51798 - LONGITUDINALIDADE: ATRIBUTO ESSENCIAL DA APS NA ÓTICA DOS PROFISSIONAIS DE HORIZONTE-CEARÁ JOSE AURICELIO BERNARDO CANDIDO - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, KALINE NAYANNE DE SOUZA OLIVEIRA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, JOSÊNARIA BEZERRA DA SILVA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, LEILANY DANTAS VARELA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, EVANIRA RODRIGUES MAIA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, ANTONIO GERMANE ALVES PINTO - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
Apresentação/Introdução
A Atenção Primária a Saúde dispõe de atributos essenciais que caracterizam de forma singular a comunicação entre a equipe de saúde e a população, ressaltam-se entre eles acessibilidade, integralidade, coordenação e longitudinalidade (Belo et al., 2023).
Sendo a longitudinalidade considerado uma característica essencial do cuidado realizado da equipe para com a população, envolve além do indivíduo e a família por ao longo de um período. Demanda uma cooperação mútua, frente a previsão de uma determinada situação a ser analisada e trabalhada pela equipe ao longo do tempo (STARFIELD, 2002).
A longitudinalidade, torna-se fundamental no âmbito de APS com grande importância frente a promoção da saúde e prevenção de doenças no decorrer do tempo. A abordagem, envolvida no cuidado contínuo, sendo imprescindível no cuidado tendo usuário como centro, buscando eficiência, redução de custos e promoção da sustentabilidade no Sistema Único de Saúde (Oliveira, 2023).
O PCAtool – Brasil é uma ferramenta a qual avalia a qualidade dos serviços na APS, por meio de escores que representam atributos referente a aspectos estruturais e processos nos serviços de saúde do Sistema de Saúde de alta qualidade. Sendo considerado um instrumento eficaz e importante para estudos e análises, como pesquisas cientificas, estudos acadêmicos, também em contexto prático e de gestão quotidiano na APS (Silva, et al., 2022).
Objetivos
Identificar a presença e extensão do essencial Longitudinalidade nas áreas adscritas da Atenção Primária na perspectiva dos profissionais de saúde do município de Horizonte – Ceará.
Metodologia
Estudo de natureza descritiva, analítica e explanatória, com abordagem quantitativa realizado no período de março a maio de 2024, com 20 enfermeiros e 05 médicos, como parte da pesquisa: Avaliação da qualidade da atenção primária à saúde no município de Horizonte-Ceará. O município está localizado no Nordeste do Brasil, no Estado do Ceará em uma área geográfica de 160Km² e possui uma população de 74.754 habitantes A Atenção Primária do município é composta por 26 equipes de saúde da família sendo 18 em áreas urbanas 8 em áreas rurais. Foram excluídos da pesquisa, os profissionais que estavam em período de férias, atestado de saúde ou ausente do trabalho no período da coleta de dados. Para coleta dos dados utilizou-se o Instrumento Primary Care Assessment Tool (PCATool –Brasil) versão profissionais e planilhas do programa Microsoft® Excel. Na análise dos dados fez-se avaliações dos escores essencial, obtidos pela média aritmética dos escores dos participantes e para cada item do atributo longitudinalidade. A pesquisa obedeceu os preceitos éticos e foi aprovada pelo comitê de ética da Universidade Regional do Cariri [CAAE nº 75084423.6.0000.5055].
Resultados e Discussão
O atributo longitudinalidade apresentou uma média de n=6,22 considerando todos os profissionais entrevistados. Os itens abordados apresentaram os seguintes escores: B1. No serviço de saúde, os pacientes são sempre atendidos pelo(a) mesmo(a) médico(a) ou enfermeiro (a)? (n= 4,30). B2. Você consegue entender as perguntas dos seus pacientes? (n=5,16).B3. Você acredita que os pacientes entendem o que você diz ou pergunta? (n=4,62). B4. Se os pacientes têm uma pergunta sobre a saúde deles, podem telefonar ou utilizar alguma forma de comunicação virtual ex.: whatsapp, telegram, e-mail, etc. e falar com o(a) médico (a) ou enfermeiro(a) que os conhece melhor? (n=1,18). B5. Você dá aos pacientes tempo suficiente para falarem discutirem sobre as suas preocupações ou problemas? (n=5,27). B6. Você acredita que os seus pacientes se sentem confortáveis ao contar para você as suas preocupações ou problemas? (n=4,52). B7. Você acredita que conhece “muito bem” os pacientes do seu serviço de saúde? (n=3,55). B8. Você sabe quem mora com cada um de seus pacientes? (n=0,97). B9. Você sabe quais problemas são mais importantes para os seus pacientes? (n=3,55). B10. Você conhece a história clínica história médica completa de cada paciente? (n=2,04). B11. Você sabe qual o trabalho ou o emprego de cada paciente? (n=1,29). B12. Você saberia se os seus pacientes tivessem problemas em obter ou pagar por medicamentos receitados? (n=3,77). B13. Você sabe a respeito de todos os medicamentos que os seus pacientes estão tomando? (n=3,01). Observa-se que os itens que mais se aproximaram da excelência dos resultados (≥6,6 alto escore) foram: B2 e B5 com uma média de n=5,27 e n= 5,16 respectivamente; Os resultados evidenciam a precária relação entre os usuários, os serviços e os profissionais de saúde.
Conclusões/Considerações finais
Na pesquisa, todas variáveis do atributo essencial Longitudinalidade estiveram presentes, porem com escores baixos destacando a necessidade de melhorar o vínculo dos profissionais com os usuários. O Estudo permitiu aos profissionais que fazem a gestão do cuidado analisar o serviço prestado ao usuário do SUS em busca de estratégias que possam ampliar a longitudinalidade da assistência à saúde. Alguns fatores como a burocratização do sistema, o descompromisso e a desresponsabilização dos profissionais e a fragmentação das redes de atenção são desafios para melhorar a longitudinalidade do cuidado. A problematização a partir dos resultados permitem reflexões sobre a formação em saúde por meio de estratégicas de educação continuada e da educação permanente em saúde. O PCATool – Brasil é uma ferramenta eficaz para subsidiar a análise dos serviços de forma prática que favorece a reflexão das ações de saúde e dá suporte a gestão para organizar e melhorar a qualidade da assistência à saúde.
Referências
BELO, C. E. C.; ROSA, L. C. G.; DAMIÃO, J. de J.; LOBATO, E.; BURLANDY, L.; CASTRO, L. M. C. (2023). Organização do cuidado às pessoas com sobrepeso e obesidade no Estado do Rio de Janeiro: o olhar de profissionais da Atenção Primária à Saúde. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 17, e69119. https://doi.org/10.12957/demetra.2022.69119.
STARFIELD, B. Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Ministério da Saúde, 2002.
OLIVEIRA, L. G. F. et al. Longitudinalidade na atenção primária à saúde: explorando a continuidade do cuidado ao longo do tempo. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 7, p. 3385–3395, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i7.2023-009. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/saude/article/view/10048.
Fonte(s) de financiamento: Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP processo No. BP5-0197-00036.01.00/22.
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