04/11/2024 - 13:30 - 15:00 RC9.11 - Planejamento, avaliação e estratégias de ampliação do acesso a vacinas e medicamentos |
51884 - A ESTRATÉGIA DO CARRO DA VACINA COMO FORTALECIMENTO NO PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DO PROGRAMA MUNICIPAL DE IMUNIZAÇÃO (PMI), VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – PE. MERCIA MARIA RODRIGUES ALVES - SMSBE, CAMILA KARINA DA COSTA PEREIRA - SMSBE, ALEXSANDRO MIRANDA DE VASCONCELOS - SMSBE, VANESSA PIMENTEL SANTOS - SMSBE, CARLA CRISTINA DA SILVA - SMSBE, BEATRIZ MENDES NETA - SMSBE
Contextualização Criado em 1973, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) é responsável pela Política Nacional de Imunizações que visa reduzir a transmissão de doenças imunopreveníveis, ocorrência de casos graves e óbitos, com fortalecimento de ações integradas de vigilância em saúde para promoção, proteção e prevenção em saúde da população. O PNI é responsável por definir a política de vacinação, desde a aquisição dos imunobiológicos até a sua disponibilização nas salas de vacina, estabelecimento de normas e diretrizes sobre as indicações e recomendações da vacinação em todo o Brasil. O Ministério da Saúde, por meio das Secretarias de Vigilância em Saúde e Ambiente, de Atenção Primária à Saúde e de Saúde Indígena, iniciou em 2023, o Microplanejamento para Atividades de Vacinação de Alta Qualidade, como uma metodologia para auxiliar no organização das ações de vacinação e na recuperação das coberturas vacinais. A metodologia favorece um trabalho dinâmico, uma vez que possibilita adequações, na medida que novos cenários ou novas informações se apresentam. Propicia a integração entre vigilância em saúde e atenção básica, e para além desta fundamental integração, oferece estratégias para intersetorialidade.
Descrição da Experiência O Programa Municipal de Imunização (PMI) no município de Vitória de Santo Antão é um setor que compõe a Secretaria Municipal de Saúde, e encontra-se inserida na Diretoria de Vigilância em Saúde tendo como objetivo a distribuição, controle e registros das vacinas. Durante a pandemia da COVID-19, o Carro da Vacina foi instituído como estratégia de planejamento e por ter formato acessível (acamados, apoio a zona rural e áreas descobertas). Com a diminuição dos números de casos da COVID-19, o Carro da Vacina passou a ter um novo formato ampliando a oferta para todo esquema vacinal completo, de 2022 até os dias atuais. Semanalmente o PMI define um cronograma integrado com a Atenção Básica e os bairros/equipes que apresentam baixa cobertura vacinal são contemplados. A equipe do Carro da Vacina é composta por uma enfermeira, um técnico de enfermagem e um administrativo. Este trabalho se justifica por contribuir para o fortalecimento dos processos de planejamento das ações de imunização no município, favorecendo a ampliação do acesso da população às vacinas e imunobiológicos, incluindo áreas descobertas pela eSF e de difícil acesso, podendo este ser replicado em outros territórios. Com relação a rede assistencial a Atenção Primária a Saúde é composta por 34 UBS com 43 eSF, sendo 10 eSF na Zona Rural e 33 eSF na Zona Urbana, totalizando 90% de cobertura.
Objetivo e período de Realização Este trabalho tem como objetivo descrever a estratégia do Carro da Vacina como fortalecimento no planejamento das ações do Programa Municipal de Imunização (PMI) do município de Vitória de Santo Antão – PE, no período de 2022 a 2024.
Resultados Semanalmente o PMI define um cronograma integrado com a APS que monitora os indicadores através do e-SUS APS (PEC) e os bairros/equipes que apresentam baixa cobertura vacinal são contemplados com o Carro da Vacina. Paralelamente a estratégia do Carro da Vacina, o PMI busca articular ações de busca ativa na população junto a APS; promover capacitação na rede assistencial com a temática da sala de vacina para enfermeiros, técnicos de enfermagem e ACS; reuniões com equipes que apresentam indicadores de baixa cobertura; campanhas de vacinação para atualização da caderneta. Para fins de monitoramento e avaliação ao observar os indicadores vacinais de 2023 e 2024 (Sistema do MS -https://infoms.saude.gov.br – dados acessados em 13/04/2024) verifica-se que a cobertura de BCG estava 33,9% em 2023, enquanto que em 2024 apresentou 85,4%; Hepatite B (<1 ano) 2023:75,4% / 2024: 96,9%; Pneumo 10 em 2023: 72,5% / 2024: 99,2%; Penta em 2023:75,3% / 2024: 96,9%. Os resultados mostram que os indicadores de saúde apresentaram evolução significativa, atingindo parâmetros maior ou igual a meta de cobertura, onde as estratégias adotadas podem ser consideradas exitosas dentro do município.
Aprendizado e Análise Crítica A vacinação é a principal ferramenta de prevenção primária de doenças e uma das medidas mais bem-sucedidas da saúde pública, com melhor custo-efetividade. Os municípios brasileiros vem enfrentando dificuldades em relação a queda da cobertura vacinal, sendo esta agravada pela pandemia de COVID-19. No município de Vitória de Santo Antão esta realidade não foi diferente, mas diante do desafio proposto a estratégia do Carro da Vacina foi uma ferramenta para que as ações do PMI pudessem chegar mais próximo a população, a partir de ações integradas a Atenção Primária a Saúde, fortalecendo a rede assistencial, sensibilizando a população para importância de vacinação. Os resultados afirmam que é possível conseguir reverter as condições das baixas coberturas vacinais, a partir da articulação e fortalecimento de ações operacionais e interinstitucionais, com incentivo a participação dos profissionais da ponta do sistema. O Carro da Vacina busca também a proposta de evitar barreiras de acesso e divulgar informações sobre a importância da prevenção de doenças, assim como direcionamentos da rede assistencial do município. A experiência exitosa vivenciada pode ser compartilhada com outros municípios e profissionais de saúde, na busca de uma estratégia capaz de trazer resultados positivos, efetivos, duradouros, de forma articulada e eficaz.
Referências BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de microplanejamento para as atividades de vacinação de alta qualidade / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Secretaria de Saúde Indígena. – Brasília: Ministério da Saúde, 2023.
PARENTE, A.S.; SANTANA, A.S.R.; OLIVEIRA, S.R.A. Desempenho dos serviços de saúde do SUS de uma macrorregião do estado de Pernambuco, Brasil. Saúde e Debate,V. 45, N. 129, P. 300-314, 202. https://doi.org/10.1590/0103-1104202112904
Fonte(s) de financiamento: Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar do município de Vitória de Santo Antão-PE.
|
|