04/11/2024 - 17:20 - 18:50 RC9.7 - Auditoria e Gestão no SUS: Fortalecimento de Políticas Públicas, Governança e Qualidade dos Serviços de Saúde |
50684 - FORTALECIMENTO DA GESTÃO ESTRATÉGICA: EXPERIÊNCIA DO PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DE ESCRITÓRIO SETORIAL DE PROJETOS E PROCESSOS DA SAÚDE DE FORTALEZA KAROL MARIELLY TÁVORA MOITA - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE FORTALEZA, CARMEM CEMIRES BERNARDO CAVALCANTE - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE FORTALEZA, RAMON SOARES OLIVEIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE FORTALEZA, FRANCISCO GIRCELLY BEZERRA OLIVEIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE FORTALEZA, MARIA DAS GRAÇAS GUERRA LESSA - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE FORTALEZA, JULIANA MAIA TEIXEIRA PINHEIRO - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE FORTALEZA, ANTONIO CHARLES WEINSTEIN - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE FORTALEZA, LUCIEUDA SERPA GOMES - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE FORTALEZA, ANA PAULA ALVES ROCHA - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE FORTALEZA, CRISTIANA FERREIRA DA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE FORTALEZA
Contextualização Gestão por Processos integra os processos organizacionais. É uma disciplina gerencial agregando estratégias e objetivos, ancorados nas expectativas e necessidades, para identificar, desenhar, executar, documentar e monitorar os processos. Os resultados dependem de processos que estão na dependência da estrutura e do meio. O Escritório de Processos é unidade setorial consultiva metodológica que auxilia a transformação dos processos para manter melhores práticas de gerenciamento (Bittar, 1999; Brasil, 2013).
Para fortalecer a modernização administrativa e a cultura de gerenciamento de projetos e processos, a Prefeitura de Fortaleza instituiu o Escritório Corporativo de Projetos e Processos (PRO2), para desenvolver metodologias, ferramentas e capacitações para disseminar e potencializar o gerenciamento de projetos e processos para alcançar objetivos e resultados estratégicos. A gestão por processos objetiva evitar ou reduzir o retrabalho, reduzir as perdas de prazos, aumentar a qualidade e eficiência dos resultados e melhorar os níveis de satisfação da população (Fortaleza, 2023).
Assim, para elaborar e executar os projetos alinhados ao Planejamento Estratégico da Secretaria da Saúde, bem como identificar oportunidades de integração entre os projetos, eliminando atividades sobrepostas, iniciou-se o processo de implantação do Escritório Setorial de Projetos e Processos da Saúde.
Descrição da Experiência A construção do projeto para implantação do Escritório Setorial de Projetos/Processos da Secretaria da Saúde de Fortaleza iniciou com a participação na oficina executada por técnicos da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG).O programa da oficina: Visão Geral de Projetos;Gerenciamento de Projetos à luz do guia PMBOK;descrição do Escritório de Projetos e Processo – PRO2;Metodologia de Gerenciamento de Projetos da SEPOG;Apresentação do Sistema de Acompanhamento e Planejamento de Projetos (SIAPLAN). Foi aplicada a metodologia Ciclo de Vida, apresentando-se as etapas do gerenciamento de projetos:a)Iniciação (Canvas do Projeto) e estudo de viabilidade e Termo de Abertura de Processo;b)Planejamento:definição da estrutura analítica do projeto (EAP),cronograma,plano de mudanças,plano de comunicação,plano de riscos e de aquisições;c)Execução e monitoramento: pendências, entregas, solicitação de mudanças, medições e lições aprendidas;d)Encerramento: aceite final e termo de encerramento.Como produto final da oficina, os participantes, em grupos, definiram um Projeto Piloto para aplicação real, condizente com os objetivos e metas institucionais, previamente definidos no Planejamento Estratégico.Os Processos foram objeto de capacitação em momento posterior.O produto dos participantes da Secretaria da Saúde:estruturação do projeto do Escritório Setorial de Projetos/Processos.
Objetivo e período de Realização Relatar a experiência do desenho do projeto de implantação do Escritório Setorial de Projetos e Processos da Secretaria da Saúde de Fortaleza; Aplicar os conceitos e métodos necessários à implantação do Escritório Setorial. As etapas de construção do projeto do Escritório Setorial da Saúde ocorreram entre 11 a 15/03/2024.
Resultados Definiu-se Canvas:a)PITCH: Nós queremos implantar o Escritório de Projetos/Processos da SMS;b)justificativa:falta padronização;alto esforço e custo na elaboração de projetos e alcançar meta do Plano Municipal de Saúde;c)objetivos:implantar Escritório até outubro/2024;d)benefícios:padronização; fortalecer a cultura de gerenciamento; identificar oportunidades de integração;reduzir esforços e custos;melhoria da identidade da Saúde;e)produto:marcos legais-fluxo, regimento e ato normativo; estrutura física-espaço, aquisição de equipamentos e mobília;capacitação-oficina replicação;fluxo metodológico-elaborar fluxos internos e externos;ferramentas-acesso ao Sistema;f)requisitos: técnicos capacitados, espaço e equipamentos,mentoria PRO2,incremento técnico;g)stakeholders: escola de governo e SEPOG;h)equipe:Coordenadorias de Saúde;i)premissas:iminência do Escritório;j)entregas:fluxos e atos normativos, estrutura física, capacitação, portaria de implantação;k)restrições:equipe insuficiente e ausência no organograma;l)riscos:não engajamento,inoperabilidade do SIAPLAN,insuficiência de equipe;m)linha do tempo:até outubro/2024;n)custos:capacitação; equipamentos; pessoas e estrutura.
Aprendizado e Análise Crítica Durante o processo de construção do projeto para o Escritório Setorial de Projetos/Processos da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza observou-se a integração da equipe de participantes da oficina, reconhecendo a importância do mapeamento dos processos e da construção coletiva de projetos na Saúde. O caráter ampliado dos projetos/processos garante a cogestão de diferentes Coordenadorias de Saúde em prol do alcance dos objetivos condizentes ao Planejamento Estratégico da Saúde, resultando na incorporação de práticas de sucesso, beneficiando os resultados na qualidade da saúde ofertada à população, com consequente fortalecimento do Sistema Único de Saúde.
Referências BITTAR, O. J. N. V. Gestão de processos e certificação para qualidade em saúde. Rev. Assoc. Med. Bras. 45 (4), dez, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-42301999000400013.
BRASIL. Procuradoria Geral da República. Secretaria Jurídica e de Documentação. Manual de gestão por processos / Secretaria Jurídica e de Documentação / Escritório de Processos Organizacionais do MPF. Brasília: MPF/PGR, 2013.
FORTALEZA. Manual de Modelagem de Processos de Negócio da Prefeitura Municipal de Fortaleza – PMF. 1ª edição, nov, 2022. Disponível em: https://planejamento.fortaleza.ce.gov.br/images/PDF/2023/pro2/Manual_de_Modelagem_de_Processos_2022.pdf
FORTALEZA. Decreto nº 15.752, de 15 de setembro de 2023. Institui o Escritório Corporativo de Projetos e Processos (PRO2) e normatiza o funcionamento dos Escritórios Setoriais de Projetos e Processos no âmbito da Prefeitura Municipal de Fortaleza e dá outras providencias, Fortaleza, 2023.
Fonte(s) de financiamento: Não houve financiamento.
|
|