Roda de Conversa

06/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC9.12 - Avaliação de políticas, programas e tecnologias em saúde

54377 - INDICADORES DE DESEMPENHO E MONITORAMENTO DE UMA POLICLÍNICA ESTADUAL NO INTERIOR DO CEARÁ
REÂNGELA CINTIA RODRIGUES DE OLIVEIRA LIMA - POLICLÍNICA DR. FRUTUOSO GOMES DE FREITAS, JOSÉ ARISTON ALVES DE LIMA - CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE TAUÁ, EDGLEUSSON COELHO NORONHA - CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE TAUÁ, JOSÉ AIRLES FEITOSA - POLICLÍNICA DR. FRUTUOSO GOMES DE FREITAS, KELLIANE GONÇALVES LOIOLA - POLICLÍNICA DR. FRUTUOSO GOMES DE FREITAS, TYANNDERLLA LUANNY MARTINS DOS SANTOS - POLICLÍNICA DR. FRUTUOSO GOMES DE FREITAS, IASMIN BÉLEM SILVA QUEIROZ - RENASF-UFC, JÉSSICA PINHEIRO CARNAÚBA - RENASF-UFC, NIKAELLY PINHEIRO MOTA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, JULIANA CUNHA MAIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ


Apresentação/Introdução
O desempenho está relacionado com o rendimento e a qualidade, e quando se aborda a avaliação de desempenho de uma Policlínica, que é vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), deve-se considerar a complexidade das realidades desiguais, e, principalmente, por envolver estruturas de governos das esferas municipal e estadual (Ferreira et al., 2019).
O Estado do Ceará possui 22 Policlínicas distribuídas nas cinco macrorregiões de saúde. A Policlínica Dr. Frutuoso Gomes de Freitas, situada no Sertão Central, na 14ª Coordenadoria de Área Descentralizada de Saúde e vinculada ao Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Tauá, assiste os municípios de Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá.
Buscando alcançar a eficiência, equidade e o equilíbrio entre oferta, demanda, agendamento, comparecimento, utilização dos recursos e a Pactuação Programada Consorcial (PPC), a Policlínica utiliza como um dos instrumentos de gestão a avaliação quadrimestral de indicadores de desempenho e monitoramento que são consolidados trimestralmente e apresentados à comissão de avaliação de desempenho dos entes consorciados.
Assim, os indicadores de desempenho e monitoramento procuram descrever e monitorar a situação da qualidade e prestação de assistência à saúde de uma população adscrita e os atributos considerados nos indicadores, subsidiam a tomada de decisão, a eficiência e qualidade no dos processos.


Objetivos
Analisar a matriz de indicadores de gestão, desempenho e monitoramento de uma Policlínica do interior do Estado do Ceará.
Realizar monitoramento e avaliação do percentual de agendamento e vagas utilizadas pelos entes consorciados; Monitorar o atendimento de Pessoas com Deficiência; Avaliar a porcentagem de gestantes de alto risco atendidas, a quantidade de mamografias do SIGES e SISCAN; e a razão de mamografias realizadas na população de risco do câncer de mama no período de 15 meses.


Metodologia
Estudo analítico e descritivo, com dados secundários e públicos dos indicadores de desempenho e monitoramento da Policlínica de Tauá, contrato de programa, controle interno e IntegraSUS, de janeiro de 2023 a março de 2024. Analisou-se dois indicadores de desempenho, vagas ofertadas em relação à PPC e Índice de Satisfação do Usuário. O cálculo dos indicadores foi o No de vagas da PPC/No de vagas ofertadas x100 e a Quantidade de usuários avaliados/grau de satisfação.
Os seis indicadores de monitoramento, são: Vagas agendadas em relação às ofertadas é o No de vagas agendadas/No de vagas ofertadas x100. Vagas utilizadas em relação às agendadas é o No de vagas utilizadas/No de vagas agendadas x100. Pessoas com deficiência atendidas é o somatório do No de pessoas com deficiência atendidas/No total de pessoas atendidas x100. Gestantes que realizaram pré-natal de alto risco é o No de gestantes no pré-natal/No total de gestantes assistidas mês x100. Razão de mamografias no SISCAN e SIGES é o No de exames do SISCAN/No de exames do SIGES. A razão de mamografias é o No de exames de 50 a 69 anos/mulheres de 50 a 69 anos dos municípios consorciados/2.


