Roda de Conversa

04/11/2024 - 17:20 - 18:30
RC9.5 - Política Nacional de Saúde Bucal: gestão, monitoramento e avaliação dos serviços

50709 - UTILIZAÇÃO DO MAPA DE FLUXO DE VALOR NA ANÁLISE DO ACESSO AO SERVIÇO ODONTOLÓGICO DO SESC SANTO AMARO-SP
LUIZ VICENTE SOUZA MARTINO - SESC-SP, RICARDO LUIS OBA - SESC-SP, CAMILA MANOEL BISPO - SESC-SP, FABIANO JOSÉ BRAZ DE OLIVEIRA - SESC-SP


Contextualização
Atualmente, o que se conhece como Lean surgiu do estudo feito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) à esta iniciativa na década de 1980, apresentado posteriormente ao mundo por meio da obra de James Womack e colaboradores (A máquina que mudou o mundo, 1990). Os avanços desenvolvidos na reconstrução do Japão se popularizam e se consolidaram em técnicas que inicialmente estavam limitadas a manufatura, mas hoje penetram em processos de todos os tipos de organização, inclusive serviços de saúde (Lean Healthcare), identificando e reduzindo desperdícios no fluxo de valor dos pacientes pelos processos que percorrem. O Sesc-SP possui uma rede de serviços odontológicos espalhada pelo estado e regula o acesso aos seus serviços conjugando vulnerabilidade social com risco biológico. Credenciados no Sesc-SP e seus dependentes interessados em tratamento odontológico tem a oportunidade de se inscreverem, durante uma semana, anualmente. Nessa inscrição, preenchem questionário baseado em Determinantes Sociais da Saúde. Aqueles mais vulneráveis são chamados para tratamento. Na fase seguinte desse acesso há a Reunião de Acolhimento para avaliações de risco e necessidades desses pacientes para Cárie Dentária, Doença Periodontal e Prótese Dentária. Quando realizadas impactam a capacidade assistencial das clínicas, diminuindo seus atendimentos.

Descrição da Experiência
A clínica odontológica do Sesc Santo Amaro-SP, trabalhando desde 2011 na cidade de São Paulo, possui capacidade de 1.200 consultas mensais e é um serviço Acreditado com Excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), desde 2022. Na busca pela melhoria contínua, seu Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente identificou oportunidade de otimizar suas Reuniões de Acolhimento. Para tanto, realizou-se mapeamento descritivo desse processo, lançando mão da ferramenta SIPOC (Suppliers, Inputs, Process, Outputs e Customers). Posteriormente, um novo mapeamento, agora analítico, das reuniões foi montado, com auxílio do software Bizagi, identificando de forma detalhada cada passo da atividade. Em 26/04/24, houve possibilidade de realização de cronoanálise desses passos, durante reuniões que ocorreram nessa data. Subsequentemente, houve construção da ferramenta Lean Mapa de Fluxo de Valor (MFV) de estado atual, com prospecção de desperdícios para, posteriormente, desenhar o MFV de um estado futuro, aproveitando oportunidades Kaizen.

Objetivo e período de Realização
Este relato de experiência pretende propor melhorias a serem aplicadas a partir do segundo semestre de 2024 no fluxo de valor de Reuniões de Acolhimento da clínica odontológica do Sesc Santo Amaro-SP, a partir da utilização da ferramenta Lean Mapa de Fluxo de Valor aplicada às reuniões de 2023 e 2024.

Resultados
O MFV do estado atual demonstrou que 6 pessoas foram envolvidas em cada uma das 38 reuniões realizadas durante a chamada de pacientes de 2023 e na chamada de 2024, totalizando 1.141 pessoas. Dentre elas, 4 Cirurgiões Dentistas e 2 Auxiliares de Saúde Bucal. Houve perda total de 456 consultas de 20 minutos. O Tempo Total de Ciclo (TTC) e o Lead Time (LT) foram, respectivamente, 35 e 50 minutos. Já o percentual de agregação de valor de cada reunião foi de 70%. A projeção do estado futuro, com melhorias, sugeriu chamadas mensais de pacientes ao invés de duas chamadas anuais, aumentando para 96 o número de reuniões, com envolvimento de 2 pessoas para cada uma, uma Cirurgião Dentista e uma Auxiliar de Saúde Bucal. Entretanto, reduziu em 59% as consultas perdidas (192 consultas), 37% o TTC (22 minutos), 46% o LT (27 minutos) e aumentou o percentual de agregação de valor para 81%.

Aprendizado e Análise Crítica
A cronoanálise do passo a passo das Reuniões de Acolhimento possibilitou a identificação de formação de filas entre atividades (desperdício de espera), deslocamentos e etapas desnecessárias (desperdícios de movimentação e excesso de processamento). O MFV do estado atual subsidiou análise de 3 tipos de atividades relacionadas ao valor agregado ao paciente, aquelas que agregam valor, as que não agregam, mas são necessárias e, finalmente as que não agregam valor devem ser abandonadas. A aplicação de ferramentas Lean na saúde proporciona redução de desperdícios para aumento de valor agregado, além de contribuir para segurança do paciente e qualidade do cuidado. O exercício realizado para as Reuniões de Acolhimento do Sesc Santo Amaro-SP demonstrou potencial de expansão para outros processos relacionados ao serviço, com possibilidades de redução de outros desperdícios.

Referências
1. BARNAS, Kim; ADAMS, Emily. Além dos heróis: uma gestão lean para a área da saúde. São Paulo: Lean Institute Brasil, 2015.
2. PINTO, Carlos F. Em busca do cuidado perfeito: aplicando lean na saúde. 1.ed. São Paulo: Lean Promotions, 2014.
3. ROTHER, M.; SHOOK, J. Aprendendo a enxergar: mapeando o fluxo de valor para agregar valor e eliminar desperdício. São Paulo: Lean Institute Brasil, 2013.
4. TOUSSAINT, John; GERARD, Roger A.; ADAMS, Emily. Uma transformação na saúde: como reduzir custos e oferecer um atendimento inovador. Porto Alegre: Bookman, 2012.
5. WOMACK, James P.; JONES, Daniel T.; ROOS, Daniel. A Máquina que Mudou o Mundo: baseado no estudo do Massachusetts Institute of Technology sobre o futuro do automóvel. 7.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004.


Realização:



Patrocínio:



Apoio: