Roda de Conversa

04/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC9.3 - Metodologias e Experiências no Planejamento e Avaliação na Atenção Primária à Saúde

53445 - MATRIZ AVALIATIVA DO VÍNCULO LONGITUDINAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE - MAVIL: MÉTODO DE AVALIAÇÃO PARA O NÍVEL LOCAL
ELENICE MACHADO DA CUNHA - EPSJV/FIOCRUZ, JOSÉ MUNIZ DA COSTA VARGENS - FIOCRUZ, GABRIELA RIEVERES BORGES DE ANDRADE - UFGD, MARCIO CANDEIAS MARQUES - EPSJV/FIOCRUZ, GISELE O'DWYER - ENSP/FIOCRUZ, GRACIA MARIA DE MIRANDA GONDIM - EPSJV/FIOCRUZ, ANA LUIZA TAVARES ROCHA - EPSJV/FIOCRUZ, JULIO CEZAR MACHADO ZEFERINO - EPSJV/FIOCRUZ, LUCAS LOPES DO COUTO - UFF


Contextualização
A Matriz Avaliativa do Vínculo Longitudinal (MAVIL) é um método, em processo de validação, voltado para o momento e o espaço das relações, onde o cuidado acontece. A finalidade do seu desenvolvimento é a disponibilização, para gerentes das equipes de APS, gestores municipais e estudiosos da área, de instrumental representativo das diretrizes previstas para a APS, conciso em relação ao quantitativo de itens, simples na sua aplicação e na compreensão dos seus resultados.
A MAVIL tem por fundamento o conceito de vínculo longitudinal, compreendido como “relação duradoura entre pacientes e profissionais da equipe de APS, que se traduz na utilização da Unidade Básica de Saúde (UBS) como fonte regular de cuidados ao longo do tempo, para os vários episódios de doença e também para os cuidados preventivos (1). A construção do conceito deu-se no âmbito da discussão da institucionalização da avaliação na APS no SUS (2) e ocorreu a partir de estudo de revisão sobre longitudinalidade e continuidade do cuidado (longitudinality; continuity of care) (1). Em sequência identificou-se três dimensões na composição do conceito: 1- Reconhecimento da equipe de saúde e da UBS como fonte regular de cuidados, 2 - Relação interpessoal profissional/paciente, e 3 - Continuidade da Informação.

Descrição da Experiência
Para a conformação da MAVIL foram identificados critérios representativos das três dimensões do conceito, para os quais elegeram-se indicadores e definiram-se as questões, algumas elaboradas pela equipe e outras tendo por referência instrumentos existentes, como o PCA_Tool (1,3).
Após validação de construto, conteúdo e aparência, a MAVIL se conformou em um conjunto de 12 critérios, 21 indicadores e respectivas questões e itens de verificação, dispostos em dois instrumentos: questionário com vinte questões referentes aos indicadores das Dimensões 1 e 2, para entrevista com os pacientes; formulário com 23 itens de verificação, referentes aos indicadores da Dimensão 3, para revisão do prontuário do paciente entrevistado (3).
Em sequência ocorreu a aplicação da MAVIL em um território da cidade do Rio de Janeiro, possibilitando a validação estatística. Para essa etapa definiu-se pontuação das questões e itens do conjunto de indicadores de cada dimensão: 35 para a dimensão 1; 150 para a dimensão 2 e; 130 da dimensão 3- totalizando 315 pontos. Estabeleceu-se que, para a aplicação da MAVIL, em cada município seriam selecionadas, no mínimo, duas UBS que atendessem aos critérios de alta cobertura e equipes implantadas há mais de dois anos. O desempenho de cada UBS seria mensurado a partir da multiplicação das pontuações pelo quantitativo amostral acrescida da análise descritiva dos dados (4).

