04/11/2024 - 17:20 - 18:30 RC9.5 - Política Nacional de Saúde Bucal: gestão, monitoramento e avaliação dos serviços |
52182 - PLANEJASD: MÓDULO PARA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL DA PLATAFORMA WEB-BASED GESTBUCALSD CARLOS FERNANDO GUEDES DE ALMEIDA AMANTE - UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, NILCEMA FIGUEIREDO - UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, JOÃO ALVES GONÇALVES NETO - FOP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, GABRIELA DA SILVEIRA GASPAR - UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, AMANDA MARIA CHAVES - UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, PAULO SÁVIO ANGEIRAS DE GOES - UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, DANIEL DA SILVA FIGUEIROA - UNIFACOL - CENTRO UNIVERSITÁRIO FACOL, ANTONIO GOMES SANTIAGO NETTO - UNIFACOL - CENTRO UNIVERSITÁRIO FACOL
Introdução e Contextualização O Sistema Único de Saúde (SUS) propõe operacionalizar o atendimento à saúde da população, visando a melhor programação e planejamento das ações e serviços de saúde (Calvo, 2021).
O Ministério da Saúde, em 2006, implementou o Planejamento do SUS (PlanejaSUS), com o intuito de fortalecer as ações de planejamento e governança na saúde pública, atribuindo essas atividades aos gestores locais (Fugimani, 2020).
Nos últimos anos, a Saúde Digital tem ganhado espaço nos ambientes de planejamento e gestão, sendo um campo de conhecimento e prática associada com o desenvolvimento e uso de tecnologias digitais na saúde, segundo a Organização Mundial da saúde (Rachid, 2023).
No Brasil, a Estratégia de Saúde Digital (ESD28) busca facilitar o acesso às informações em saúde e reduzir o tempo de vários processos, utilizando a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) em benefício de usuários, gestores e organizações de Saúde (Moura Júnior, 2021).
Nesse sentido, o Observatório de Saúde Bucal da Universidade Federal de Pernambuco tem utilizado a Saúde Digital como ferramenta para a melhoria das ações de serviços de saúde bucal, com experiências de avaliação, vigilância, planejamento e gestão.
Objetivo para confecção do produto O módulo PlanejaSD tem como objetivo qualificar os participantes, a partir do marco teórico do planejamento estratégico situacional, e permitir a elaboração de um plano de ação local para estabelecimentos de saúde bucal na plataforma Web-Based GestBucalSD, visando proporcionar autonomia dos profissionais e melhoria da qualidade dos serviços da Rede de Atenção à Saúde Bucal.
Metodologia e processo de produção Em 2023, o Observatório de Saúde Bucal - OSB/UFPE desenvolveu uma plataforma digital de processamento de dados em saúde - GestBucalSD (https://sdufpe.up.railway.app/). A partir das demandas que foram surgindo no projeto, sentiu-se a necessidade de implantar um módulo para auxiliar na planificação das ações dos serviços de Saúde Bucal.
Em março de 2024, o módulo PlanejaSD foi disponibilizado na plataforma para operacionalizar as atividades de planejamento com o uso da tecnologia na saúde.
O módulo PlanejaSD possui dois componentes: o Teórico, que tem por objetivo qualificar profissionais de saúde na temática do planejamento, por meio de um ambiente virtual autoinstrucional; e Prático, ambiente automatizado, baseado no Planejamento Estratégico Situacional, que permite a construção de um plano de ação local a partir dos resultados obtidos nos outros módulos da plataforma.
São participantes do projeto Unidades de Saúde que estejam habilitadas pelo Ministério da Saúde registradas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos em Saúde (CNES) e indicadas pelos municípios.
Resultados Atualmente, a plataforma GestBucalSD conta com 193 participantes, distribuídos em equipes de Saúde Bucal da Atenção Primária à Saúde (75%) e Centros de Especialidades Odontológicas (25%) dos 36 municípios entre os estados de Pernambuco, Paraíba e Minas Gerais.
A partir da disponibilização dos componentes do PlanejaSD, espera-se que as equipes de Saúde Bucal possam se qualificar em planejamento em saúde, a fim de cumprir com o componente Teórico.
Em seguida, preconiza-se a utilização do componente Prático para elaboração de um plano de ação local, o qual deve ser ordenado a partir dos resultados obtidos pela utilização dos módulos operacionais avaliativos da plataforma (AvaliaAPS; AvaliaCEO; avaliação de satisfação do usuário) e de vigilância em Saúde Bucal (VigiaSD).
Com o plano de ação local pronto, as equipes de Saúde Bucal poderão cumprir com as atividades elaboradas, explorando os momentos do Planejamento Estratégico Situacional (explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional), intervindo, principalmente, nos indicadores que obtiveram menor nota e realizando novas avaliações durante o processo execução do plano.
Análise crítica e impactos sociais do produto O módulo do PlanejaSD propõe uma experiência autoinstrucional na plataforma GestBucalSD, permitindo ao usuário autonomia durante a utilização dos momentos disponibilizados, Teórico e Prático, explorando o Planejamento Estratégico Situacional (PES).
A participação de atores sociais é fundamental para organização do plano de intervenção. Isso permitirá maior contribuição dos participantes nas ações elaboradas. Com o engajamento populacional e participação de diversos atores sociais (profissionais da saúde, pacientes, órgãos municipais e demais representantes), as atividades elaboradas poderão ser mais eficientes e eficazes.
O GestBucalSD, por meio do módulo PlanejaSD, impacta socialmente nas atividades em saúde. Utilizar o PES permite a compreensão das complexidades em Saúde Bucal e a identificação de suas potencialidades. Dessa forma, as equipes de Saúde Bucal, juntamente com os atores sociais de seus respectivos municípios podem participar ativamente deste processo.
Assim, os serviços de saúde participantes do projeto serão capazes de compreender melhor suas realidades e poderão intervir. Soluções inovadoras, como o PlanejaSD, permite melhoria da qualidade e governança dos serviços de Saúde Bucal. Aprimorar-se é uma solução viável para a Saúde Pública.
Referências CALVO, A. R. B. G. et al. Planejamento Estratégico na Atenção Primária à Saúde. Revista de APS, [s.l.], v. 22, n. 4, p. 939-949, 2019. Acesso em: 04 jun. 2024.
FUGINAMI, C. N.; COLUSSI, C. F.; ORTIGA, A. M. B. A análise dos instrumentos de gestão elaborados pelas Secretarias Municipais de Santa Catarina no período de 2014 a 2017. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 44, n. 126, p. 857-870, 2020. Acesso em: 04 jun. 2024.
MOURA JÚNIOR, L. A. A Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020 – 2028. Journal of Health Informatics, [s.l.], v. 13, n. 1, p. 1-2, 2021. Acesso em: 04 jun. 2024.
RACHID, R. et al. Saúde Digital e Plataformização do Estado brasileiro. Ciênc. Saúde coletiva, [s.l.], v. 28, n. 7, p. 2143-2153, 2023. Acesso em: 04 jun. 2024.
|
|