Trabalhos


1. Normas para Submissão de Trabalhos

O 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde SUS e o projeto civilizatório. Cenários, alternativas e propostas, receberá resumos de trabalhos até o dia 31/08/2020 às 21 horas (horário de Brasília). Os resumos deverão ser enviados, exclusivamente pelo formulário eletrônico contido nesta web site.
Após preencher o formulário de inscrição, você poderá enviar o seu trabalho, acompanhar todo o processo de avaliação e emitir seu recibo de pagamento, sempre informando o seu login e a sua senha. Se você ainda não se inscreveu, CLIQUE AQUI para preencher o formulário de inscrição. Se você já se registrou, utilize seu login e senha para acessar sua área restrita e enviar o seu trabalho no menu “Meus Trabalhos”.
Os interessados em submeter trabalhos devem selecionar inicialmente o eixo temático desejado e enviar um resumo ou resumo expandido.
As propostas de trabalho deverão indicar um dos eixos temáticos, a saber:


     1. Estado, Políticas Sociais e Sistemas de Saúde
     2. Relações Federativas e Regionalização da Saúde
     3. Democracia e Participação Social
     4. Sistemas e Redes de Atenção
     4.1. Política, Gestão e Atenção Primária à Saúde
     4.2. Política, Gestão e Atenção Hospitalar
     5. Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde
     6. Financiamento da Saúde
     7. Política, Planejamento e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
     8. Gestão do Cuidado e de Serviços de Saúde
     9. Política Científica, Tecnológica e de Inovação
     10. Produção de Conhecimento em Política, Planejamento e Gestão no Contexto da Saúde Coletiva


Limites de resumos por participante: Cada participante poderá submeter até dois resumos como primeiro(a) autor(a). Não há limite para participação como coautor em trabalhos inscritos por outros participantes.
Não é necessário efetuar o pagamento da inscrição no momento do cadastramento e/ou submissão dos resumos. Entretanto, caso o trabalho seja aprovado, para garantir a sua inclusão na programação do evento e a publicação nos anais, o autor responsável pelo trabalho (autor principal ou coautor) deverá apresentar o mesmo no evento e realizar o pagamento até o dia 27 de novembro de 2020. Se o(a) autor(a) responsável pelo trabalho não efetuar a inscrição no Congresso, a responsabilidade pelo trabalho deverá ser transferida para um(a) coautor(a) que esteja com a taxa de inscrição paga até essa mesma data, para isso, é preciso enviar mensagem para o e-mail trabalhos2020@ppgs.com.br. Caso o(a) apresentador(a) do trabalho não seja o autor responsável, este(a) também deverá realizar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 27 DE NOVEMBRO DE 2020.



2. Categorias de Apresentação do Trabalho

A atual conjuntura nos desafia a produzir propostas e inovações e nesta edição do Congresso somente serão aceitos resumos expandidos de pesquisas originais. Os trabalhos deverão apresentar informações inéditas do que já existe publicado e que permita no debate/diálogo propiciar aos participantes do congresso a oportunidade de identificar alternativas políticas e operacionais na área de política, planejamento e gestão em saúde.
Para submeter seu resumo à avaliação você precisará escolher uma das duas modalidades de apresentação:

2.1. Relato de Pesquisa:
 são trabalhos originais realizados por pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação de instituições públicas e privadas. Os autores deverão manifestar se desejam que o trabalho não seja publicado nos anais para manter seu ineditismo e poder enviar para publicação no momento da inscrição.

• Nos campos específicos do formulário informar: Título; Autores (informando primeiro o autor principal e em seguida, se houver, nome e filiação institucional de cada coautor. Atenção: conferir se as grafias estão corretas, pois serão assumidas em certificados e demais materiais oficiais do congresso. Não devem ser inseridos gráficos, tabelas ou outros recursos visuais no resumo, apenas o texto.

2.2. Relato de Experiência:
 refere-se ao desenvolvimento de atividades e ações relacionadas à capacitação de profissionais, organização e gerenciamento de políticas, programas e serviços, mobilizações e ações vivenciadas junto a (e/ou pela) comunidade, iniciativas desenvolvidas pelos serviços de saúde, de educação e outros em temáticas relacionadas à programação do 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Serão aceitos relatos de experiências que foram desenvolvidas/concluídas ou estão em curso.

