Sessão Assíncrona

23/03/2021 - 09:00 - 18:00
SA55 - Eixo 7 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

32467 - FORMAÇÃO SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS PARA AGENTES DA PASTORAL DA SAÚDE DO VICARIATO SANTA CRUZ: VIVER EM COMPAIXÃO
ERIDA APARECIDA JOSÉ DA SILVA - PASTORAL DA SAÚDE, ANA PAULA MENEZES BRAGANÇA DOS SANTOS - FIOCRUZ


Resumo
Os Agentes da Pastoral da Saúde (APS) deparam-se no seu cotidiano com pessoas acometidas por doenças crônicas, sem possibilidade terapêutica curativa e, que necessitam de cuidados que vão para além da doença. A necessidade de um olhar compassivo se faz urgente. No processo de formação dos APS estão presentes algumas lacunas no conhecimento sobre os Cuidados Paliativos. Dessa forma, tem-se por objetivo capacitar os APS para se tornarem multiplicadores em Cuidados Paliativos, a fim de, qualificar as ações no território do Vicariato de Santa Cruz. Assim, este Projeto de Intervenção se constitui por meio de oficinas de formação para esse público específico e paralelamente a isso promove a participação comunitária. É importante a promoção do diálogo sobre Cuidados Paliativos nas práticas educacionais no cenário de atuação da Pastoral da Saúde para amenizar sofrimentos evitáveis.

Introdução
A intenção é proporcionar uma formação para os membros da Pastoral da Saúde do Vicariato Santa Cruz que tem como ênfase o cuidado espiritual que atende as necessidades singulares das pessoas que sofrem, com a promoção alívio da dor, tendo vista a sua totalidade, em consideração a outros sintomas estressantes como: solidão; problemas econômico; perda da funcionalidade dentre outros.
Nesse processo de educação e saúde busca-se a garantia da qualidade de vida, com o reconhecimento da morte como processo natural, com o sofrimento amenizado, e assim incluir todos os participantes. Para tal é urgente o oferecimento do suporte para auxiliar o sujeito que se dispõe ao cuidado, com o outro para que este viva tão ativamente quanto possível até a morte, com amparo a família durante todo o processo do cuidado, busca-se o reconhecimento constante do sujeito e sua história de vida.
Dessa forma, esse Projeto de intervenção justifica-se através da concepção singular do sujeito que necessita de cuidados, com respeito as suas singularidades, e principalmente pelo reconhecimento do sujeito como centro/maestro do cuidado.


Objetivos
Capacitar agentes da Pastoral de Saúde para se tornarem multiplicadores sobre Cuidados Paliativos.
Articular a rede potencializada da Região do Vicariato Santa Cruz para ações de educação continuada para os agentes
Reconhecer a rede potente multidisciplinar da região a fim de compor o grupo de multiplicadores dos sabres sobre cuidados paliativos;
Articular com as redes educacionais regionais a fim de realizar atividades de extensão.


Metodologia
Para ações de educação e saúde serão contatados os parceiros das instituições locais que desenvolvem ações de cuidados paliativos, como também o Grupo de Estudo e Pesquisa de Cuidados Paliativos da Fiocruz. . Os parceiros serão os oficineiros que desenvolverão os temas, que constam no cronograma, será uma atividade voluntária de extensão universitária ou não.
As atividades serão realizadas nas Paróquias do Vicariato Santa Cruz, com a possibilidade da inscrição de 50 agentes religiosos, no quarto sábado do mês e, com certificado para os oficineiros e para os participantes. O Conselho Distrital de Saúde da AP 5.2 será responsável para emissão do certificado.
Tem-se como meta ativar mudanças no cenário diante das situações apresentadas com a promoção da educação permanente dos Agentes da Pastoral da Saúde sobre Cuidados Paliativos.


Resultados e Discussão
Busca-se a capacitação em Cuidados Paliativos de100 dos Agentes da Pastoral da Saúde do Vicariato Santa Cruz sobre Cuidados Paliativos, com o objetivo de alcançar uma mudança na qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas, evolutivas e até terminais assistidas pelos APS.
No dia 25 de janeiro esse foi realizada a primeira oficina deste projeto de intervenção, sob minha coordenação, na qual a temática discutida fo: Intervenção- Assistência Farmacológica e Cuidados Paliativos, desenvolvida pelo Farmacêutico Luiz Azevedo (estudioso sobre Cuidados Paliativos) e Enfermeira Fátima Ventura (especialista em Fitoterapia), contou-se com a participação de 15 pessoas, entre membros da Pastoral da Saúde e familiares de pessoas em Cuidados Paliativos. Foi apenas um passo na construção de um longo caminho.


Conclusões / Considerações finais
O Projeto de Intervenção será realizado através de metodologias ativas com apresentação de situações problemas hipotéticas, que possibilitem avaliação das ações realizadas, conforme. Será construído um portfólio com as reflexões construídas durante todos os 12 meses. O portfólio será um instrumento que buscará a reflexão, e se apresenta através de um conjunto de registros realizados pelos participantes durante as oficinas e também pela responsável pelo projeto a respeito das vivências no processo de ensino-aprendizagem, durante o ano de formação.. Estes cuidados especiais tem a necessidade de pessoas com capacidade e acolhimento, de forma atenciosa, carinhosa, compassiva, empática, respeitosa, equilibrada, com escuta ativa e com comunicação eficiente.

Referências
BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018
BOAS, Benigna Maria Freitas Villas. (Org.) Portifólio, Avaliação e Trabalho Pedagógico. Papiprus Editora. São Paulo, 2004.
CARVALHO, Ricardo Tavares; PARSONS, Henrique Afonseca. (Org.) Manual de Cuidados Paliativos ANCP. 2.ed. São Paulo: s. n., 2012.
CNBB- Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/Campanha da Fraternidade 2020: Texto-Base. Brasília: Edições CNBB, 2019.
FRANCO Túlio Batista, Merhy Emerson. Cartografias do Trabalho e Cuidado em Saúde. Revista Tempus Actas de Saúde Coletiva. 2012
KÜBLER-ROSS, Elizabeth. Sobre a morte e o morrer. 9. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Trabalhos Aprovados

Veja as orientações sobre a apresentação dos trabalhos.

SAIBA MAIS
Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS
Informações Importantes

Informe-se!
Veja as últimas notícias!

SAIBA MAIS