Roda de Conversa

06/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC8.30 - Construindo o SUS através de uma perspectiva formativa

53257 - A CONSTRUÇÃO DO CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM COMPETÊNCIAS CLÍNICAS PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM NA PRIMEIRA INF NCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PARCERIA EEUFMG, COREN-MG E SES-
DELMA AURÉLIA DA SILVA SIMÃO - UFMG, ANA FLÁVIA CARVALHO MARTINS, MARIA DO SOCORRO PACHECO PENA, LÍRICA SALLUZ MATOS, TÉRCIA MOREIRA RIBEIRO DA SILVA RIBEIRO - UFMG, RAISSA SILVA SOUZA, PATRICIA PINTO BRAGA, AMANDA RODRIGUES GARCIA PALHONI, NGRID AUGUSTA DE OLIVEIRA - UFMG, NATÁLIA OLIVEIRA DIAS


Contextualização


A promoção do crescimento e desenvolvimento na primeira infância atingi o eixo norteador da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), do Marco Legal da Primeira Infância e está prevista nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização Mundial da Saúde da qual, o Brasil é signatário. Isto fomenta a assistência desde o pré-natal até ao longo do crescimento e desenvolvimento. É essencial, que o enfermeiro esteja preparado para ações de vigilância à saúde, de promoção de hábitos de vida saudável, e intervenção precoce e em tempo oportuno. Porém, esse cuidado ainda enfrenta desafios na efetivação de uma assistente que avalie as necessidades não só de saúde, mas socioemocionais e de segurança da criança e sua família. Nesta perspectiva, a Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG) com o Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (COREN-MG) e a Secretaria de Estado Saúde de Minas Gerais (SES-MG), busca promover um curso baseado em evidências científicas e simulação realística. O curso busca fortalecer competências clínicas e boas práticas de atendimentos para a criança, além de capacitar enfermeiros para atuarem como multiplicadores de uma assistência qualificada, tanto na saúde pública, quanto na suplementar ou privada, bem como a consolidação das parcerias e os primeiros resultados e as nossas expectativas.


Descrição da Experiência
Trata-se de uma ação extensionista, vinculada ao Programa Primeira Infância Plena da EEUFMG. O GT criança é composto por 16 docentes enfermeiros, vinculados a instituições de ensino federais e privadas, com expertises em diferentes áreas da Saúde da Criança. Dentre os docentes do curso, 20% possuem mestrado e 80% doutorado e mestrado, sendo que 40% desses últimos, possuem pós-doutorado em suas respectivas áreas. Além disso, atuam no grupo dois monitores, que são estudantes do Curso de graduação em Enfermagem da EEUFMG.
A carga horária do Curso é de 172 horas, 92 horas de teoria e 84 horas de prática. As aulas teóricas são online semanalmente, às sextas-feiras, das 8h00 às 17h00. Já as atividades práticas são realizadas de duas maneiras distintas, a saber: um encontro prático de 8 horas sobre habilidades práticas na consulta de puericultura, prevenção de acidentes e suporte básico de vida e outros dois encontros 40 horas, nos quais serão realizados treinos de habilidades práticas referentes aos conteúdos teóricos e sessões de simulação clínica realística. Encerradas as etapas de formação da turma, cada aluno terá um ano para implementar e descrever os resultados do projeto de intervenção local que visa a formação dos enfermeiros de nível local, com repercussões no cotidiano da assistência às crianças na primeira infância.



Objetivo e período de Realização
O curso possui o objetivo central de formar enfermeiros multiplicadores de uma boa prática clínica de enfermagem em saúde da criança e família, baseada em evidências científicas atualizadas. Além de buscar promover habilidades e contribuir com instrumentos que fomentem a prática dos enfermeiros no cuidado em puericultura e avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças na primeira infância. O Curso iniciou em 29 de março de 2024, com término planejado para meados de 2025.


Resultados
O curso obteve 34 inscrições de enfermeiros, dos quais 6 foram desclassificados devido a documentação incompleta, ao final, totalizou 28 inscritos, com 26 alunos regulares. O curso alcançou 18 municípios de Minas Gerais, sendo esses São Sebastião do Oeste (1), Lagoa Santa (1), Contagem (3), Divinopolis (7), Vespasiano (1), Belo Horizonte (1), Jequitinhonha (1), Carmo do Cajuru (1), Teofilo Otoni (3), Carmesia (1), Coronel Fabriciano (1), Ouro Preto/Mariana (1), Brumadinho (1), Ibirite (1), Varzea da Palma (1), Leandro Ferreira (1) e Carlos chagas (2). Dos 28 enfermeiros, 24 atuam em Secretarias Municipais de Saúde (SMS), 1 atua em Presídio Feminino, 1 em Hospital Municipal/Centro Materno Infantil, e 1 no Centro de Atenção Especializada em Cardiopediatria. Ou seja, o curso conseguiu alcançar enfermeiros atuantes em diferentes setores e regiões de Minas Gerais. Isso criará condições para identificar as principais necessidades de atualização e capacitação de enfermeiros atuantes na assistência em saúde da criança e possibilitará também a interiorização de uma atenção humanizada, integral e de qualidade para as crianças e suas famílias.


Aprendizado e Análise Crítica
Na vida profissional do enfermeiro, a qualificação e atualização é de extrema importância e deve fazer parte de sua rotina, de modo a assegurar a prestação de uma assistência qualificada, baseada em evidências científicas. Compreende-se que essa parceria criada para a construção e realização do curso corrobora para uma melhor integração e troca de experiências entre municípios no que diz respeito à atenção à criança (alguns já mais avançados em termos de atenção à criança e outros bem precários). Além de fomentar o aprendizado qualificado dos profissionais de Enfermagem atuantes na Rede Atenção à Saúde do Estado de Minas Gerais, essa proposta de formação, mediada por professores de excelência, tem se mostrado promissora enquanto ação estratégica e inovadora de prestação da gestão do cuidado e assistência às crianças na primeira infância e suas famílias.

Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança: orientações para implementação. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 180p. Disponível em: https://central3.to.gov.br/arquivo/494643/
CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM, Brasil. Nota Técnica 001/2023. Práticas Avançadas de Enfermagem no Brasil (PAE): contexto; conceitos; ações empreendidas, implementação e regulação. 2023. Disponível em: Acesso em 23 de agosto de 2023.

Fonte(s) de financiamento: Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG) junto com o Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (COREN-MG) e a Secretaria de Estado Saúde de Minas Gerais (SES-MG)


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