• Nos campos específicos do formulário informar: Título; Autores (informando primeiro o autor principal e em seguida, se houver, nome e filiação institucional de cada coautor). Atenção: conferir se as grafias estão corretas, pois serão assumidas em certificados e demais materiais oficiais do congresso. Não devem ser inseridos gráficos, tabelas ou outros recursos visuais no resumo, apenas o texto.

Resumo deve ser estruturado no formato de Resumo Expandido. Estes deverão ser elaborados com base nos tópicos a seguir, obrigatórios e com campos específicos para preenchimento no formulário online. Esses campos não devem ser preenchidos com letras em caixa alta, exceto o título.

Itens Resumo Expandido No máximo de caracteres, com espaço
Título (em caixa alta)
150
Resumo
1400
Introdução
1200
Objetivos
500
Metodologia
1000
Resultados e Discussão
1200
Conclusões / Considerações finais
1000
Referências
950
TOTAL
6000



3. Modalidade de Submissão

Os trabalhos aprovados poderão ser apresentados nas seguintes modalidades:

3.1 Apresentações com rodas de conversa por grupos temáticos de relatos de experiencias

Os trabalhos aprovados nessa modalidade serão apresentados em rodas de conversa, com debate mediado pela coordenação de cada sessão.

3.2 Comunicações coordenadas

Os trabalhos aprovados nessa modalidade serão apresentados em sessões temáticas de Comunicação Coordenada, com duração de 90 minutos e seis trabalhos por sessão. Cada trabalho terá dez minutos para apresentação. Após as apresentações, haverá debate com os respectivos autores mediado por um coordenador, a ser designado pela Comissão Científica.



4. Envio de Resumos

• Para submeter trabalhos ao processo de avaliação, você deverá acessar o menu restrito "Meus Trabalhos". Caso você não esteja visualizando este menu, é porque ainda não foi reconhecido pelo sistema. Neste caso, proceda conforme as seguintes instruções:

• Novo usuário

Se você ainda não fez sua inscrição no evento, acesse o menu "Inscrições" e preencha o formulário ao final da página. Lembre-se de ler atentamente as informações contidas nesta página antes de proceder com o cadastro. Ao finalizar o envio do formulário, acesse sua área restrita para que você encontre o menu "Meus Trabalhos", mencionado acima.

• Usuário já cadastrado

Se você já efetuou sua inscrição, basta acessar sua área restrita, informando o login e a senha correspondentes. O login e a senha foram preenchidos por você no momento da inscrição. Caso tenha se esquecido de seus dados de acesso, clique no botão "Lembrar senha".

• Antes do envio de seu resumo, faça uma revisão detalhada do texto que será submetido para avaliação.
Caso você perceba algum erro após o envio, até o dia 31/08/2020 será permitida a edição do resumo. Para isso, basta acessar a sua área restrita, e, na seção “Meus Trabalhos”, clicar no título do trabalho.

• Os resumos poderão ser enviados em português, inglês ou espanhol.

• Os itens a serem preenchidos para submissão do resumo:
Tema: Selecionar de acordo com a listagem dos eixos temáticos.
Apresentador do trabalho: indicar o nome, a filiação institucional e o correio eletrônico do autor principal ou coautor que apresentará o trabalho.
Modalidade de apresentação: (a) roda de conversa sobre experiências  (b) Comunicação coordenada. Fonte(s) de financiamento: crédito a órgãos financiadores da pesquisa, se pertinente.



5. Critérios para Avaliação dos Trabalhos

Além da observância aos requisitos de resumos acima explicitados, o processo de avaliação adotará os seguintes critérios:
• Adequação à temática do congresso;
• Adequação ao escopo do grupo temático;
• Relevância, atualidade e natureza inovadora;
• Adequação conceitual e metodológica para o alcance dos objetivos e dos resultados;
• Características do resumo submetido no que se refere à organização, capacidade de síntese e clareza de exposição;
• Adequação do título.



6. Observações

É IMPRESCINDÍVEL o preenchimento adequado de todos os campos do formulário online e, para serem aceitos, os trabalhos deverão obedecer às normas aqui descritas.
Resultados com afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados.
Todos os trabalhos ao serem apreciados para a seleção deverão ter indicações de seus autores quanto à modalidade preferencial de submissão, contudo, caberá à Comissão Cientifica a decisão final, de acordo com os critérios de avaliação.
O número de trabalhos aprovados será definido segundo a sua adequação ao tempo e aos limites dos espaços disponíveis na sede do Congresso.
Os autores serão informados oportunamente sobre as datas, horários e locais das apresentações, por meio de e-mails e no ambiente restrito do congressista no site do Congresso.
Os resumos recebidos serão publicados nos Anais do Congresso, sem edição. Por isso, reforçamos a importância da revisão ortográfica e gramatical na sua elaboração. No mesmo sentido, devem ser observadas as orientações referentes ao padrão para preenchimento do título, do(s) nome(s) de autor(es) e do resumo.



