Resumo de Produção Artística

Nos campos específicos do formulário informar:

  • Título: deve ser objetivo, conciso e informativo. O campo deve ser preenchido com LETRAS EM CAIXA ALTA e conter até 150 caracteres, considerando os espaços.

  • Autores/as: informar nome completo, nome em formato para referência e filiação institucional. Primeiro deve ser informado o/a autor/a principal e em seguida, se houver, o(s)/a(s) coautor(es)/a(s). Máximo de 10 (dez) autores/as.

  • No ato da submissão do resumo, o participante deverá especificar qual é a linguagem adotada e o modo como será realizada, conforme opções constantes no item 3.3.

  • Ressalta-se que devem constar no resumo os materiais (formatos e suportes necessários) referentes à modalidade de apresentação escolhida e ao tempo de necessário para apresentação

  • Resumo: o texto deve ser objetivo e conciso. Os tópicos a seguir são obrigatórios e possuem campos específicos para preenchimento: processo de escolha do tema e de produção da obra, objetivos, ano e local da produção, descrição da produção, análise crítica da obra relacionada a Saúde Coletiva e ao tema do congresso. Esses campos não devem ser preenchidos com letras em caixa alta. Na tabela, estão o número máximo de caracteres de cada campo, incluindo os espaços.

  • Indicar o período de realização, considerando que não serão aceitas produções concluídas há mais de três anos.

  • Gráficos, tabelas, imagens e lista de referências bibliográficas não poderão ser incluídos devido à limitação de espaço.

  • Eixo temático: selecionar de acordo com a listagem publicada abaixo.

  • Apresentador/a do trabalho: indicar o nome, a filiação institucional e o e-mail do/a autor/a principal ou coautor/a que apresentará o trabalho.

  • Fonte(s) de financiamento: crédito a órgãos financiadores do projeto, se pertinente.

  • Conflito de interesses: os/as autores/as devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes.

O Congresso buscará garantir espaços de apresentação e alguns equipamentos, mas não se responsabilizará em prover materiais ou condições de apresentação que vão além das estruturas básicas.

Resumo Expandido

Itens

N.º máx. caracteres, com espaço

Título (em caixa alta)

150

Contextualização

1400

Processo de escolha do tema e de produção da obra

1400

Objetivo e período de Realização

500

Descrição da Produção

1200

Análise crítica da obra

1400

Referências

950

TOTAL

7000

 

5.4 Resumo de Produção Técnica

Nos campos específicos do formulário informar:

  • Título: deve ser objetivo, conciso e informativo. O campo deve ser preenchido com LETRAS EM CAIXA ALTA e conter até 150 caracteres, considerando os espaços.

  • Autores/as: informar nome completo, nome em formato para referência e filiação institucional. Primeiro deve ser informado o/a autor/a principal e em seguida, se houver, o(s)/a(s) coautor(es)/a(s). Máximo de 10 (dez) autores/as.

  • No ato da submissão do resumo, o participante deverá especificar qual é o tipo de produto técnico que será apresentado, conforme opções constantes no item 4.4.

  • Ressalta-se que devem constar no resumo os materiais (formatos e suportes necessários) referentes à modalidade de apresentação escolhida e ao tempo de necessário para apresentação

  • Resumo: o texto deve ser objetivo e conciso. Os tópicos a seguir são obrigatórios e possuem campos específicos para preenchimento: Introdução, Objetivos, Processo de produção, Resultados, Análise crítica e impactos sociais do produto relacionados a Saúde Coletiva e ao tema do congresso. Esses campos não devem ser preenchidos com letras em caixa alta. Na tabela, estão o número máximo de caracteres de cada campo, incluindo os espaços.

  • Indicar o período de realização, considerando que não serão aceitas produções concluídas há mais de três anos.

  • Gráficos, tabelas, imagens e lista de referências bibliográficas não poderão ser incluídos devido à limitação de espaço.

  • Eixo temático: selecionar de acordo com a listagem publicada abaixo.

  • Apresentador/a do trabalho: indicar o nome, a filiação institucional e o e-mail do/a autor/a principal ou coautor/a que apresentará o trabalho.

  • Fonte(s) de financiamento: crédito a órgãos financiadores do projeto, se pertinente.

  • Conflito de interesses: Os/as autores/as devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes.

Serão aceitos produtos técnicos que foram desenvolvidos/concluídos ou estão em curso, mas que propiciaram significativos impactos no ambiente social. Essa categoria não se destina, portanto, nem à apresentação de resultados de pesquisas científicas nem à apresentação de experiências. Não serão aceitos produtos técnicos concluídos há mais de 3 anos.

