Roda de Conversa

06/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC9.10 - Planejamento e avaliação de políticas e estratégias para gestão de doenças infecciosas

52701 - A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NA BUSCA ATIVA DO PROGRAMA DE CONTROLE DA ESQUISTOSSOMOSE NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – PE, 2023
MERCIA MARIA RODRIGUES ALVES - SMSBE, ALEXSANDRO MIRANDA DE VASCONCELOS - SMSBE, VANESSA PIMENTEL SANTOS - SMSBE, ANA CLAUDIA CHAGAS SILVA LIMA - SMSBE, ISABELA CRISTINA DE FARIAS ANDRADE - SMSBE, BEATRIZ MENDES NETA - SMSBE


Contextualização
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que a esquistossomose acometa cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais, 7 milhões de infectados encontram-se no Brasil, país que apresenta altas prevalências e expansão das áreas de ocorrência dessa parasitose. O surgimento de um programa de controle específico para a doença, no Brasil, ocorreu em 1975, sendo instituído o Programa de Controle da Esquistossomose (PCE), na década de 1980. Com a descentralização das ações de vigilância e controle de doenças, em 1999, a execução das ações do PCE passou a ser de responsabilidade compartilhada, e os municípios passaram a exercer um papel fundamental. Uma série de ações, visando à correta realização das atividades do PCE, deve ser realizada em âmbito municipal, como delimitação demográfica, inquéritos coproscópicos censitários, tratamento de infectados, medidas de saneamento ambiental, educação em saúde, vigilância epidemiológica e alimentação anual do Sistema de Informação do PCE (SISPCE). Essas atividades devem ser incorporadas à rotina desenvolvida pela Estratégia Saúde da Família (ESF). O Planejamento estratégico foi essencial na organização dos processos de trabalho entre a Vigilância Ambiental, Laboratório Municipal e APS no alcance dos indicadores que compõe o Planejamento Anual de Saúde do município de Vitória de Santo Antão-PE.

Descrição da Experiência
No Plano Municipal de Saúde do município de Vitória de Santo Antão é contemplado o objetivo realizar ações de vigilância evidenciando a promoção da saúde, a redução de riscos e agravos à saúde da população e qualificando o Laboratório Central da Vitória de Santo Antão (LACEV) e como meta realizar exames de esquistossomose e outras verminoses em áreas prioritárias. Essa meta é para contemplar o PCE. No segundo quadrimestre de 2023 a meta de 2903 exames apenas tinha sido contemplado 40% e um planejamento estratégico conjunto entre Vigilância Ambiental, LACEV e Atenção Básica precisou ser realizado. Os dados foram obtidos por meio de um levantamento dos boletins das atividades realizadas, incluindo localidades, exames realizados, casos positivos para esquistossomose e outras verminoses, além do número de tratamentos para S. mansoni. Durante as ações, os participantes realizaram exames coproscópicos com coletores fornecidos. As amostras foram posteriormente enviadas ao LACEV)para análise utilizando o método kato-katz, reconhecido como padrão ouro na identificação da esquistossomose.

Objetivo e período de Realização
Descrever a importância do planejamento na busca ativa por meio do Programa de Controle da Esquistossomose (PCE), no município de Vitória de Santo Antão/PE no período de junho a dezembro de 2023.

Resultados
Entre os meses de setembro a dezembro de 2023 foram realizadas ações em saúde para busca ativa de positivos para esquistossomose. Ao todo foram 19 localidades do município, principalmente os bairros do território I, contemplando um total de 1.916 pessoas com o programa, dos quais 21 (1,1%) positivaram para Schistosoma mansonie 22 (1,2%) positivos para Ancylostoma duodenale. Todos os pacientes positivos foram localizados em seus territórios e tratados. No processo de planejamento para realização da busca ativa, foi realizado reunião integrada para escolha do território, participação no Colegiado Integrado entre Vigilância em Saúde e Atenção Básica para apresentação da estratégia, conversa com as equipes e dúvidas esclarecidas, fluxo de distribuição dos potes e coleta nas áreas e referência e contrarreferência dos resultados dos exames, distribuição dos medicamentos para os casos positivos e acompanhamento da Atenção Básica.

Aprendizado e Análise Crítica
A esquistossomose é considerada uma doença negligenciada e representa um problema significativo de saúde pública, pois pode causar diversos problemas de saúde, como danos ao fígado e intestino e, em casos graves, pode levar à morte. A busca ativa de pacientes positivos para esquistossomose é fundamental para o controle efetivo da doença. Ela não só permite a detecção precoce e tratamento dos infectados, mas também ajuda a reduzir a transmissão, direcionar intervenções, monitorar a prevalência e promover a saúde integral da população, melhorando assim a qualidade de vida nas comunidades afetadas. O programa permanece ativo no município, com o objetivo de abranger toda a área municipal nos próximos dois anos. Após esse período, será reiniciado o trabalho nas áreas já atendidas para acompanhamento e detecção de novos casos.

Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Vigilância da Esquistossomose Mansoni: diretrizes técnicas / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – 4. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
COSTA, C.S.; ROCHA, A.M.; SILVA, G.S.et al. Programa de Controle da Esquistossomose: avaliação da implantação em três municípios da Zona da Mata de Pernambuco, Brasil. Saúde Debate, V. 41, N. Especial, P. 229-241, 2017. https://doi.org/10.1590/0103-11042017S17

Fonte(s) de financiamento: Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar do município de Vitória de Santo Antão-PE.


Realização:



Patrocínio:



Apoio: