Roda de Conversa

05/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC9.9 - Implementação e Avaliação das Políticas de Alimentação e Nutrição no SUS

51441 - CONSTRUÇÃO E TROCAS DE SABERES NA ESCOLA PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
FLÁVIA DA COSTA CARDOSO - UNIR, CLESON OLIVEIRA DE MOURA - UNIR, TATHIANE SOUZA DE OLIVEIRA - UNIR, PRISCILA MARTINS DA SILVA TOURINHO - PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO VELHO, GABRIELLI ANTONUCCI - CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE J-PARANÁ/RO, SAMMY PRISCILA MINOZZO GONÇALVES - UNIR, CREMILDA QUEIROZ DA SILVA - UNIR, DAIANA EVANGELISTA RODRIGUES FERNANDES - UNIR


Contextualização
O Programa Saúde na Escola (PSE), aproximou os Ministérios da Educação e Saúde, propiciando a integração de políticas públicas que deliberam sobre ações de atenção dos alunos da educação pública básica no contexto escolar. O PSE é um programa de articulação intrasetorial e intersetorial, que permite o desenvolvimento integral dos alunos por meio de ações de promoção à saúde e prevenção de doenças. A intersetorialidade almeja superar a fragmentação e reconhece que a Saúde é incapaz de lidar sozinha com o processo saúde-doença. Assim, as políticas de educação e saúde unem-se através do PSE buscando o pleno desenvolvimento dos educandos, ocorrendo a cooperação das equipes de saúde da ESF com os estabelecimentos de ensino presentes no território. A sociedade brasileira apresentou grandes transformações sociais, políticas e econômicas no decorrer dos anos, ocasionando modificações no consumo alimentar através do aumentando da ingestão de alimentos ultraprocessados (altos teores de gorduras, sódio e açucares).Estes alimentos têm relação direta com o aumento de peso.Diante deste contexto, este relato de experiência apresenta a vivência de uma equipe Saúde Bucal no desenvolvimento de oficinas educativas com alunos dos 6º e 7º anos em uma E.E.E.F em PVH, maio/2023, no intuito de trazer informações e sensibilizar os alunos quanto aos hábitos alimentares saudáveis


Descrição da Experiência
Apresentação da Cirurgiã-Dentista (CD), das ACS, da TSB e da proposta de oficina aos alunos.1º momento: a roda de conversa teve seis cadeiras no centro do círculo, cada uma com um alimento, intercalando três frutas e três alimentos ultraprocessados.Solicitação para que os alunos levantassem e selecionassem um alimento para comer, posicionando-se próximo à cadeira que o alimento estava. Após todos se posicionarem, a moderadora contou quantos alunos havia em cada cadeira e a TSB anotou. Após a contagem a moderadora iniciou a dinâmica de cadeira em cadeira, com duas questões geradoras: “Por que você escolheu esse alimento?” “Ele é saudável?”. A seguir a CD fez a seguinte pergunta: “Pessoal, vocês concordam com eles?”. Esse procedimento foi repetido para a discussão dos alimentos presentes nas demais cadeiras. A CD solicitou que todos retornassem aos seus lugares e iniciou um diálogo, tratando de uma discussão problematizadora a partir dos alimentos.Após a construção e troca de saberes sobre alimentação saudável, a equipe de apoio trocou os seis alimentos, intercalando três frutas e três ultraprocessados, ocorrendo 2º momento, pelo qual a moderadora pediu para que os alunos escolhessem novamente um alimento a partir da discussão realizada sobre alimentação saudável, e o processo repetiu-se.

Objetivo e período de Realização
Apresentar a experiência da eSB no desenvolvimento de oficinas educativas,utilizando processos educativos grupais, no modelo pedagógico problematizador.As oficinas foram em 26/05/2023, através do PSE,da Educação em Saúde,com os 6º e 7º anos,11 à 13 anos,matutino, escola do ensino fundamental II do município de Porto Velho/RO, no intuito de sensibilizar os alunos quanto aos hábitos alimentares saudáveis, através da construção do conhecimento a partir da interação e troca de saberes.

Resultados
Quando foram disparadas as questões “Por que você escolheu esse alimento?”, “Ele é saudável?”,os estudantes que escolheram a bolacha recheada foram unânimes em afirmar que aquele alimento não era saudável, porém era saboroso.Porém,os estudantes que selecionaram o suco de caixinha, acreditavam ser um alimento saudável e um número ínfimo de escolares, sabiam que se tratava de um alimento ultraprocessado, que devido sua composição e apresentação, tendem a ser consumidos em excesso e a substituir alimentos in natura ou minimamente processados, podendo levar à quadros de sobrepeso e até mesmo obesidade, como consta nessas falas:“ Professora a bolacha não é boa, mas eu gosto.” (Aluno 7º ano ). “Dentista, porque eu gosto de suco e faz bem.”(Aluna 6°ano).Durante a problematização dos resultados das escolhas feitas pelos alunos,a mediadora fez apontamentos sobre alimentos ultraprocessados, que utilizavam de embalagens que nos leva a acreditar que são saudáveis, cujo consumo não deva ser evitado, com dizeres: “100% natural”, “Sem açúcar”, “Contém cereais”, além da maciça propaganda quando se alega vantagens como “menos calorias ”“contém minerais"

Aprendizado e Análise Crítica
Após a realização das oficinas, foram observadas mudanças na compreensão dos alunos sobre alimentos ultraprocessados, além de sensibilizá-los quanto aos hábitos alimentares saudáveis e de promover a construção de conhecimentos a partir da interação e troca de saberes entre os pares. A dinâmica de grupo, no modelo pedagógico problematizador proposto nas oficinas, foi aceita e apreciada por eles. O processo ensino aprendizagem através das metodologias ativas que estão presentes no modelo problematizador possibilitou um maior envolvimento dos alunos e uma maior satisfação dos profissionais de saúde frente às oficinas. Estas oficinas foram realizadas novamente em maio de 2024, na mesma escola, mostrando sua replicabilidade, fácil aplicabilidade, simplicidade, baixo custo, características da Tecnologia Social (PTT), sendo um processo transformador, desenvolvido e aplicado na interação com a comunidade estudantil e apropriada por ela, promovendo melhorias na condição de vida

Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a População Brasileira. 2a ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf. Acesso em 29 out. 2023
CARDOSO, R.C; COSTA, M.H.C; DE BRITO, T.C.; SANTOS, R.M.S; DOS SANTOS, J.O. As oficinas educativas enquanto metodologia educacional. Anais IV CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35945. Acesso em 27 abr. 2023.
SILVA, A. R. J. da. O exercício do Programa Saúde na Escola como prática da Equipe de Saúde Bucal na Atenção Básica: relato de experiência. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, [S. l.], v. 10, n. 5, p. 729–733, 2021. DOI: https://doi.org/10.21270/archi.v10i5.4966. Acesso em: 02 nov. 2023.


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