04/11/2024 - 17:20 - 18:50 RC9.4 - Planejamento em Saúde no Brasil: estratégias, ferramentas, resultados e desafios |
52767 - OFICINA PARA IDENTIFICAÇÃO, CATEGORIZAÇÃO, HIERARQUIZAÇÃO E PRIORIZAÇÃO DOS PROBLEMAS EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM MUNICÍPIO DO CEARÁ DENNIS MOREIRA GOMES - UVA, MARISTELA INÊS OSAWA VASCONCELOS - UVA, MARIA SOCORRO DE ARAÚJO DIAS - UVA, CIBELLY ALINY SIQUEIRA LIMA FREITAS - UVA, GERALDA MENESES MAGALHÃES DE FARIAS - UVA, MARCIONÍLIA DE ARAÚJO LIMA NETA - UVA, NATÁLIA REIS DE CARVALHO - UVA, AMANDA SOUZA BARBOSA HOLANDA - UVA, JÚLIO CÉSAR PEREIRA DE ARAGÃO - UNINASSAU, RAIMUNDO NONATO PINHO FILHO - INTA
Contextualização Pesquisa científica é o processo sistemático de construção do conhecimento que, através de procedimentos metodológicos, busca respostas para problemas e esclarecimento de questões complexas. De acordo com Gil (2002), um problema de pesquisa é uma questão não resolvida que o pesquisador se propõe a investigar. Ele destaca que o problema deve ser formulado de maneira clara e precisa, permitindo a delimitação do objeto de estudo e direcionando a metodologia e os esforços investigativos. Compreendendo isso, a disciplina Seminários de Acompanhamento I do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, tem como objetivo, em sua atividade de dispersão apresentada ao Curso de Doutorado Profissional da Universidade Estadual Vale do Acaraú/Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família, definir o objeto de estudo, a partir da realidade de saúde do território de atuação, identificando, categorizando, hierarquizando e priorizando problemas de saúde a serem trabalhados na tese.
Descrição da Experiência Estudo descritivo com abordagem qualitativa, facilitado pelo discente da 2ª turma do doutorado profissional, realizado no dia 19 de abril de 2024, no auditório do Centro de Referência de Assistência Social II, na cidade de Acaraú-Ceará. Participaram 24 dos convidados, sendo profissionais da saúde, educação, assistência, núcleo de educação permanente, conselho municipal de saúde e usuários. O doutorando apresentou em power point um perfil socioeconômico e demográfico, além de indicadores de saúde do território de atuação, foi explanado sobre a metodologia e suas 04 etapas a serem desenvolvidas, e o tempo de duração estimado em 40 minutos para cada. Em seguida, os participantes foram divididos aleatoriamente em 03 grupos, contendo um relator e um coordenador. Cada grupo recebeu uma pasta contendo uma caneta, um texto redigido com o perfil do território, dados epidemiológicos e indicadores de saúde, as quatro tabelas a serem desenvolvidas, e tarjetas de papel para apresentar os problemas elencados. A oficina ocorreu com discussões coletivas sobre os problemas encontrados e priorizados, preenchimento das tabelas e tarjetas, culminando com as apresentações dos relatores dos 15 problemas encontrados pelos grupos.
Objetivo e período de Realização Descrever o desenvolvimento de uma oficina proposta pela disciplina Seminários de Acompanhamento I para elencar o objeto de estudo do discente, a partir da realidade de seu território de atuação. Realizado no dia 19 de abril de 2024, no auditório do Centro de Referência de Assistência Social II, na cidade de Acaraú no estado do Ceará.
Resultados A oficina iniciou com uma discussão de grupo que foi disparada pela leitura do perfil do território. Cada grupo identificou e elencou cinco problemas prioritários. Em seguida, os grupos hierarquizaram e analisaram os cinco problemas, através de critérios construídos a partir da categorização das variáveis: valor político, governabilidade, eficácia e custo do adiamento. Na terceira etapa esses problemas foram classificados conforme sua natureza, com cinco grandes categorias: suficiência e qualidade dos serviços existentes; limitações relativas ao acesso às ações e serviços de saúde, em todos os âmbitos; problemas relativos a Recursos Humanos, organizativos e governança, relacionados às relações entre gestores e destes com a sociedade em geral. Na etapa final, consolidaram-se os trabalhos construídos, através da matriz GUT (G: gravidade, U: urgente e T: tendência). O grau de prioridade foi definido conforme a pontuação da multiplicação (G x U x T). Portanto, com os conceitos das categorias já bem definidos, as notas foram atribuídas e definido um problema prioritário: Fragilidade da atenção à saúde de pessoas com deficiência na equipe/município com 125 pontos.
Aprendizado e Análise Crítica A oficina permitiu aos participantes explorarem e conhecerem as diferentes redes de apoio existentes dentro do próprio território, assim como possibilitou identificar problemas sob a ótica de diversos atores da comunidade. A prática de oficina incentivou ativamente a participação popular, aprendizado prático, troca de experiências, resolução de problemas e fortalecimento da comunidade. Constatou-se que a utilização desta ferramenta foi eficaz para promover e discutir os princípios do Sistema Único de Saúde e sua aplicabilidade na saúde coletiva, uma vez que é crucial para a promoção da saúde pública e a prevenção de doenças.
Referências
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Brasileiro de 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.
Fonte(s) de financiamento: nenhum
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