Resultados e Discussão
Na matriz analisada, foram registrados 55.190 atendimentos confirmados, com absenteísmo significativo de 48,47%. Os indicadores de desempenho, apontam percentual de vagas ofertadas em relação à PPC de 95,5% e índice de satisfação dos usuários (ótimo/bom) de 95%. A distribuição das vagas entre municípios é estabelecida pelo Contrato de Programa, diferindo de estudo anterior (Ferreira et al., 2019).
Os indicadores de monitoramento incluem percentuais de vagas agendadas em relação às ofertadas (104%), vagas utilizadas em relação às agendadas (92%), pessoas com deficiência atendidas na policlínica (5,6%) e gestantes que realizaram pré-natal de alto risco (100%). As pessoas com deficiência predominam no ambulatório de reabilitação que ainda é insuficiente para suas demandas (Castro et al., 2021). Razões de mamografias no SISCAN e SIGES resultaram em 1, enquanto na policlínica foi 0,7, com 2.478 exames realizados, e 2.190 mulheres ausentes. Este cenário difere de pesquisa que relatou aumento na proporção de mamografias conforme capacidade e faixa etária de rastreamento (Tomazelli; Silva, 2017).


Conclusões/Considerações finais
Foi evidenciado número expressivo no cumprimento dos indicadores: vagas ofertadas em relação à PPC e Índice de Satisfação do Usuário, vagas agendadas em relação às vagas ofertadas, vagas utilizadas em relação às agendadas, pessoas com deficiência atendidas na policlínica, gestantes que realizaram consulta de pré-natal de alto risco e Razão de exames de mamografias realizadas e registradas no SISCAN e SIGES.
Quanto a Razão de exames de mamografias de rastreamento realizados em mulheres de 50 a 69 anos, em relação a população total de mulheres nessa faixa-etária residentes na região de saúde, este indicador está muito abaixo do esperado, dessa maneira, urge a necessidade do planejamento de ações para busca ativa nos territórios, estabelecimentos de metas e monitoramento do cumprimento das metas traçadas para melhorar a detecção precoce, promover saúde e reduzir iniquidades em saúde na área de saúde descentralizada.


Referências
Castro, A. M. M et al. Barreiras ao acesso a serviços de saúde à pessoa com deficiência no brasil: uma revisão integrativa. Praticas e cuidado Revista de Saúde Coletiva, v.2

Ceará. Indicadores de Saúde – IntegraSUS. Indicadores Policlínicas.

Ferreira, G. S. A.; Salgado, W.; Costa, A. L. Construção e análise de indicadores de desempenho do acesso à atenção especializada do SUS. Saúde em Debate, v. 43, n. 123

Consórcio Público de Saúde de Tauá. Matriz de indicadores de desempenho e monitoramento da Policlínica de Tauá. Disponível em: http://cpsmtaua.ce.gov.br/

Pereira, A. G., Vergara, L. G. L. Satisfação do usuário no atendimento de saúde no serviço público brasileiro. Saber humano, v. 11, n. 18

Tomazelli, Jeane Glaucia et al. Rastreamento do câncer de mama no Brasil: uma avaliação da oferta e utilização da rede assistencial do Sistema Único de Saúde no período 2010-2012. Epidemiol. Serv. Saúde, v. 26, n. 4,

Fonte(s) de financiamento: não se aplica


Realização:



Patrocínio:



Apoio: