Sessão Assíncrona

23/03/2021 - 09:00 - 18:00
SA52 - Eixo 7 - CAPACITAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO EM SAÚDE (GRUPO III) (TODOS OS DIAS)

35277 - PROJETOS DE INTERVENÇÃO APRESENTADOS NO CURSO DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTADO DE MINAS GERAIS
ALDENISIA ALVES ALBUQUERQUE - UFRN, JONIA CYBELE SANTOS LIMA - UFRN, RAFAEL RODOLFO TOMAZ DE LIMA - UFRN, JANETE LIMA DE CASTRO - UFRN


Resumo
Introdução: O Curso de Especialização de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde foi uma experiência de cooperação técnica entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Ministério da Saúde foi uma oferta para as secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o Brasil. Objetivo: Apresentar os temas dos Trabalhos de Conclusão de Curso expostos pelos alunos da turma 05 do estado de Minas Gerais e suas importâncias para o qualificação da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no âmbito do SUS. Metodologia: A concepção pedagógica deste curso foi alavancada a partir da valorização da prática dos alunos, apoiada na aprendizagem significativa. O curso foi desenvolvido, na modalidade de Educação a Distância (EaD) pela Secretaria de Educação a distância (SEDIS). Resultados e Discussão: os temas de TCC presentados pelos concluintes foram: 7,0% Avaliação de desempenho, 50% Educação Permanente em Saúde, 17% Estruturação da Gestão do Trabalho, 3,0% Humanização, 7,0% Mesa de Negociação Permanente, 7,0% Plano de Cargos Carreiras e Salários, 7,0% Saúde do Trabalhador. Considerações finais: Acredita-se que o curso atingiu seus objetivos ao visualizar a seleção dos mais importantes temas da área da GTES, sendo estes as escolhas mais frequentes. As atitudes críticas e criativas dos alunos no decorrer do curso foram expostas nos trabalhos apresentados

Introdução
O Curso de Especialização em GTES foi uma experiência de cooperação técnica entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Ministério da Saúde. Este curso teve como objetivo fortalecer as práticas de gestão do trabalho e da educação na saúde das secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o Brasil, contemplando a interação ensino-serviço. A construção deste curso contou com o acúmulo de outras experiências como o CADRUH – Capacitação e Desenvolvimento em Recursos Humanos e os cursos de especialização presencial do PROJESUS – Projeto de Qualificação e Estruturação da Gestão do trabalho em Saúde, uma parceria do Ministério da Saúde com a ENSP – Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ e com a valiosa colaboração de muitos gestores(as) e trabalhadores(as) do SUS que se dedicam ao estudo destes temas (CASTRO; VILAR; LIBERALINO, 2018). No estado de Minas gerais foram ofertadas 5 turmas deste curso para aproximadamente 200 alunos. A turma 5 contou inicialmente com 34 alunos atendendo a demanda de 22 municípios mineiro.

Objetivos
Apresentar os temas dos Trabalhos de Conclusão de Curso expostos pelos alunos da turma 05 do estado de Minas Gerais e suas importâncias para o qualificação da Gestão do Trabalho e na Educação na Saúde no âmbito do SUS.

Metodologia
A concepção pedagógica deste curso foi alavancada a partir da valorização da prática dos alunos, apoiada na aprendizagem significativa. O curso foi desenvolvido, na modalidade de Educação a Distância (EaD) pela Secretaria de Educação a distância (SEDIS). Para a obtenção dos certificados de especialista em Gestão do trabalho e da educação na saúde os alunos tinham que apresentar um TCC no formato de projeto de intervenção. De acordo com PIUVEZAM, (2012), a construção desse tipo de projeto objetiva o desenvolvimento de um plano de ação direcionado à elucidação de determinada problemática identificada em uma situação real vivenciada em dada realidade. Os temas selecionados e problemas de pesquisa apresentados pelos alunos refletiu bem as necessidades locais. Foram estes: Avaliação de desempenho, Educação Permanente em Saúde, Estruturação da área de Gestão do Trabalho, Humanização, Mesa de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde, Plano de Cargos Carreiras e Salários e Saúde do Trabalhador.

Resultados e Discussão
Dos 30 alunos que concluintes da turma 05 foram apresentados os seguintes temas nos seus Trabalhos de Conclusão de Curso: 7,0% Avaliação de desempenho, 50% Educação Permanente em Saúde(EPS), 17% Estruturação da área de Gestão do Trabalho, 3,0% Humanização, 7,0 Mesa de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde, 7,0% Plano de Cargos Carreiras e Salários, 7,0% Saúde do Trabalhador. Percebe-se que o tema da Educação Permanente em Saúde se sobressaiu, acredita-se que existe uma necessidade constante da reflexão das práticas no âmbito do trabalho no SUS. MERHY (2015) defende a ideia que a EPS está sempre em movimento, considerando que o conhecimento está sendo produzido cotidianamente no fazer, sendo o seu núcleo pedagógico central, “o encontro com o outro e a troca de modos de agir e saberes, produzindo sentido ético e político para o seu fazer no campo da saúde. A estruturação da área da Gestão do Trabalho aparece em seguida, com isso se visualiza o êxito da proposta do curso que foi justamente para que a estruturação desse setor ocorra e consequentemente melhoria em todas as áreas que envolvem o trabalhador da saúde.

Conclusões / Considerações finais
Acredita-se que o curso atingiu seus objetivos ao visualizar a seleção dos mais importantes temas da área da Gestão do trabalho e da Educação na Saúde. As atitudes críticas e criativas dos alunos no decorrer do curso foram expostas nos trabalhos apresentados. A preocupação em abordar estes temas possivelmente se traduzirão em ações e acredita-se que os frutos desses trabalhos já estão contribuindo para mudanças e para a qualificação dos processos de trabalho. Espera-se que haja cada vez mais financiamentos por parte do Ministério da Saúde e disponibilidade dos gestores dos estados e municípios em buscar o aprimoramento do conhecimento das suas equipes



Referências
CASTRO, Janete Lima de (Org.) ; DIAS, M. A. (Org.) ; OLIVEIRA, R. F. S. (Org.) . A integração entre o ensino e o serviço de saúde: relato de atores, olhar de investigadores. 1. ed. Natak: Una, 2017.
CASTRO, J. L.; VILAR, R. L. A.; LIBERALINO, F. N. Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Natal: SEDIS/UFRN, 2018.
MERHY, E. E. Educação permanente em movimento - uma política de reconhecimento e cooperação, ativando os encontros do cotidiano no mundo do trabalho em saúde, questões para os gestores, trabalhadores e quem mais quiser se ver nisso. Saúde em Redes. 2015, v. 1,n. 1, p. 07-14. Disponível em: http://revista. redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/article/view/309/15. Acesso em: 7 ago. 2020.
PIUVEZAM, G. Metodologia da pesquisa. Secretaria de Educação à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN). 2012.

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