Objetivo e período de Realização
Após validação estatística a MAVIL foi aplicada em UBS de dois municípios, Dourados (MS) e Caruaru (PE); uma Comunidade Virtual foi criada como ferramenta de apoio para discussão e divulgação do método. O objetivo deste relato é apresentar a MAVIL como instrumento de avaliação da APS com destaque para as estratégias de aplicação e resumo dos resultados da aplicações recentes, ocorridas entre outubro de 2021 e julho de 2022.

Resultados
O método MAVIL tem como condição traçadora pacientes com hipertensão e/ou diabetes; para definição da amostra constam como critérios: maiores de 18 anos cadastrados na UBS há mais de dois anos. A aplicação do questionário dura cerca de sete minutos, ocorre na unidade ou em visita domiciliar. A revisão do prontuário é posterior à entrevista; sendo objeto de análise os dois anos anteriores à entrevista subdivididos em quatro períodos de seis meses.
Em Dourados a dimensão 1 foi a de melhor desempenho em ambas as UBS. Contudo, houve diferença significativa para a dimensão dois, resultado que pode estar relacionado aos diferentes tipos de equipe adotados, posto que em uma das UBS estava implantada a modalidade de equipe de Atenção Primária; Para a dimensão três os resultados foram baixos e mais parecidos entre as unidades. Em Caruaru a análise dos dados apontaram para o melhor desempenho da dimensão dois e resultados similares aos de Dourados no que diz respeito à dimensão três. O desempenho da dimensão 1 ficou em torno de 70% para ambas as unidades. Resultados pelos critérios e indicadores possibilitam melhor detallhamento do perfil de vínculo e estão disponíveis.

Aprendizado e Análise Crítica
Resultados das aplicações suscitaram questões, em especial sobre o real perfil de vínculo no território e sobre elementos que se constituem em nós críticos para a continuidade da informação, uma das dimensões do vínculo longitudinal, cujas pontuações foram baixas e similares nos diferentes campos. O método MAVIL identifica situações que se constituem em dificuldades para o vínculo longitudinal nos serviços de APS e mostra-se útil para subsidiar profissionais na solução dessas dificuldades. Contudo, para que o método MAVIL esteja totalmente validado e disponibilizado novas aplicações são necessárias, principalmente para que se possa identificar um padrão de vínculo longitudinal para a os serviços de APS no SUS.
A Comunidade virtual, desenvolvida em ferramenta web colaborativa e software livre, implantada no ambiente da instituição que sedia a pesquisa, atende aos requisitos de segurança, confidencialidade e disponibilidade. Apresenta função de repositório das produções e dos roteiros do método. Contudo para que cumpra a função a que se propõe são necessários: ajustes na navegação, aplicação online do cálculo da amostra, integração com a ferramenta R e automatização para a saída de relatórios - atividades que já estão previstas no cronogrma do projeto.

Referências
1- Cunha EM, Giovanella L. Longitudinalidade/continuidade do cuidado: identificando dimensões e variáveis para a avaliação da Atenção Primária no contexto do sistema público de saúde brasileiro. Cien e Saude Colet. 2011;16 Supl. 1:1029-104
2- Cunha EM, et. al. Matriz Avaliativa do Vínculo Longitudinal na Atenção Primária: processo de validação por especialistas. Cad. saúde colet.  [Internet]. 2017; 25( 2 ): 249-258.
3- Leiyushi DRPH, Starfield B, Xu J. Validating the Adult Primary Care Assessment Tool. J. Fam. Pract. 2001; 50:161-175
4- Cunha EM, et. al. Matriz Avaliativa do Vínculo Longitudinal na atenção primária em saúde: validação estatística em um território de saúde do Município do Rio de Janeiro, Brasil. Cadernos de Saúde Pública [online]. 2021, v. 37, n. 7
CUNHA EM, et al. Sensibilidade, aplicabilidade e reprodutibilidade da Matriz Avaliativa do Vínculo Longitudinal na APS. Relatório de pesquisa. Edital Produtos Inovadores/Fiocruz. 2022

Fonte(s) de financiamento: Edital Produtos Inovadores/Fiocruz


Realização:



Patrocínio:



Apoio: