04/11/2024 - 17:20 - 18:50 RC9.4 - Planejamento em Saúde no Brasil: estratégias, ferramentas, resultados e desafios |
51049 - IDENTIFICAÇÃO, CATEGORIZAÇÃO, HIERARQUIZAÇÃO E PRIORIZAÇÃO DOS PROBLEMAS RELACIONADOS AO PLANEJAMENTO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA MUNICIPAL LUÍS MIGUEL FERNANDES DE SOUZA - UVA, FRANCISCO ROSEMIRO GUIMARÃES XIMENES NETO - UVA, MARIA DO SOCORRO DE ARAÚJO DIAS - UVA, MARISTELA INÊS OSAWA CHAGAS - UVA, LAYSE FERNANDES QUEIROZ VASCONCELOS - UFC, FRANCISCO JEAN DIEGO DE ABREU PAIVA - UVA, ROSÂNGELA SOUZA CAVALCANTE - UVA, BENEDITA TATIANE GOMES LIBERATO - UVA, LUIZA JOCYMARA LIMA FREIRE DIAS - UFC, FRANCISCO WILLIAN MELO DE SOUSA - UNINTA
Contextualização No contexto da Saúde Pública e da Saúde Coletiva, a Assistência Farmacêutica desempenha um papel fundamental na garantia do acesso racional e seguro aos medicamentos (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE, 2020). A complexidade dos problemas enfrentados nesse setor requer uma abordagem colaborativa e sistemática para identificação e resolução, para a garantia do acesso efetivo ao medicamento, sobretudo o básico, que é disponibilizado nas unidades de Atenção Primária à Saúde. Em resposta a esta necessidade, foi realizada uma oficina no município de Sobral para profissionais da Assistência Farmacêutica, focada em identificar, categorizar, hierarquizar e priorizar os principais problemas enfrentados.
Para tal foi utilizada a Matriz GUT, uma ferramenta que prioriza problemas ou ações a serem resolvidas em uma organização. A matriz leva em consideração três critérios principais: Gravidade, Urgência e Tendência (GUT). Gravidade refere-se ao impacto do problema caso não seja resolvido; Urgência se refere ao tempo disponível para resolver o problema antes que ele cause maiores impactos; e Tendência diz respeito ao potencial de crescimento do problema ao longo do tempo (PEREIRA, 2020).
Descrição da Experiência Inicialmente foi realizada uma oficina, na Escola de Saúde Pública Visconde Sabóia, com a participação de dezesseis profissionais farmacêuticos, como uma atividade demandada da disciplina Seminário de Acompanhamento I, do Mestrado Profissional em Saúde da Família, da RENASF/Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
Durante a oficina, foram utilizadas diversas metodologias participativas para garantir que todos os presentes contribuíssem ativamente nas discussões. As atividades incluíram listagem e identificação de problemas, hierarquização de problemas, identificação de causas e utilização da Matriz GUT para priorização.
Os profissionais farmacêuticos presentes foram divididos em dois grupos de oito, durante as quatro etapas. No primeiro momento os grupos elencaram cinco problemas prioritários e suas evidências. Em um segundo momento, os problemas elencados foram hierarquizados por meio de critérios de seleção (valor político, governabilidade, eficácia e custo de adiamento). Já no terceiro momento foi definido causa para os problemas listados e agrupamento segundo sua natureza. No quarto momento foi utilizada a matriz GUT para priorização dos problemas a serem enfrentados e, por último, os problemas elencados dos dois grupos foram unificados e, por meio de consenso interativo foram definidos os principais problemas.
Objetivo e período de Realização O objetivo da experiência é o de promover a melhoria da Assistência Farmacêutica por meio da identificação sistemática dos problemas, priorização das intervenções necessárias e desenvolvimento de estratégias de ação eficazes. A experiência se deu no mês de abril de 2024.
Resultados Utilizando critérios como valor político, exequibilidade, governabilidade, eficácia e custo de adiamento, os problemas identificados foram: a falta de padronização dos fluxos nas farmácias; a instabilidade no sistema de gerenciamento de medicamentos; a contratação de profissionais sem capacitação; a ausência de farmacêuticos nos Centros de Saúde da Família; e a comunicação ineficaz entre coordenação e profissionais da Assistência Farmacêutica.
As causas dos problemas foram agrupadas em categorias como recursos humanos, organizativos e governança, destacando as áreas que precisam de intervenção específica. As principais causas dos problemas elencados foram a falta de Procedimentos Operacionais Padrão (POP); inexistência de reuniões pré-agendadas; déficit do número de trabalhadores; gerenciamento de recursos para investimento na manutenção do sistema; seleção de profissionais com experiências; poucos recursos financeiros; e sobrecarga de atividades.
Na quarta etapa foi utilizada a Matriz GUT para ajudar a priorizar os problemas com base em sua gravidade, urgência e tendência, sendo apontado como principal, a contratação de profissionais sem capacitação (GUT de 125).
Aprendizado e Análise Crítica A utilização da ferramenta GUT proporcionou uma abordagem participativa e sistemática, que pode revelar problemas críticos e suas causas subjacentes, permitindo o desenvolvimento de estratégias de intervenção mais eficazes na Estratégia Saúde da Família para a organização da Assistência Farmacêutica.
Referências PEREIRA, Ana. Utilização da Matriz GUT na gestão de problemas organizacionais. Disponível em: http://www.exemplo.com/matriz-gut. Acesso em: 7 jun. 2024.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Ministério da Saúde. Assistência Farmacêutica: gestão e práticas para o fortalecimento do cuidado. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.
Fonte(s) de financiamento: NENHUMA
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