50581 - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA MONITORAMENTO DE AÇÕES DE VIGILÂNCIA E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR (SIVAST): FERRAMENTA DE APOIO À GESTÃO DA RENAST-BA. CAIO FELIPE NEVES SILVA - DIVAST/CESAT/SUVISA/SESAB, MAIRA DE SÁ VELOSO DE OLIVEIRA - DIVAST/CESAT/SUVISA/SESAB, KAMILE MIRANDA LACERDA SERRAVALLE - DIVAST/CESAT/SUVISA/SESAB, ADRIANA RABELO SILVA - DIVAST/CESAT/SUVISA/SESAB, ALINE GOMES FERNANDES SANTOS - DIVAST/CESAT/SUVISA/SESAB, ANA CLAUDIA DA SILVA ALVES - DIVAST/CESAT/SUVISA/SESAB, ANNE ANDREA MARTINS LEMOS - DIVAST/CESAT/SUVISA/SESAB, CRISTIANO MARCUS ALVES DE LIMA - DIVAST/CESAT/SUVISA/SESAB, , DESIRÉE SIQUEIRA DOS SANTOS - DIVAST/CESAT/SUVISA/SESAB, RITA DE CÁSSIA LOPES GOMES - DIVAST/CESAT/SUVISA/SESAB
Contextualização Em maio de 2023, a Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador/Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Divast/Cesat) da Bahia adotou o uso da ferramenta digital SIVAST-BA, com inserção mensal de informações oportunas e qualificadas de Saúde do Trabalhador (ST), no lugar do preenchimento manual de planilhas e relatórios quadrimestrais, instituído no processo de trabalho da Rede Estadual de Atenção e Vigilância em Saúde do Trabalhador (Renast-BA) desde 2013. A Bahia possui 417 municípios, com técnicos de ST qualificados para inserção de dados em meio digital, contando com contínuo aporte pedagógico, técnico e apoio institucional do âmbito estadual da SESAB. Uma grande transformação tecnológica a partir do registro diário no sistema de informações para inserção das ações desenvolvidas de vigilância, educação em ST, além de outros dados de apoio ao planejamento e gestão. Atualmente, o SIVAST, como importante fonte de dados, vem sendo utilizado pelas Referências Técnicas em Saúde do Trabalhador (RTST) regionais dos Núcleos e Bases Regionais de Saúde (NRS/BRS), equipes dos Cerest e RTST municipais das Secretarias Municipais de Saúde (SMS), no apoio à decisão de ações estratégicas e no monitoramento do indicador composto estadual “número de municípios desenvolvendo ações de Saúde do Trabalhador”, com seis dos oito subindicadores, com fonte no SIVAST.
Descrição da Experiência A criação do SIVAST-BA pelo Núcleo de Informação em Saúde do Trabalhador (Nisat), com o apoio da Coger, Coplan e demais coordenações da Divast/Cesat nasceu como uma ferramenta de apoio à gestão da ST no SUS-BA e uma tentativa de informatizar, qualificar e otimizar o processo de registro das ações de ST pelas instâncias da Renast-BA. O sistema tem como principal finalidade realizar o monitoramento e obter uma análise situacional fidedigna das ações municipais, regionais e estaduais realizadas no âmbito da Saúde do Trabalhador. A implantação do Sivast ocorreu em três etapas, todas no primeiro quadrimestre de 2023, com lançamento em maio, do novo processo de trabalho com registro digital qualificado, seguro e organizado das informações de ST cadastradas pela rede nos relatórios mensais do Sistema. Com um ano de implantação, o SIVAST já possui 416 municípios usuários do Sistema, desenvolvendo e registrando ações de ST. Em 2023 apresenta 1.907 registros de ações de educação em saúde desenvolvidos com a população trabalhadora; 16.182 técnicos capacitados nas 3.653 atividades de educação permanente em ST cadastradas, além de 181.084 trabalhadores beneficiados com as 4.990 inspeções sanitárias em ST realizadas e registradas no Sistema. No primeiro quadrimestre de 2024, 239 municípios já conseguiram obter pontuação satisfatória a partir do registro de dados no Sivast.
