Roda de Conversa

04/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC9.1 - Desafios para a construção dos instrumentos de gestão do SUS

53238 - CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO RESPONSIVA DE COMPETÊNCIAS INTERPROFISSIONAIS PARA A GESTÃO DO CUIDADO NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE
MARCOS AGUIAR RIBEIRO - UVA, ISABEL CRISTINA KOWAL OLM CUNHA - UNIFESP, IZABELLE MONT‘ALVERNE NAPOLEÃO ALBUQUERQUE - UVA, RICARDO BURG CECCIM - REDE UNIDA, MARIA ROCINEIDE FERREIRA DA SILVA - UECE, CARLOS LEONARDO FIGUEIREDO CUNHA - UFMA, FRANCISCO ROSEMIRO GUIMARÃES XIMENES NETO - UVA, ANA SUELEN PEDROZA CAVALCANTE - UECE, ANA BEATRIZ OLIVEIRA DO NASCIMENTO - UVA


Apresentação/Introdução
A gestão do cuidado representa a oferta de tecnologias em saúde, coerentes com as necessidades singulares dos usuários. A multiplicidade da gestão do cuidado atravessa as dimensões individual, familiar, profissional, organizacional, sistêmica e societária, de forma a buscar superar coexistência, e muitas vezes a predominância, de modelos fragmentados, uniprofissionais, centrados na doença (Cecilio, 2011).
Deste modo, a prática profissional na Atenção Básica à Saúde (ABS), por diversas vezes, é sufocada pelo atendimento biomédico à demanda espontânea. Assim, para essa mudança no modelo de atenção faz-se necessária a ressignificação das práticas dos profissionais da saúde por meio do desenvolvimento de competências alicerçada em uma perspectiva colaborativa e interprofissional (Ribeiro et al., 2019).
As competências são um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, que apresentam a capacidade de promover benefícios para o sistema de saúde, trabalhadores e usuários, colaborando para a a resolução de problemas e para a formação e prática profissional (Fleury; Fleury, 2001). A partir de então, é essencial a construção de processos avaliativos que apoiem de forma construtivista e formativa (Guba; Lincoln, 2011).


Objetivos
Construir uma matriz de competências interprofissionais para a gestão do cuidado na ABS e a partir de então, desenvolver um instrumento de avaliação de competências interprofissionais para a gestão do cuidado no âmbito da ABS, alicerçado uma perspectiva de avaliação construtivista-responsiva proposto por Guba e Lincoln (2011)

Metodologia
Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e metodológico, organizada nas seguintes etapas: fundamentação do constructo por meio de uma fase exploratória com entrevistas semiestruturadas com profissionais da ABS e Revisão Sistemática; Metassíntese dos estudos incluídos; Construção e Validação da Matriz de Competências e Construção do Instrumento de Avaliação. Para subsidiar o constructo, a Revisão Sistemática foi realizada nas bases: MEDLINE/PUBMED, WEB OF SCIENCE, CINAHL, SCOPUS, Cochrane Library, Biblioteca Virtual da Saúde, Scielo, PsycInfo, ERIC e Google Scholar. A metassíntese da Revisão foi feita por análise temática com suporte do software NVIVO11. A partir de então, foi construído perfil de competências, que foi validado com trabalhadores da ABS por meio da técnica Delphi e análise por meio de índice de Validação de Conteúdo (IVC). Assim, foi definido o constructo e iniciou-se a decomposição dos itens, situações problema e ilustrações para a elaboração do Instrumento de Avaliação. O instrumento de avaliação teve como referencial teórico-metodológico a avaliação construtivista-responsiva. O estudo tem parecer favorável do Comitê de Ética e Protocolo PROSPERO.

Resultados e Discussão
As entrevistas e a metassíntese da revisão sistemática possibilitaram a construção de uma matriz com 52 competências interprofissionais para a gestão do cuidado decomposto em um instrumento de avaliação situações problema e ilustrações que permitem o mergulho em um cenário, de modo que sua aplicação possibilita a abertura de um círculo hermenêutico-dialético que permite o desenvolvimento de uma avaliação de quarta geração. As competências interprofissionais foram organizadas nos seguintes domínios: cuidado individual, cuidado familiar/territorial, atuação profissional, impacto organizacional, efeitos de rede, efeitos políticos. As competências interprofissionais sistematizadas compreendem a centralidade do usuário em uma perspectiva transversal a todos os domínios. O domínio ‘cuidado individual’ agrega competências interprofissionais ancoradas no cuidado centrado no usuário e no reconhecimento da necessidade de desenvolvimento de ações e entregas coerentes com a singularidade do sujeito. O domínio ‘familiar/territorial’, reconhece a pluralidade da família e seus elementos simbólicos e contextuais. Os domínios ‘atuação profissional’ e ‘impacto organizacional’ refletem o encontro do pensar, sentir e agir na fronteira interprofissional, por meio de uma comunicação efetiva, dialogicidade e do sentimento de coletividade, atravessadas pela afetividade, respeito, confiança e resiliência. O domínio ‘efeitos de rede’ reforça a necessidade do compartilhamento do cuidado. O domínio ‘efeitos políticos’, relaciona-se aos movimentos de defesa e militância por políticas públicas promotoras de emancipação, justiça social e direito à vida, bem como por uma saúde pública e universal, onde os usuários acessem de forma equitativa e qualificada os serviços e ações de saúde ofertados.

Conclusões/Considerações finais
Para o desenvolvimento da gestão do cuidado na ABS precisa-se atravessar os domínios cuidado individual, cuidado familiar/territorial, atuação profissional, impacto organizacional, efeitos de rede, efeitos políticos; de maneira a desenvolver competências interprofissionais. Deste modo, a tese proposta foi alcançada uma vez que foram desveladas as competências interprofissionais para a gestão do cuidado às condições crônicas na ABS, o que subsidiou a construção de um instrumento avaliativo, influenciado por referenciais de avaliação construtivista-responsiva. Foi construído o Instrumento de Avaliação de Competências Interprofissionais para a Gestão do cuidado na ABS com 6 domínios e 52 competências. Esta pesquisa reforça a necessidade de processos avaliativos construtivistas e da mudança no modelo de atenção para uma prática centrado na pessoa, alicerçada em uma perspectiva colaborativa e interprofissional.

Referências
Cecilio, L. C. O. Apontamentos teórico-conceituais sobre processos avaliativos considerando as múltiplas dimensões da gestão do cuidado em saúde. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 15, n. 37, p. 589-599, 2011.
Fleury, M. T. L.; Fleury, A. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 5, n. spe, p. 183-196, 2001.
Guba, E.; Lincoln, Y. Avaliação de quarta geração. Campinas: Editora Unicamp; 2011.
Ribeiro, M. A. et al. Organização do cuidado às condições crônicas na Atenção Básica à Saúde de Sobral-CE: avaliação de processo na perspectiva de gestores. ABS EM REVISTA, v.1, n. 1, p. 29–38, 2019

Fonte(s) de financiamento: Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico


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