Resumo Expandido

Itens

N.º máx. caracteres, com espaço

Título (em caixa alta)

150

Introdução e Contextualização

1400

Objetivo para confecção do produto

500

Metodologia e processo de produção

1200

Resultados

1400

Análise crítica e impactos sociais do produto

1400

Referências

950

TOTAL

7000



6. CONFLITO DE INTERESSES

Os princípios da Abrasco incluem o compromisso com práticas éticas e transparentes. Alguns tipos de interesses que competem ou são conflitantes com esses princípios são barreiras para a submissão de resumos em qualquer dos formatos aceitos pelo congresso. Outros interesses, apesar de não serem barreiras, devem ser declarados como parte de um processo transparente. O preenchimento do campo existente no formulário relativo a conflito de interesses é uma pré-condição para a submissão de resumos. Dessa maneira, a Comissão Científica se reserva ao direito de recusar resumos de trabalhos onde se verifique a existência de conflitos de interesses.

 

Para decidir se há ou não potenciais conflitos de interesses a serem declarados, cada autor deve considerar:

• Qualquer empresa ou organização que represente qualquer indústria farmacêutica, de tabaco e de alimentos e bebidas; fabricantes de equipamentos e de insumos; prestadores de serviços diagnósticos; corretoras, seguradoras e operadoras de planos de saúde.

• Organização sem fins lucrativos que receba recursos de qualquer empresa privada, ou que tenha eu seu núcleo gestor mais de 25% de membros empregados por (ou associados a) qualquer empresa privada; e

• Organização não governamental de interesse comercial/privado.

Potenciais conflitos incluem as seguintes possibilidades de relação entre o autor e as organizações listadas acima:

• Vínculo empregatício e outras atividades remuneradas: qualquer vínculo empregatício, consultoria, cargos de diretoria, honorários e outras posições ou associação em qualquer nível.

• Financiamento a projetos e bolsas de pesquisa: consultorias, bolsas e honorários de apoio à pesquisa, apoio para a participação em conferências e reuniões, ou para cobrir despesas de viagem, acomodação ou publicações. No caso de pessoas vinculadas a instituições acadêmicas, considerar também fontes de financiamento para projetos de pesquisa e outras atividades acadêmicas.

• Serviços honorários: membro honorário da mesa diretiva ou acionista de empresa.

• Presentes e doações: presentes, doações e outros benefícios recebidos.

• Outros interesses: qualquer outro interesse que o autor prefira declarar para preservar a transparência, ou que possa causar comentários adversos, constrangimento ou outra dificuldade caso sejam tornados públicos por meio de terceiros.

Para assegurar a transparência sobre potenciais conflitos de interesse envolvidos no trabalho apresentado, no formulário eletrônico de submissão de resumos, o/a autor/a deverá preencher os seguintes campos:

Você tem interesses potencialmente conflitantes a declarar? 1. Sim 2. Não

Em caso afirmativo, detalhe.



7. CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE RESUMOS

A comissão avaliadora será formada por profissionais com formação e experiência na área e que considerarão os seguintes itens no momento da avaliação:

 

PARA RELATO DE PESQUISA

● Adequação do título;

● Adequação à temática do congresso;

● Adequação ao escopo do eixo temático escolhido;

● Organização, capacidade de síntese e clareza de exposição dos objetivos;

● Alinhamento entre métodos, resultados e conclusões;

● Adequação conceitual e metodológica para o alcance dos objetivos do estudo;

● Coerência entre os resultados e as conclusões;

● Relevância, atualidade e natureza inovadora (nova aplicação/contribuição ao conhecimento existente).

 

PARA RELATO DE EXPERIÊNCIA

● Adequação do título;

● Adequação à temática do congresso;

● Adequação ao escopo do eixo temático escolhido;

● Organização, capacidade de síntese e clareza de exposição dos objetivos;

● Relação dialógica entre a contextualização do cenário e a experiência;

● Qualidade da descrição da experiência apresentada para o alcance dos objetivos;

● Coerência entre os resultados da experiência e as conclusões;

● Relevância, aprendizado e análise crítica da experiência para o campo da saúde coletiva (contribuição aos saberes existentes).

 

PARA PRODUÇÃO ARTÍSTICA

● Adequação do título;

● Adequação à temática do congresso;

● Adequação ao escopo do eixo temático escolhido;

● Organização e clareza de exposição dos objetivos e processo de escolha do tema;

● Contextualização da produção artística ou do seu território;

● Qualidade da descrição do processo de construção da produção e sua relação com os objetivos iniciais propostos;

● Coerência e alinhamento entre os processos de criação artística e seus efeitos para Saúde Coletiva;

● Relevância, aprendizado e análise crítica para o campo da saúde coletiva (contribuição aos saberes existentes).

 

PARA PRODUÇÃO TÉCNICA

● Adequação do título;

● Adequação à temática do congresso;

● Adequação ao escopo do eixo temático escolhido;

● Organização e clareza de exposição dos objetivos e sua relação com as demandas do território.

● Qualidade da descrição do processo de construção dos produtos técnicos elencados e sua relação com os objetivos iniciais propostos;

● Apresentação dos resultados articulados com a justificativa inicial.

