52814 - EDUCAÇÃO POPULAR COMO FERRAMENTA DE GESTÃO COMPARTILHADA E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE – RELATO DE EXPERIÊNCIA CÉSAR WÉVERTON QUINTELA SILVEIRA - UVA, INDIANE SOARES ALCÂNTARAS QUINTELA - PREFEITURA DE CARIRÉ, NÍOBE GUIMARÃES FERNANDES - FIOCRUZ, ARMINDA EVANGELISTA DE MORAIS GUEDES - UVA, KATARINA JESS CARVALHO BRANDÃO COSTA - UVA
Contextualização Este relato descreve uma oficina de planejamento participativo realizada na Unidade Básica de Saúde Juré, em Cariré – Ceará. A oficina de Identificação, Categorização, Hierarquização e Priorização de Problemas em Saúde, contou com dezoito participantes de diversas categorias profissionais e segmentos da comunidade, incluindo gestores e membros do conselho local de saúde. Diante dos desafios enfrentados nesta UBS, organizou-se a oficina nas instalações do próprio CSF para identificar coletivamente problemas relacionados à saúde daquela comunidade. Através da Educação Popular, utilizando o círculo de cultura como ferramenta para o planejamento e gestão participativa em saúde, foi possível criar um ambiente colaborativo e inclusivo. Essa abordagem construtivista não apenas facilitou a identificação dos problemas a serem enfrentados, mas também promoveu uma compreensão mais abrangente e integrada dos cenários de saúde, valorizando o diálogo horizontal e a participação ativa dos usuários durante as oficinas. Os participantes não só identificaram, mas também hierarquizaram os problemas por meio de reflexões e construção de matrizes, permitindo o compartilhamento de conhecimentos, experiências e perspectivas.
Descrição da Experiência A oficina foi organizada em cinco etapas distintas, cada uma contribuindo para uma abordagem colaborativa e participativa, alinhada aos princípios da Educação Popular. Na primeira etapa, os participantes foram introduzidos à proposta da oficina e estabeleceram um Pacto de Convivência, criando um ambiente de respeito mútuo. Em seguida, na segunda etapa, os problemas de saúde da comunidade foram identificados pelos participantes usando tarjetas dispostas em uma mandala central, onde cada um teve a oportunidade de expressar suas ideias. Esses problemas foram então discutidos em um formato de círculo de cultura, facilitando o compartilhamento de experiências e perspectivas, e promovendo um diálogo horizontal e a troca de conhecimentos. Na terceira etapa, os problemas foram classificados com base em critérios como gravidade, urgência e tendência, ressaltando a importância da participação ativa na busca por soluções. Posteriormente, na quarta etapa, as causas subjacentes aos problemas foram identificadas e agrupadas de acordo com sua natureza, com o diálogo promovido pelo círculo de cultura permitindo uma análise mais profunda das origens dos problemas de saúde. Por fim, na quinta etapa, por meio da construção da Matriz Gut os problemas foram priorizados com base em sua gravidade, urgência e tendência, orientando a formulação de um plano de ação coletivo e democrático.
Objetivo e período de Realização O objetivo da oficina realizada em 02 de maio de 2024 foi promover a Educação Popular como uma ferramenta eficaz de planejamento e gestão compartilhada no contexto da atenção primária à saúde, incentivando a participação ativa da comunidade por meio da Identificação, Categorização, Hierarquização e Priorização de Problemas em Saúde.
Resultados Os resultados revelaram diversos aspectos positivos. Primeiramente, a identificação dos problemas em saúde foi alcançada através da participação colaborativa de profissionais da saúde e membros da comunidade. O engajamento ativo da comunidade foi outro ponto de destaque, impulsionado pela abordagem da Educação Popular e pelo uso do Círculo de Cultura. A priorização dos problemas identificados durante a oficina promoveu uma reflexão crítica sobre as necessidades mais urgentes em saúde, orientando a formulação de estratégias e ações direcionadas. Além disso, a experiência fortaleceu a gestão participativa em saúde, capacitando a comunidade para a construção coletiva de soluções e o enfrentamento dos desafios locais. Esses resultados ressaltam a importância da abordagem participativa e colaborativa no planejamento e gestão em saúde, evidenciando a eficácia da Educação Popular como uma ferramenta fundamental para promover o envolvimento da comunidade na promoção da saúde e na busca por um sistema de saúde mais inclusivo e eficiente.
Aprendizado e Análise Crítica Durante a realização e coordenação da oficina de planejamento estratégico em saúde, foi possível adquirir um aprendizado significativo em várias dimensões. Primeiramente, houve uma ampliação do conhecimento sobre os desafios enfrentados na comunidade local onde atuo como cirurgião-dentista. Através da oficina os participantes puderam compreender melhor a complexidade dos cenários de saúde e suas inter-relações com diversos fatores sociais, econômicos e culturais. Destaca-se também que o Círculo de Cultura facilitou a participação e reflexão, promovendo uma troca de conhecimentos e experiências enriquecedora. Em análise crítica, é possível destacar algumas áreas que podem ser aprimoradas para futuras iniciativas semelhantes. Por exemplo, a eficácia das estratégias de implementação das soluções identificadas durante a oficina pode ser melhor avaliada, assim como a sustentabilidade das intervenções propostas a longo prazo. Além disso, questões relacionadas à acessibilidade e representatividade dos diferentes grupos da comunidade podem ser consideradas para garantir uma participação mais ampla e equitativa. Por fim, pode-se concluir que o uso de ferramentas de Educação Popular pode ser valioso para promover a participação ativa da comunidade na identificação e enfrentamento dos problemas de saúde locais na UBS Juré - Cariré.
Referências FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/espanhol/pdf/pedagogia_do_oprimido.pdf. Acesso em: 10 jun. 2024
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Popular em Saúde. Editora do Ministério da Saúde, 2007. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/gestao-do-sus/articulacao-interfederativa/cit/pautas-de-reunioes-e-resumos/2013/maio/3-b-politica-final_21-05-2013.pdf. Acesso em: 10 jun. 2024.
REIS, I. N. C.; SILVA, I. L. R.; WONG-UN, J. A. Espaço público na Atenção Básica de Saúde: Educação Popular e promoção da saúde nos Centros de Saúde-Escola do Brasil. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, v. 18, supl. 2, p. 1161-1173, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/icse/v18s2/1807-5762-icse-18-s2-1161.pdf. Acesso em: 10 jun. 2024.
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