Roda de Conversa

04/11/2024 - 17:20 - 18:50
RC9.6 - Programas e práticas na Atenção Primária à Saúde: subsídios para a gestão e o planejamento

50441 - ANÁLISE DE AVALIAÇÕES E DISPONIBILIDADE DE INFORMAÇÕES ACERCA DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE FORTALEZA: O QUE PODEMOS APRENDER COM O GOOGLE MAPS?
IGOR GIORDAN DUARTE JORGE - UFC - FORTALEZA, REBECA DE LIMA CAVALCANTE - UFC - FORTALEZA, JULIA DA SILVA RIBEIRO - UFC - FORTALEZA, LUANA PÂMELA VASCONCELOS DE QUEIROZ - UFC - FORTALEZA, LAÍS CALDEIRA TORRES - UFC - FORTALEZA, LARISSE HOLANDA MARTINS - UFC - FORTALEZA, FRANCISCO EDSON BEZERRA DUARTE - UFC - FORTALEZA, KELEN GOMES RIBEIRO - UFC - FORTALEZA


Apresentação/Introdução
A satisfação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) relaciona-se ao grau de correspondência entre o que o paciente espera da utilização do serviço e o que ele obtém na prática. Esse fator configura-se como uma análise pessoal, a qual é embasada por critérios subjetivos como a idealização do padrão de atendimento e a correlação com outros atendimentos já experienciados. Essa avaliação pode ser feita por meio de pesquisas de satisfação, questionários, entrevistas ou outros métodos de coleta de dados.
Nesse sentido, as avaliações disponíveis no Google Maps constituem um importante acervo para extração de dados relativos à satisfação com as unidades de saúde disponíveis, uma vez que 88% dos brasileiros utilizaram os serviços do Google durante o último ano. Dentre os dados disponíveis na plataforma, encontram-se: comentários dos usuários, fotos e imagens, notas de classificação e data de envio do comentário.
A partir da posse desse acervo, é possível moldar uma rede de atendimento ampliada que considere não somente a doença, mas também a experiência do paciente, o que auxilia na identificação de necessidades e deficiências do sistema e, por sua vez, permite o planejamento e a tomada de decisões de forma precisa, humanizada e direcionada.

Objetivos
Analisar as avaliações dos usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Fortaleza, reportadas no Google Maps, para identificar níveis de satisfação, áreas que necessitam de melhorias e a disponibilidade de informações essenciais sobre a unidade. Com isso, busca-se fornecer dados que possam orientar a gestão em saúde para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos e aumentar a confiança e satisfação dos usuários no sistema de saúde municipal.


Metodologia
A pesquisa se deu por meio de análise descritiva quantitativa de 5494 avaliações de 119 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Fortaleza, utilizando dados disponíveis no Google Maps. A coleta envolveu a obtenção de informações sobre notas médias, comentários e disponibilidade de informações essenciais como endereço, telefone, fotos e horário de funcionamento.
Foi utilizada a técnica de web scraping para extrair dados estruturados das avaliações e coleta manual para garantir a verificação e complementação das informações obtidas. Os dados coletados são de domínio público e foram analisados com o objetivo de identificar os níveis de satisfação dos usuários, principais motivos de insatisfação e a correlação entre a disponibilidade de informações essenciais e as notas atribuídas. A análise permitiu identificar padrões de excelência e áreas críticas nas UBS avaliadas.
As considerações éticas foram seguidas rigorosamente, e as limitações do estudo foram reconhecidas, enfatizando a utilidade do Google Maps para a gestão de saúde pública e sugerindo melhorias nas UBS.


Resultados e Discussão
A análise das avaliações do Google das UBS de Fortaleza revelou aspectos sobre a satisfação dos usuários e a disponibilidade de informações online. A nota média das unidades avaliadas foi 2,9 (em uma escala de 1 a 5). Das 119 UBS avaliadas, 75 (63,02%) ficaram acima da média e 38 (31,93%) abaixo. No total, 6 UBS (5,04%) não tinham nenhuma informação disponível.
No total, foram analisadas 5494 avaliações e constatou-se que unidades como João Machado dos Santos (4,6). George Benevides (4,3) e Hélio Goes (4,1) se destacaram positivamente, enquanto Sandra Maria Faustino (2,1), José Paracampos (2,1) e Anastácio Magalhães (2,3) tiveram notas baixas, indicando necessidade de melhorias. Ainda, as UBS com maior número de avaliações foram Paulo Marcelo (292), Carlos Ribeiro (206) e Miriam Porto Mota (195), sugerindo um alto nível de engajamento dos usuários nessas unidades.
A análise também considerou a disponibilidade de informações essenciais para os usuários, como endereço, telefone, fotos e horário de funcionamento. Constatamos que 98,31% das UBS (117 de 119) têm o endereço disponível no Google, enquanto apenas 29,41% das UBS (35 de 119) têm o telefone listado. Além disso, 87,39% das UBS (104 de 119) possuem fotos disponíveis e 96,63% das UBS (115 de 119) informam o horário de funcionamento.
Os resultados sugerem que a alta disponibilidade de endereços e horários é positiva, mas a baixa disponibilidade de telefones requer atualização. Mais fotos podem melhorar a transparência e a confiança dos usuários. As UBS com notas abaixo da média precisam de análises detalhadas para identificar problemas e implementar melhorias, enquanto as unidades bem avaliadas podem servir como modelos de boas práticas.


Conclusões/Considerações finais
Nesse contexto, pode-se inferir que o Google Maps é uma ferramenta útil para a gestão em saúde, pois permite obter um quadro de satisfação dos pacientes em tempo real, visto que as avaliações são publicadas rapidamente. Além disso, a plataforma possibilita diagnósticos entre unidades de saúde e suas regiões, por meio das avaliações altas ou baixas, ajudando a identificar o local e quais medidas podem ser adotadas para melhorar a satisfação dos usuários. É crucial incentivar um maior engajamento na utilização dessa ferramenta, incluindo a adição de informações ausentes, como números de telefone, para facilitar o acesso dos usuários às informações. Dessa forma, o Google Maps auxilia não apenas no monitoramento da qualidade dos serviços de saúde, mas também no acesso à saúde da população.


Referências
1. Esperidião MA, Trad LAB. Avaliação de satisfação dos usuários: considerações teóricas-conceituais. Cad Saúde Pública [Internet]. 2006 junho;22(6):1267–76. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2006000600016. Acesso em: 24 de maio de 2024.
2. Gouveia GC, Souza WV de, Luna CF, Souza-Júnior PRB de, Szwarcwald CL. Satisfação dos usuários de saúde no Brasil, 2003. Cad Saúde Pública [Internet]. 2005;21:S109–18. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2005000700012. Acesso em: 24 de maio de 2024.
3.93% dos brasileiros pesquisam no google antes de comprar.E-commercebrasil,2021.Disponível em: [https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/pesquisa-google-antes-comprar]. Acesso em: 24 de maio de 2024.

Fonte(s) de financiamento: Não houve financiamento.


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