7. Datas e prazos importantes

Data limite para envio de resumos: 31/08/2020
Divulgação do resultado da avaliação: A partir de 00/00/0000
Prazo para pagamento da taxa de inscrição para autores responsáveis e apresentadores: 27/11/2020



8. Conflitos de interesse

Os princípios da ABRASCO incluem o comprometimento com práticas éticas e transparentes. Alguns tipos de interesses que competem ou são conflitantes com esses princípios são barreiras para a submissão de resumos em qualquer dos formatos aceitos pelo congresso. Outros interesses, apesar de não serem barreiras, devem ser declarados como parte de um processo transparente. O preenchimento do campo existente no formulário relativo a conflito de interesses é uma pré-condição para a submissão de resumos. A Comissão Científica se reserva ao direito de recusar resumos de trabalhos que não se adequem aos valores da ABRASCO.

Ao se decidir se há ou não potenciais conflitos de interesse a serem declarados, devem ser considerados:
• Qualquer empresa ou organização que represente qualquer indústria farmacêutica, de tabaco e de alimentos e bebidas; fabricantes de equipamentos e de insumos; prestadores de serviços diagnósticos; corretoras, seguradoras e operadoras de planos de saúde.
• Organização sem fins lucrativos que receba recursos de qualquer empresa privada, ou que tenha eu seu núcleo gestor mais de 25% de membros empregados por (ou associados a) qualquer empresa privada;
• Organização não governamental de interesse comercial/privado. Potenciais conflitos incluem as seguintes possibilidades de relação entre o autor e as organizações listadas acima:
• Vínculo empregatício e outras atividades remuneradas: Qualquer vínculo empregatício, consultoria, cargos de diretoria, honorários e outras posições ou associação em qualquer nível.
• Financiamento a projetos e bolsas de pesquisa: Consultorias, bolsas e honorários de apoio à pesquisa, apoio para a participação em conferências e reuniões, ou para cobrir despesas de viagem, acomodação ou publicações. No caso de pessoas vinculadas a instituições acadêmicas, considerar também fontes de financiamento para projetos de pesquisa e outras atividades acadêmicas.
• Serviços honorários: Membro honorário da mesa diretiva ou acionista de empresa.
• Presentes e doações: Presentes, doações e outros benefícios recebidos.
• Outros interesses: Qualquer outro interesse que o autor prefira declarar para preservar a transparência, ou que possa causar comentários adversos, constrangimento ou outra dificuldade caso sejam tornados públicos por meio de terceiros.
Para assegurar a transparência sobre potenciais conflitos de interesse envolvidos no trabalho apresentado, no formulário eletrônico de submissão de resumos, o autor deverá preencher os seguintes campos:
Você tem interesses potencialmente conflitantes a declarar?
1. Sim 2. Não
Em caso afirmativo, detalhe.



9. Certificados e publicação nos Anais

• Será disponibilizado online (na área restrita do autor responsável pelo resumo) apenas um certificado por trabalho aprovado, no qual constarão os nomes de todos os autores e coautores.
• Certificados de participação serão disponibilizados online (na área restrita) 48h após o evento. O participante deverá acessar a sua área restrita, utilizando o seu login e a sua senha.
• Certificados de apresentação de trabalho nas diferentes modalidades serão disponibilizados online (na área restrita do apresentador), no site do congresso, a partir do 15º dia após o evento. Para acessar a área restrita, o apresentador deverá utilizar o seu login e a sua senha.
• Os anais serão disponibilizados no site do congresso até 48h após o evento. O arquivo estará disponível para consulta e download de forma irrestrita.
Fique atento ÀS
datas principais
Inscrições
 
 

Inscreva-se antecipadamente e evite filas no dia do evento!

Trabalhos
 
 

Restam 24 dias para que você envie seu resumo!

Trabalhos Científicos

Veja as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS
Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS
Informações Importantes

Informe-se!
Veja as últimas notícias!

SAIBA MAIS