52933 - "TRAVESSIAS": A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES PROFISSIONAIS DE RESIDENTES DO PROGRAMA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE GESSINAYDE SILVA DE QUEIROZ - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA, LILIANA SANTOS - NSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA
Contextualização O processo de construção da identidade profissional conjuga trajetórias próprias com interações sociais e profissionais. Este estudo levanta questões relacionadas à constituição da identidade profissional de residentes participantes do Programa Residência em Saúde Coletiva com ênfase em de Planejamento e Gestão em Saúde (ISC/UFBA). Esta é uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, que se fundamenta nos estudos sobre a construção das identidades sociais e profissionais de Claude Dubar e Jorge Larrosa Bondía sobre a os saberes gerados a partir da experiência, integrando autopercepção, da formação e do trabalho de residentes do programa. Foram elaborados os seguintes objetivos específicos: identificar a autopercepção e autodescrição dos residentes em relação a seus processos identitários, trajetórias pessoais e experiências. Foram entrevistados residentes do primeiro e segundo ano que deram origem a um produto fílmico, intitulado “Travessias”.
Processo de escolha do tema e de produção da obra Residentes possuem como marca registrada a ação-reflexão diante das experiências vivenciadas. Colaborar, conduzir e promover melhorias nos serviços e processos de trabalho, nas práticas de saúde e condições de vida da população são algumas ações desenvolvidas durante a residência e que certamente contribuem na forja de determinadas experiências e por conseguinte das identidades profissionais. Nesse sentido, o trabalho de residentes assume uma posição de agente de transformação, como protagonista ativo no processo de construção de novas possibilidades junto aos serviços de saúde.
O estudo emerge diante das inquietações que o lugar da residência provoca e, principalmente, da identificação da necessidade de compreender os processos de formação identitária de residentes multiprofissionais de saúde, diante da exigência de uma reflexão e aprofundamento sobre o assunto, dado a escassez de trabalhos que explorem o tema, especialmente, sob a ótica do residente.
Objetivo e período de Realização Levantar questões relacionadas à constituição da identidade profissional, a partir da autopercepção, da experiência e do saber da experiência, considerando a biografia, as características, habilidades, modulações, competências, atribuições, as interações sociais e o trabalho. O trabalho foi construído e apresentado em 2022, como conclusão do período de residência do programa.
Descrição da Produção Foram selecionados cinco residentes e coletado depoimentos em gravações audiovisuais, com o propósito de produzir um filme curta metragem, num formato de documentário, com o título “Travessias”. O produto fílmico tece narrativas sobre como as experiências operacionalizam o processo de constituição identitária a partir de três categorias de análise: Trajetória pessoal, formação e experiência profissional.
Análise crítica da obra Este trabalho não se detém a fazer uma síntese definitiva acerca da construção das identidades de residentes, mas sim, busca narrar e discutir o processo de constituição de suas identidades profissionais, a partir da sua experiência singular ao longo deste percurso. Tecemos narrativas que se inspiram na proposta de Dubar sobre identidade profissional como uma combinação de trajetórias pessoais e biográficas e interações sociais e profissionais, e do Bondía sobre a experiência. Essa conjunção das múltiplas experiências forma uma experiência coletiva, que pode ser comparada a uma escala de modulações, na qual o narrador move-se em variação de profundidade, de frequência e de intensidade.
Referências DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Tradução. Anette Pierrette R. Botelho e Estela Pinto R. Lamas. Portugal: Porto editora, 1997.
DUBAR, Claude. Socialização e construção de identidades. Tradução-livre Adir Luiz Ferreira. L’identité, l’individu, legroupe, lasociété. Jean-Claude Ruano-Borbalan. Auxerre: Ed. SciencesHumaines, 1998
KRUPPA, Sonia M. Portella. Sociologia da educação. São Paulo: Cortez, 1994
BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp.20-28. ISSN 1413-2478.
Fonte(s) de financiamento: Financiamento próprio
|