50752 - LEVANTAMENTO DE DEMANDAS DOS PROBLEMAS DE UMA EQUIPE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DA ZONA RURAL DE CARIRÉ, CEARÁ. FRANCISCO JEAN DIEGO DE ABREU PAIVA - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA, FRANCISCO ROSEMIRO GUIMARÃES XIMENES NETO - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA, MARIA DO SOCORRO DE ARAÚJO DIAS - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA, MARISTELA INÊS OSAWA CHAGAS - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA, LUÍS MIGUEL FERNANDES DE SOUZA - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA, LAYSE FERNANDES QUEIROZ VASCONCELOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC, ROSÂNGELA SOUZA CAVALCANTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA, BENEDITA TATIANE GOMES LIBERATO - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA, LUIZA JOCYMARA LIMA FREIRE DIAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC, FRANCISCO WILLIAN MELO DE SOUSA - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA
Contextualização O planejamento das ações e serviços de saúde ofertados no território pela equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) é fundamental para um melhor desempenho e efetividade destas, sobretudo para uma resolubilidade dos problemas, demandas e necessidades das famílias, sujeitos e comunidades. Sendo necessário muitas vezes a utilização de ferramentas de planejamento que deem conta da organização do processo de trabalho e planejamento das ações da ESF com base na concepção de território-sanitário, que segundo Ximenes Neto (2007) é o “[...] território usado, com toda sua simbologia, identidade, sentimento de pertencimento, relações sociedade-natureza, historicidade e organicidade local, envolvendo o lócus e seus determinantes [...]”.
Assim, durante a disciplina Seminário de Acompanhamento I, do Mestrado Profissional em Saúde da Família, da RENASF/Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) foi proposta atividade no território da aplicação da matriz GUT para a definição de prioridades em saúde. Esta ferramenta gerencial é utilizada para priorizar a tomada de decisão, levando em consideração a gravidade, a urgência e a tendência do evento relacionado, aspectos centrais dos problemas que dão origem ao acrônimo GUT, assim, a partir dessas variáveis, o gestor pode agir com base em um escalonamento, identificando quais complicações devem ser resolvidas primeiro (Meireles, 2001).
Descrição da Experiência A aplicação da Matriz GUT se deu a partir de uma oficina inicialmente no Centro de Saúde da Família de Alto dos Honório, zona rural de Cariré – CE, distante 16 Km da sede, composto por uma equipe da ESF. Compareceram à oficina 12 participantes entre funcionários e usuários do sistema local de saúde. A oficina foi realizada em quatro etapas que foram: inicialmente os participantes definiram a listagem nominal dos problemas prioritários encontrados no território da ESF, assim como as evidências as quais eles estavam relacionados. Em seguida, ocorreu a hierarquização dos problemas seguindo os critérios de valor político e exequibilidade, quanto a governabilidade, eficácia e custo de adiamento dos problemas apontados na etapa anterior em que foram classificados em “alto”, “médio” ou “baixo”, organizando-os por ordem de prioridade. Na terceira fase da oficina, foram descritas as principais causas e o agrupamento dos problemas segundo sua natureza, os quais poderiam estar relacionados quanto à suficiência e qualidade dos serviços existentes na unidade de saúde, às limitações relativas ao acesso às ações e serviços de saúde, relativos a trabalhadores da saúde, organizativo e à governança/relações. E, por fim, na quarta etapa realizou-se a priorização dos problemas por meio da matriz que calcula a relação entre Gravidade, Urgência e Tendência (GUT).
Objetivo e período de Realização A intervenção buscou identificar os problemas de saúde encontrados no território da ESF para o incremento do processo de trabalho e planejamento das ações. A Oficina foi realizada durante os meses de abril e maio de 2024.
Resultados Com a realização da oficina foram identificados e classificados cinco problemas principais por ordem de prioridade por meio dos critérios de seleção e sua respectiva pontuação na matriz GUT, que são: insuficiência de medicamentos básico para dispensação; baixa cobertura dos exames laboratoriais; inexistência de profissionais da e-multi; inexistência de ações de promoção da saúde; e, pouca quantidade de materiais e insumos de manutenção e uso contínuo da unidade. As principais evidências, sejam elas qualitativas ou quantitativas, que levaram a priorização dos problemas foram: a escassez de determinados medicamentos recebidos pela farmácia da unidade; quantidade reduzida de materiais entregues pelo almoxarifado central; trabalhadores da saúde insuficientes para o desenvolvimento das diversas ações no CSF e no território; elenco e quantitativo limitado de exames ofertados mensalmente pelo CSF; e, maior demanda de atendimento às condições assistenciais curativistas, em detrimento as ações de prevenção de riscos, agravos e doenças, educação e promoção da saúde, respectivamente. Sendo o problema priorizado a insuficiência de medicamentos básico para dispensação.
Aprendizado e Análise Crítica No desenvolvimento da oficina podem ser pontuados como facilidades o acesso ao local de realização da oficina, a comunicação efetiva e eficaz, participação ativa da equipe, material utilizado de fácil compreensão, o interesse dos participantes em identificar os problemas de saúde do território e a disposição para a resolubilidade dos problemas no território-sanitário. Dentre as dificuldades foram identificadas as seguintes: a ausência de participação da Gestão Sanitária na oficina; pouca representação de usuários da comunidade; e a demanda excessiva de atendimentos que interferiu que todos da equipe participassem.
Faz-se necessário um planejamento organizativo mais eficiente e efetivo considerando-se os aspectos relacionados à qualidade das ações e serviços ofertados e a resolubilidade dos problemas, demandas e necessidades do território-sanitário.
Referências XIMENES NETO, F. R. G. Gerenciamento do território na Estratégia Saúde da Família: o processo de trabalho dos gerentes. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2007.
MEIRELES, Manuel. Ferramentas administrativas para identificar, observar e analisar problemas: organizações com foco no cliente. São Paulo: Arte & Ciência, 2001.
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