Sessão Assíncrona

23/03/2021 - 09:00 - 18:00
SA15 - Eixo 1 - Ações e Planejamento dos Cuidados à Saúde 1 (TODOS OS DIAS)

35393 - ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO DE SAÚDE BUCAL NA SECRETARIA DE SAÚDE DE MANAUS FRENTE A PANDEMIA DA COVID-19
ANDREA PINHEIRO MELLO GOMES - SEMSA MANAUS, SHIRLEY MARIA DE ARAÚJO PASSOS - SEMSA MANAUS, REBECCA BARBOSA ROSAS NASCIMENTO - SEMSA MANAUS, ANDERSSON CAMPOS FIGUEIREDO - SEMSA MANAUS, DAVI MENDES COSTA - SEMSA MANAUS, MAURICIO B. SILVA - SEMSA MANAUS


Resumo
A assistência odontológica apresenta alto risco para a disseminação do novo Coronavírus (SARS-CoV-2), devido à carga viral presente nas vias aéreas superiores dos pacientes infectados, e pela possibilidade de exposição aos materiais biológicos, proporcionada pela geração de aerossóis. A suspensão temporária de procedimentos eletivos e o direcionamento do atendimento para casos de urgência é uma estratégia utilizada para diminuir a circulação de pessoas e reduzir a execução dos procedimentos relacionados ao risco de transmissão da COVID-19. Este relato descreve a experiência de organização da rede Municipal de Saúde de Manaus sobre as atividades realizadas pelas Equipes de Saúde Bucal frente à Pandemia. Documentos foram elaborados, visando à atuação das eSB no enfretamento ao novo Coronavírus, baseados em Decretos Governamentais, Portarias e Notas técnicas do Ministério da Saúde. As Notas Técnicas Nº 002/2020/DAP/DEVAE/SUBGS e Nº 008/2020/DEVAE/SUBGS, publicadas em março de 2020, levaram à suspensão temporária do atendimento odontológico eletivo, permanecendo somente atendimento de urgência; orientaram sobre o uso racional de EPI; indicaram a organização de escalas e designação de equipes específicas, com remanejamento de profissionais para realizarem outras frentes estratégicas, permitindo a prevenção da disseminação do SARS-CoV-2 e o desenvolvimento de novas experiências.

Introdução
A assistência odontológica apresenta um alto risco para a disseminação do novo Coronavírus (SARS-CoV-2) pela alta carga viral presente nas vias aéreas superiores dos pacientes infectados, e pela grande possibilidade de exposição aos materiais biológicos, proporcionada pela geração de gotículas e aerossóis e pela proximidade que a prática exige entre profissional e paciente. Além disso, a inviabilidade de se realizar exames de diagnóstico da COVID-19 antes do atendimento e por existir evidência de transmissão pelos pacientes assintomáticos, significa que há necessidade de que os cuidados essenciais à prática segura sejam direcionados a todos os usuários que procuram assistência odontológica. Sendo assim, a suspensão temporária de procedimentos eletivos e funcionamento dos serviços apenas para casos de emergência/urgência odontológica é uma estratégia utilizada para diminuir a circulação de pessoas e reduzir a execução dos procedimentos relacionados a um maior risco de transmissão.

Objetivos
Relatar a experiência de organização da rede municipal de saúde de Manaus quanto as atividades a serem realizadas pelas Equipes de Saúde Bucal durante o enfrentamento do novo Coronavírus.

Metodologia
A Gerência de Saúde Bucal participou ativamente na elaboração de documentos regulamentadores e organizativos, visando à atuação das equipes de saúde bucal no enfretamento da pandemia da COVID-19. Os documentos tiveram como base Decretos Governamentais, Portarias, Notas técnicas da ANVISA e da Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde. Os documentos elaborados de importância para a saúde bucal, foram: Nota Técnica Nº 002/2020¿DAP/DEVAE/SUBGS, publicada em 17/3/2020 com recomendações aos profissionais de Saúde Bucal da Rede Municipal de Saúde de Manaus, referente ao atendimento nesse momento de enfrentamento da COVID-19, com objetivo de orientar esses profissionais quanto ao atendimento, durante a Pandemia; Nota Técnica Nº 008/2020¿DEVAE/SUBGS, publicada em 31/3/2020 com recomendações sobre o uso racional de EPI, com o objetivo de orientar os gestores e profissionais de saúde sobre a sua utilização, como medidas de prevenção e controle do SARS-CoV-2.

Resultados e Discussão
Os documentos elaborados levaram às seguintes mudanças: suspensão temporária do atendimento odontológico eletivo, permanecendo somente atendimento de urgência; orientações sobre o uso racional de EPI; organização de escalas e designação de equipes específicas, com remanejamento de profissionais para realizarem outras frentes estratégicas, referentes ao combate do novo coronavírus, dentre elas: acolhimento, escuta qualificada, vacinação contra Influenza, Serviço de telemonitoramento e educação permanente. A elaboração de Notas Técnicas e outros documentos oficiais relacionados ao atendimento odontológico das equipes de saúde bucal, buscaram reestruturar as ações dessas equipes no contexto da APS de Manaus, sendo de extrema relevância para evitar a propagação do vírus nos locais de trabalho, diminuir a circulação de pessoas e reduzir a execução dos procedimentos relacionados a um maior risco de transmissão.

Conclusões / Considerações finais
Os documentos elaborados, citados neste relato, propuseram a reorganização das eSB e seu funcionamento nos EAS. As recomendações sobre o uso racional de EPI, bem como a suspensão temporária de procedimentos odontológicos eletivos, direcionando o atendimento apenas para casos de urgência, e a atuação dessas equipes em outras frentes resultaram, não só na prevenção da disseminação do SARS-CoV-2 nos consultórios odontológicos, mas também no desenvolvimento de novas experiências, no âmbito da APS.

Referências
1- Portaria do Ministério da Saúde Nº 188, de 3 de fevereiro de 2020;
2- Nota Técnica Nº 001/2020 - DAP/DEVAE/SUBGS/SEMSA;
3- Decreto Nº 4.776, de 13 de março de 2020;
4- Nota Técnica Nº 002/2020 - DEVAE/SUBGS;
5- Nota Técnica Nº 002/2020 – DAP/DEVAE/SUBGS;
6- Nota Técnica Nº 008/2020 - DEVAE/SUBGS;
7- Nota Técnica Nº 09/2020 - CGSB/DESF/SAPS/MS;
8- Nota Técnica Nº 04/2020 - GVIMS/GGTES/ANVISA.

Trabalhos Aprovados

Veja as orientações sobre a apresentação dos trabalhos.

SAIBA MAIS
Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS
Informações Importantes

Informe-se!
Veja as últimas notícias!

SAIBA MAIS