Roda de Conversa

04/11/2024 - 17:20 - 18:30
RC9.5 - Política Nacional de Saúde Bucal: gestão, monitoramento e avaliação dos serviços

52586 - OFICINA PEDAGÓGICA PARA DEFINIÇÃO DE OBJETO DE ESTUDO EM SAÚDE BUCAL DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
ANDREZZA MARTINS DO NASCIMENTO - URCA, PRISCILLA CORDEIRO DE OLIVEIRA - URCA, ROSSANA NUNES PEREIRA DE FRANÇA - URCA, SOCORRO SOARES DE SOUSA - URCA, EVANIRA RODRIGUES MAIA - URCA


Contextualização
O Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), por meio o curso de Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF) para profissionais atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS) realizou a disciplina “Seminário de Acompanhamento I” que objetivou direcionar o estudante à definição de objeto de estudo nos territórios. A metodologia escolhida foi uma oficina de identificação, categorização, hierarquização e priorização dos problemas. A cirurgiã-dentista, discente da Universidade Regional do Cariri (URCA) conduziu, no Município de Iguatu-CE, a atividade por meio da coleta de dados de relatórios gerados pelo Prontuário Eletrônico do Cidadão. A linha do tempo realizada correspondeu a fevereiro de 2023 até abril do presente ano. O enfoque se deu para os atendimentos odontológicos e as atividades coletivas. Mesmo com duas equipes de Saúde da Família e uma equipe de Saúde Bucal atuando na unidade, além da falta de abastecimento de insumos odontológicos desde novembro de 2023, não houve queda expressiva dos atendimentos assistenciais, haja vista que a produção ambulatorial de abril do ano passado foi de 133, enquanto em abril deste ano foi de 107.


Descrição da Experiência
As duas eSF são denominadas “Areias I” e “Areias II”. O nome decorre do fato do equipamento de saúde estar localizado no bairro Areias. O dia e o horário foram pactuados com as gerentes da unidade, que correspondem às duas enfermeiras que lá atuam. Foi elaborado um convite de café da manhã para o dia 02 de maio de 2024, às 07h, no consultório odontológico da UBS em questão. A escolha do dia baseou-se no “Dia de Supervisão”, que corresponde geralmente ao primeiro dia útil de cada mês e é destinado à
prestação de contas do serviço prestado. Só há atendimentos clínicos em casos de urgência/emergência. É o dia em que há maior número de funcionários na UBS. A oficina teve um total de doze participantes. Foram esses: a condutora da atividade, a Auxiliar de Saúde Bucal, três Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) da eSF Areias I, cinco ACSs da eSF Areias II, a recepcionista e a Auxiliar de Serviços Gerais da eSF Areias II. A atividade foi estruturada em quatro etapas: 1) Listagem/Identificação dos problemas e evidências; 2) Hierarquização de problemas; 3) Listagem das causas e agrupamento dos problemas segundo sua Natureza e 4) Matriz GUT – Priorização dos problemas a serem enfrentados. Para cada etapa, houve um tempo estimado de 40 minutos. Os dados foram consolidados durante as etapas usando a técnica do Brainstorm (tempestade de ideias) e das tarjetas de cartolina.

Objetivo e período de Realização
Objetivou-se relatar uma experiência da aplicação de uma oficina pedagógica para definição de objeto de estudo em saúde bucal da Estratégia de Saúde da Família (ESF) localizada em uma área adscrita na região do Centro-Sul cearense. A realização da oficina se deu no dia 02 de maio de 2024.

Resultados
Na primeira etapa, elencamos os problemas e as evidências. A seguir, sintetizamos em três problemas principais, analisando-os através das variáveis: Valor Político; Governabilidade; Eficácia; Custo do Adiamento. Tal análise foi realizada através da categorização (alta, média ou baixa). Logo após, os problemas foram hierarquizados, em que foram priorizados aqueles em que a categoria “alta” aparecesse em maior número de variáveis de seleção. Na terceira etapa, listamos as causas e agrupamos os problemas segundo sua natureza. Para tanto, definiram-se cinco grandes categorias, a saber: Suficiência e qualidade de serviços existentes na unidade de saúde; limitações relativas ao acesso às ações e serviços de saúde; problemas relativos a recursos humanos; organizativos; governança/relações. Na última etapa, elaboramos a Matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência), em que houve a priorização dos problemas a serem enfrentados. Em ordem decrescente de prioridade, foram esses: 1) Falta de insumos e quantidade insuficiente de instrumentais odontológicos; 2) Elevada demanda populacional para atendimento odontológico e 3) Pouca quantidade de vagas disponibilizadas nos turnos de “Demanda Livre”.

Aprendizado e Análise Crítica
É fundamental fortalecer e consolidar a articulação entre os profissionais da ESF, as lideranças comunitárias e outros atores sociais, a fim de promover práticas emancipatórias e cuidados territoriais. Além disso, algumas categorias profissionais não puderam estar presentes, tais como as enfermeiras, os médicos, as técnicas de enfermagem e a auxiliar de farmácia, o que trouxe limitação na identificação dos problemas. Por mais que haja um roteiro facilitador da RENASF, houve dificuldade no entendimento do seguimento das etapas pelos participantes. Pode-se considerar que não houve êxito na aplicação da oficina, já que o objetivo final não foi alcançado. Há o entendimento de que os problemas elencados fogem da governabilidade da profissional da assistência. Logo, não foi possível definir um objeto de estudo no território. Essa lacuna revelou um viés metodológico, sendo necessária a reaplicação da oficina em um contexto mais favorável de manutenção de insumos odontológicos, além da participação de demais outros segmentos sociais e categorias profissionais. A referida atividade fortalece a governança descentralizada da APS, contribui para a integração ensino-serviço-comunidade e a formação de mestrandos no campo da saúde da família, fazendo-os considerar os diversos atores envolvidos no processo de escolha de objeto de estudo em intervenção em saúde.

Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde Coordenação-Geral de Informação e Monitoramento de Serviços e Redes de Atenção à Saúde. Priorização de políticas e programas sob responsabilidade direta da secretaria de atenção à saúde apresenta abordagens de priorização de políticas e programas, visando ao seu monitoramento. [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde Coordenação-Geral de Informação e Monitoramento de Serviços e Redes de Atenção à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2019.


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