Roda de Conversa

04/11/2024 - 17:20 - 18:50
RC9.8 - Desafios e Estratégias na Gestão Hospitalar no Brasil: Análise, Implementação e Avaliação

48817 - DESEMPENHO DA GESTÃO ORGANIZACIONAL DOS SERVIÇOS HOSPITALARES DO BRASIL: UMA AVALIAÇÃO SEGUNDO O PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE (PNASS)
LETÍCIA FERREIRA DA SILVA MACHADO - HOSPITAL DAS CLÍNICAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - BELO HORIZONTE (MG), BRASIL EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES - BELO HORIZONTE (MG), BRASIL. HTTP://ORCID.ORG/0000-0003-4502-130X, DÉBORAH CARVALHO MALTA - DÉBORAH CARVALHO MALTA DEPARTAMENTO MATERNO-INFANTIL E SAÚDE PÚBLICA, ESCOLA DE ENFERMAGEM, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - BELO HORIZONTE (MG), BRASIL. HTTP://ORCID.ORG/0000-0002-8214-5734, ALZIRA DE OLIVEIRA JORGE - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL, ESCOLA DE MEDICINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - BELO HORIZONTE (MG), BRASIL. HTTP://ORCID.ORG/0000-0003-1366-1732


Apresentação/Introdução
A avaliação dos serviços de saúde, tem sido cada vez mais utilizada como instrumento de apoio à gestão no Sistema Único de Saúde (SUS), visando contribuir para identificar problemas, reorientar o planejamento e mensurar o impacto da implementação de políticas, programas, serviços e ações sobre o estado de saúde da população (Felisberto, 2006).
Em 1998, o Ministério da Saúde (MS) desenvolveu um importante instrumento de Avaliação de Serviços de Saúde, o Programa Nacional de Avaliação de Serviços Hospitalares (PNASH), que em 2015 foi reformulado e foi denominado PNASS, e nos anos 2015-2016 avaliou os estabelecimentos de atenção especializada, ambulatoriais e hospitalares quanto às dimensões de estrutura, processo, resultado, produção do cuidado, gerenciamento de risco e a satisfação dos usuários em relação ao atendimento recebido(Brasil, 2015a).
Avaliar o desempenho da Gestão Organizacional dos Serviços Hospitalares do Brasil é muito relevante, entendendo que as ações de gestão organizacional proporcionam adequado funcionamento, planejamento e organização aos hospitais, bem como, proveem condições físicas, tecnológicas, materiais e humanas que influenciam nos resultados assistenciais.

Objetivos
Avaliar o desempenho da Gestão Organizacional dos Serviços Hospitalares do Brasil segundo os critérios do Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde (PNASS)

Metodologia
Estudo transversal que utilizou dados secundários do Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde 2015-2016 para avaliar o Desempenho da Gestão Organizacional de 1665 hospitais do Brasil a partir de 30 itens de verificação referentes a Gestão de contratos, Pessoas, Informação, Planejamento e Organização, Modelo Organizacional, que compuseram um escore de avaliação dos hospitais. O Desempenho foi avaliado segundo os indicadores porte hospitalar, nível de complexidade, esfera administrativa, tipo de gestão e região do país. Verificou-se associação entre Desempenho da Gestão Organizacional dos hospitais com indicadores Taxa de Ocupação, Média de Permanência, Taxa de Mortalidade Hospitalar e Valor Médio da AIH. Utilizou-se Análise de Componentes Principais para verificar a relação de dependências entre as variáveis e explicar a variabilidades dos dados. Foi estimado o modelo de regressão logística ajustado para verificar as variáveis que melhor explicam o Desempenho da Gestão Organizacional.

Resultados e Discussão
A média de Desempenho da Gestão Organizacional dos hospitais foi de foi 63,83, melhores resultados: hospitais da região Sul, nível de Complexidade 8, acima de 150 leitos, Esfera Administrativa Público Federal e Gestão Estadual. Na análise de regressão logística o desempenho mostrou-se associado com: Taxa de Ocupação (p<9.87E-09), Porte hospitalar (p<4.49E-10), gestão municipal (p<0.004), Nível Hierárquico Nível 7 (p<0.042), Nível 8 (p<0.022) região Sul (p<0.004), Sudeste (p<0.002). Foi constatada a relação entre complexidade, porte hospitalar e desempenho na gestão dos hospitais
O PNASS mostrou-se adequado para avaliar o desempenho da gestão dos hospitais e os estudos teve seu objetivo alcançado com a metodologia aplicada. Os resultados evidenciam que grande parte dos hospitais avaliados requerem aprimoramento de suas ações relacionadas à gestão, considerando que 52% foram enquadrados como baixo desempenho, por não cumprirem os critérios do PNASS.
O desempenho dos hospitais em cada critério, demonstra resultados medianos, com notas de desempenho próximas à 60, para os critérios de Gestão de Contratos, Planejamento e Organização, Gestão de Pessoas, Modelo Organizacional, sendo o critério Gestão da Informação o que os hospitais obtiveram melhor avaliação com nota de desempenho igual a 77. Este resultado aponta deficiência em todas as áreas da gestão nos hospitais, indicando a necessidade de os hospitais aprimorarem sua gestão organizacional implantando plenamente os critérios e ferramentas apresentados pelo PNASS. Importante destacar a relevância de manter os programas de avaliação dos serviços de saúde no âmbito governamental.


Conclusões/Considerações finais
O estudo evidenciou lacunas importantes na Gestão Organizacional dos Hospitais frente aos critérios dos PNASS, indicando a necessidade de ações em relação à Gestão de Contratos, Planejamento e Organização, Gestão da informação, Gestão de pessoas, e Modelo Organizacional para a conformidade com os critérios avaliados pelo PNASS e efetiva melhoria do desempenho da gestão organizacional, considerando que 52% dos hospitais foram classificados como de baixo de desempenho por não cumprirem os critérios avaliados. Aponta para a relação de escala e eficiência considerando que hospitais com mais de 150 leitos tem as melhores taxas de ocupação dos leitos, maior complexidade em suas internações e possuem melhor desempenho. O estudo reforça a desigualdade regional com concentração de hospitais Sul e Sudeste em termos quantitativos e qualitativos, mostra necessidade de aprofundamento do diagnóstico sobre gestão organizacional dos hospitais de gestão municipal dada insuficiência apontada neste estudo.


Referências
Felisberto E, Freese E, Natal S, Alves CK. Contribuindo com a institucionalização da avaliação em saúde: uma proposta de auto-avaliação. Cadernos de Saúde Pública [Internet]. Set 2008 [citado 8 fev 2022];24(9):2091-102. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0102-311x2008000900015


Brasil. Ministério da Saúde. (2005). Portaria GM/MS nº. 382, de 10 de março de 2005. Recuperado de: https://www.normasbrasil.com.br/norma/portaria-382-2005_192166.html

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva, Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas. (2015). Pnass: Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde. Recuperado de:https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnass_programa_nacional_avaliacao_servicos.pdf


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