Objetivo e período de Realização O Sivast, como uma ferramenta de apoio à gestão da ST no SUS-BA, foi implantado em maio de 2023, com o objetivo de informatizar, qualificar e otimizar o processo de registro das ações de ST pelas instâncias da Renast-BA. Atua no monitoramento do indicador estadual “número de municípios desenvolvendo ações de Saúde do Trabalhador”, composto de seis dos oito subindicadores com fonte no SIVAST, um sistema com potencial de transmitir a prática territorial de procedimentos voltados ao trabalhador.
Resultados A implantação do Sivast-BA ocorreu em maio de 2023, assegurando desde então um registro digital qualificado, seguro e organizado das informações de ST cadastradas pelas instâncias da Renast-BA nos relatórios mensais do Sistema. Atua no monitoramento do indicador estadual do PES/PPA (2024-2027) “número de municípios desenvolvendo ações de Saúde do Trabalhador”, composto de seis dos oito subindicadores com fonte no SIVAST, desenvolvido com potencial de transmitir a prática territorial de procedimentos voltados ao trabalhador. A Bahia possui 417 municípios, com técnicos de ST qualificados para inserção de dados em meio digital. Com um ano de implantação, já possui 416 municípios usuários do Sistema, desenvolvendo e registrando ações de ST. Em 2023 apresenta 1.907 registros de ações de educação em saúde desenvolvidos com a população trabalhadora; 16.182 técnicos capacitados nas 3.653 atividades de educação permanente em ST cadastradas, além de 181.084 trabalhadores beneficiados com as 4.990 inspeções sanitárias em ST realizadas e registradas no Sistema. No primeiro quadrimestre de 2024, 239 municípios já conseguiram obter pontuação satisfatória a partir do registro de dados no Sivast.
Aprendizado e Análise Crítica A institucionalização na Renast-BA de uma rotina de registro por meio digital no SIVAST-BA, com informações cadastradas de forma completa e em tempo oportuno constitui um grande desafio aos apoiadores institucionais da Divast/Cesat. Mesmo com constante ações de qualificação dos profissionais para o uso correto da ferramenta, ainda persiste o cadastro de dados incompletos e inconsistentes. Além disso, o sistema necessita ampliar sua eficácia de resposta, melhorar a velocidade, o desempenho e usabilidade, com melhorias na interface e consequentemente na experiência do usuário. A Divast/Cesat busca um maior investimento dos setores tecnológicos do SUS-BA no aprimoramento do SIVAST-BA, construído por técnicos do serviço para impulsionar e fortalecer a ST no estado, com políticas de saúde instituídas, como as de Saúde do Trabalhador nos âmbitos nacional e estadual. A inserção da ferramenta digital no processo de trabalho da Vigilância em Saúde do Trabalhador mostrou-se eficaz, com maior alcance dos dados captados em tempo real e visibilidade das ações desenvolvidas no estado, que possibilitam o aprimoramento dos processos avaliativos e o monitoramento contínuo dos indicadores de ST.
Referências CARVALHO, A.L.B. et al. A gestão do SUS e as práticas de monitoramento e avaliação: possibilidades e desafios para a construção de uma agenda estratégica. Ciência & Saúde Coletiva, 17(4), 2012; SERRAVALLE, K.M.L et al. Incorporação de tecnologias digitais nas estratégias de apoio à Renast-BA durante a pandemia da covid-19. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 45, N Especial 1, p. 267-281 jan./mar. 2021.; BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria Federal GM/MS nº 1.823, de 23 de agosto de 2012. Institui a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, n. 165, 24 ago. 2012. Seção 1, p. 46-51. 2012.; BAHIA. Secretaria da Saúde do Estado. Portaria Estadual SESAB nº 30, de 15 de janeiro de 2021. Institui a Política de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Estado da Bahia. Diário Oficial, Bahia, n. 23.070, 16 jan. 2021.
Fonte(s) de financiamento: Não há financiamento.
|