● Coerência e alinhamento entre a produção técnica descrita e seus impactos para Saúde Coletiva;

● Relevância, transferência de conhecimento e análise crítica para o campo da Saúde Coletiva (contribuição aos saberes existentes).

 

Observações:

Resumos que não cumpram com as exigências descritas não serão aceitos.

Resultados com afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados.

Todos os trabalhos ao serem apreciados para a seleção poderão contemplar sugestões de seus/suas autores/as quanto à modalidade preferencial de apresentação, contudo, caberá à Comissão Cientifica a decisão final, de acordo com os critérios de avaliação.

 

A partir de 30 de agosto de 2024, a Comissão Organizadora comunicará aos/às autores/as a data, o horário e o local para apresentação dos trabalhos aprovados.

O número de trabalhos aprovados será definido de acordo com os critérios da Comissão Científica e segundo a adequação ao tempo e aos espaços disponíveis para a realização do congresso.

Os resumos recebidos serão publicados nos Anais do Congresso sem edição. Por isso, reforçamos a importância da revisão ortográfica e gramatical no preparo dos mesmos. No mesmo sentido, devem ser observadas as orientações referentes ao padrão para preenchimento do título, do(s) nome(s) de autor(es)/a(as) e do resumo.



8. ENVIO DE RESUMOS

Para submeter trabalhos ao processo de avaliação, você deverá acessar o menu restrito "Meus Trabalhos". Caso você não esteja visualizando este menu, é porque ainda não foi reconhecido pelo sistema. Neste caso, proceda conforme as seguintes instruções:

• Nova(o) usuária(o)
Se você ainda não fez sua inscrição no evento, acesse o menu "Inscrições" e preencha o formulário ao final da página. Lembre-se de ler atentamente as informações contidas nesta página antes de proceder com o cadastro. Ao finalizar o envio do formulário, acesse sua área restrita para que você encontre o menu "Meus Trabalhos", mencionado acima. Para cadastrar-se, clique aqui.

• Usuária(o) já cadastrada(o)

Se você já efetuou sua inscrição, basta acessar sua área restrita, informando o login e a senha correspondentes. O login e a senha foram preenchidos por você no momento da inscrição. Caso tenha se esquecido de seus dados de acesso, clique no botão "Lembrar senha".

Você receberá mensagem imediata, caso seu resumo tenha sido enviado com sucesso. Caso não a receba, entre em contato com a Secretaria do evento através do e-mail trabalhos2024@ppgs.com.br

Antes do envio de seu resumo, faça uma revisão detalhada do texto que será submetido para avaliação. Caso você perceba algum antes do prazo final, dia 31 de maio de 2024, será permitida a edição do resumo. Para isso, basta acessar a sua área restrita, e, na seção “MEUS TRABALHOS”, clicar no título do trabalho. Após o prazo para envio, revisão e alteração de resumos, não será possível editar o conteúdo enviado.


• Os resumos poderão ser enviados em português, inglês ou espanhol.
• Os itens a serem preenchidos para submissão do resumo:
Tema: Selecionar de acordo com a listagem dos eixos temáticos.
Apresentador/a do trabalho: indicar o nome, a filiação institucional e o correio eletrônico do/a autor/a principal ou coautor/a que apresentará o trabalho.
Modalidade de apresentação: (a) roda de conversa sobre experiências; (b) comunicação coordenada.
Fonte(s) de financiamento: crédito a órgãos financiadores da pesquisa, se pertinente.



9. DATAS E PRAZOS IMPORTANTES

Data limite para envio de resumos: até 31/05/2024

Divulgação do resultado da avaliação: 12/07/2024

Prazo para mudança de autor/a responsável: até 16/08/2024

Prazo para pagamento da taxa de inscrição para autores responsáveis e apresentadores/as: até 16/08/2024

Divulgação do dia e horário de apresentação dos trabalhos: A PARTIR DE 30/08/2024



10. CERTIFICADOS E PUBLICAÇÃO NOS ANAIS

  • Será disponibilizado online (na área restrita do/a autor/a responsável pelo resumo) apenas um certificado por trabalho aprovado, no qual constarão os nomes de todos/as os/as autores/as e coautores/as.

  • Certificados de participação serão disponibilizados online (na área restrita) até sete dias após o evento. O/A participante deverá acessar a sua área restrita, utilizando o seu login e a sua senha.

  • Certificados de apresentação de trabalho nas diferentes modalidades serão disponibilizados online (na área restrita do/a apresentador/a), no site do congresso, até sete dias após o evento. Para acessar a área restrita, o/a apresentador/a deverá utilizar o seu login e a sua senha.

  • Os anais serão disponibilizados no site do congresso em até 60 dias após o evento. O arquivo estará disponível para consulta de forma irrestrita. 

  • Apenas os trabalhos aprovados e apresentados durante o congresso e com presença do/a autor/a responsável pelo trabalho farão parte da publicação.


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