Sessão Assíncrona

23/03/2021 - 09:00 - 18:00
SA60 - Eixo 7 - INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO (TODOS OS DIAS)

35199 - A INTREGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO POR MEIO DE AÇÕES EXTENSIONISTAS DO PROGAMA DE APOIO INSTITUCIONAL DA FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA-UEL E 16ª RS APUCARANA/SESA-PR
JOAO FELIPE MARQUES DA SILVA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA(UEL), STELA MARIS LOPES SANTINI - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ (SESA), MARSELLE NOBRE DE CARVALHO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA(UEL), EDINALVA DE MOURA FERRAZ - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ (SESA), MARA SOLANGE GOMES DELAROZZA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA(UEL)


Resumo
Trata-se de um relato de experiência sobre a atuação dos bolsistas do Programa de Apoio Institucional da Fundação Araucária por meio de ações extensionistas de prevenção, cuidados e combate à pandemia do novo Coronavirus, tendo como local de atuação a 16ª Regional de Saúde de Apucarana/SESA-PR e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) como instituição de Ensino. Na 16ª Regional de Saúde de Apucarana foram alocados bolsistas das mais diversas categorias, sendo: enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, psicólogos, para exercer atividades de apoio ao enfrentamento da pandemia pelo novo Coronavírus. Os bolsistas atuaram nas seções de epidemiologia, vigilância sanitária e saúde do trabalhador e atenção primária à saúde. Destacou-se que tal programa propiciou a integração ensino serviço tanto na equipe regional como nos municípios da área da 16ª RS Apucarana.

Introdução
A partir da declaração do estado de calamidade pública estadual para fins de enfrentamento e resposta a pandemia do novo Coronavírus – COVID-19 (Decreto 4319 de 23 de março de 2020), várias ações foram desencadeadas no âmbito da 16ª Regional de Saúde de Apucarana (16ª RS) da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, com vistas a reorganização de seus fluxos de trabalho, direcionando-os para apoio aos municípios de sua área. Nesse ínterim, a 16ª RS foi contemplada no Programa de Apoio Institucional da Fundação Araucária por meio de ações extensionistas de prevenção, cuidados e combate à pandemia do novo Coronavirus, tendo como instituição de ensino parceira a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Objetivos
Este relato tem como objetivo descrever como se deu a participação dos profissionais de saúde bolsistas e a equipe da 16ª RS em ações de integração ensino-serviço.

Metodologia
Os candidatos a bolsistas se inscreveram no site da Fundação Araucária e os que atenderam aos requisitos constantes do edital 009/2020 foram chamados. Assumiram, inicialmente, nove enfermeiros, duas técnicas de enfermagem, uma médica e duas psicólogas. Ao iniciarem as atividades, os bolsistas passaram por acolhimento e capacitação desenvolvidos pela equipe da UEL e da 16ª RS. Cinco bolsistas foram alocados nas Divisões de Vigilância em Saúde e de Atenção e Gestão em Saúde e dois bolsistas nos municípios de Arapongas e Apucarana (epidemiologia), por estes serem os de maior porte e maior número de casos da área. Posteriormente foram realizadas mais três chamadas, em que compareceram mais profissionais de enfermagem, psicologia e serviço social.

Resultados e Discussão
Com a inserção dos bolsistas na equipe regional foi possível a organização de uma sala de situação para monitoramento dos dados relacionados à pandemia e elaboração de informes epidemiológicos, onde são acompanhados e divulgados os dados notificados de síndromes respiratórias, de casos suspeitos e confirmados de COVID 19 e de óbitos, extraídos do Sistema NOTIFICA COVID-PR, bem como estão sendo realizados contatos com as equipes municipais, a fim de que todos os campos desse sistema sejam devidamente preenchidos. Outra importante informação trabalhada pelos bolsistas é o acompanhamento diário da ocupação de leitos de COVID-19 (enfermaria e UTI). A revisão dos planos de contingência municipais e a atualização periódica das Recomendações para Enfrentamento da COVID-19 também contaram com a colaboração desses profissionais. A equipe de psicólogos atua na realização de atividades relacionadas ao acolhimento de servidores e coordenadores de saúde mental e atenção básica dos 17 municípios da região, além de e trabalhar situações de assédio moral, sexual, racismo e preconceito, com o intuito de amenizar os efeitos de ansiedades e angústias em virtude da pandemia da Covid 19 .



Conclusões / Considerações finais
A inserção dos profissionais bolsistas nas equipes (regional e municipais) potencializou e qualificou as ações desenvolvidas e confirmou-se que a integração ensino serviço para o enfrentamento da pandemia beneficia mutuamente as instituições envolvidas no projeto, com reflexos positivos no atendimento à população e para a saúde dos trabalhadores do SUS.

Referências
FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA. CHAMADA PÚBLICA 09/2020.AÇÃO DE EXTENSÃO CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS.PROGRAMA DE APOIO INSTITUCIONAL PARA AÇÕES EXTENSIONISTAS DE PREVENÇÃO,
CUIDADOS E COMBATE À PANDEMIA DO NOVO CORONAVIRUS, http://www.fappr.pr.gov.br/sites/fundacao-araucaria/arquivos_restritos/files/documento/2020-07/2020_cp09_coronavirus_4acomplementarbolsistas_aditivo1.pdf

Trabalhos Aprovados

Veja as orientações sobre a apresentação dos trabalhos.

SAIBA MAIS
Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS
Informações Importantes

Informe-se!
Veja as últimas notícias!

SAIBA MAIS