Roda de Conversa

06/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC8.30 - Construindo o SUS através de uma perspectiva formativa

50502 - TERRITÓRIOS SAUDÁVEIS, SUSTENTÁVEIS E SOLIDÁRIOS: INTEGRANDO ENSINO E PESQUISA AGROECOLÓGICA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE
FÁTIMA CRISTINA CUNHA MAIA SILVA - FIOCRUZ BRASÍLIA, ANDRÉ LUIZ DUTRA FENNER - FIOCRUZ BRASÍLIA, GISLEI SIQUEIRA KNIERIM - FIOCRUZ BRASÍLIA, VIRGINIA DA SILVA CORREA - FIOCRUZ BRASÍLIA, MANUELA FERREIRA DE SABOIA LIMA - FIOCRUZ BRASÍLIA, ANA PAULA ANDRADE SILVA MILHOMEM - FIOCRUZ BRASÍLIA


Contextualização
Este relato de experiência se insere nas ações do Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT), da Fundação Oswaldo Cruz Brasília que desenvolveu e coordenou no período de 2021/2022, em Brasília, o Curso de Especialização e Livre de Cultivo Biodinâmico de Plantas Medicinais em Agrofloresta na Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis no Distrito Federal em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF).
Ao promover a formação dos(as) trabalhadores(as) o Curso buscou fornecer conhecimentos e habilidades necessárias para o cultivo de hortos biodinâmicos e plantas medicinais livres de agrotóxicos e adubos químicos, e assim, disponibilizar para o Sistema Único de Saúde (SUS) plantas medicinais cultivadas de forma sustentável. Além de promover uma abordagem holística à saúde, educando sobre as plantas e seus múltiplos usos. Os hortos medicinais biodinâmicos de plantas medicinais no SUS não só fortalecem a saúde da comunidade, mas também conscientizam sobre a preservação ambiental, o uso sustentável dos recursos naturais e promovem uma conexão significativa entre a promoção da saúde da população atendida pela SES/DF.


Descrição da Experiência
O Curso abordou teorias e práticas sobre agricultura biodinâmica, além da estratégia pedagógica adotada para a implantação de hortos biodinâmicos agroflorestais na produção de plantas medicinais. A Coordenação Político Pedagógica (CPP) precisou reorganizar os Cursos, em face da pandemia Covid-19. A formação teórica foi concentrada nos primeiros meses de Curso e a prática de plantio foi repensada e concretizada de forma individual durante o Tempo Comunidade (TC) e compartilhadas no Tempo Escola (TE). Os(as) educandos(as) foram organizados(as) em Núcleo de Aprendizagem e Ensino (NAE), onde eram acompanhados por um(a) tutor(a) e se reuniam uma vez por semana, visando estudo coletivo e a organização da turma.
A partir da Pedagogia da Alternância (Nosellha, 1977) e tempos educativos, o Curso foi estruturado em 2 (dois) momentos, a saber: Tempo Comunidade (TC) e Tempo Escola (TE). A organização curricular foi desenvolvida em 2 (dois) módulos, a primeira trouxe os referenciais teóricos sobre a saúde e a prática florestal: trabalhando a Agrofloresta, Arranjos Produtivos e Saúde; A Cosmovisão e conhecimento Antroposófico; Agricultura Biodinâmica; Sistemas Agroflorestais Sucessionais; Práticas Biodinâmicas em Agrofloresta. As aulas foram ministradas mensalmente, no período de 4 (quatro) dias consecutivos, de forma síncrona e assíncrona, totalizando a carga horária em 575h/a.


Objetivo e período de Realização
Capacitar profissionais e trabalhadores(as) do campo para o cultivo de plantas medicinais de forma biodinâmica, que prioriza o respeito ao ambiente, a saúde do solo e a integração dos seres humanos com a natureza.

Resultados

Ao final 44 (quarenta e quatro) educandos(as) finalizaram o Curso de Especialização e Livre de Cultivo Biodinâmico de Plantas Medicinais em Agrofloresta na Promoção de Território Saudável e Sustentável no DF. Foram implantados 4 (quatro) hortos, a saber: Casa de Parto (São Sebastião); Centro de Referências em Práticas Integrativas em Saúde - Cerpis (Planaltina); Farmácia Viva (Riacho Fundo I) e Unidade Básica de Saúde nº 1 (Lago Norte), todos no DF.
Cabe destacar, a aplicação do instrumento em diversas áreas, como a saúde mental, que se destaca como uma possibilidade na prática no desenvolvimento de novas ferramentas de cuidado, além dos benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e as práticas integrativas e complementares em saúde.
O crescente número de profissionais habilitados e a valorização dos conhecimentos tradicionais, favorece a implantação da PNPIC no SUS, tendo assim, uma visão ampliada da promoção do cuidado integral do ser humano, considerando os aspectos emocionais, físicos, mentais e sociais, demonstrando um impacto tangível na promoção da saúde e na construção de sistemas de saúde mais resilientes e sustentáveis.


Aprendizado e Análise Crítica
O Curso reconheceu os hortos medicinais como uma experiência bem-sucedida e os seus benefícios em termos de promoção da saúde física e mental, segurança alimentar, geração de renda e aumento da participação social no ambiente dos equipamentos de saúde.
O Curso adotou uma abordagem que visava não apenas fornecer conhecimentos técnicos sobre agricultura biodinâmica, mas também sensibilizar e capacitar profissionais da saúde e agricultores para a integração dessas práticas no contexto da promoção da saúde.
Para atender às diretrizes da PPNPIC e da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF), são necessárias tecnologias de baixo impacto ambiental e cultivo sustentável. A implantação de hortos no DF, inspirados na agricultura biodinâmica e na medicina antroposófica. Ao promover a produção sustentável de fitoterápicos e serviços ambientais têm contribuído para aumentar a diversidade de espécies e fornecer matéria-prima para produção de fitoterápicos, além de servirem como espaços educativos e promoverem práticas integrativas em saúde. Esta experiência tem sido replicada em outras Unidades Básica de Saúde, como a do Rio Preto e Basevi, ambas na região norte do DF, as quais são cenários de prática da Residência Multiprofissional em Saúde da Família com ênfase na Saúde da População do Campo da Fiocruz Brasília.



Referências

BRASIL. Fundação Nacional de Saúde. Territórios sustentáveis e saudáveis: experiências de saúde ambiental territorializadas experiências e práticas / Fundação Nacional de Saúde. – 1. ed. – vol. 2 – Brasília : Funasa, 2021.
FENNER, A.L.D.; et al. Saúde dos Povos e Populações do Campo, da Floresta e das Águas. Série Fiocruz - Documentos Institucionais Coleção Saúde, Ambiente e Sustentabilidade nº 7. 2018. ISBN: 978-85-8110-068-5
NOSELLHA, P. Uma nova educação para o meio rural: sistematização e problematização da exoeriência educacional das Escolas da Família Agrícola do Movimento de Educação Promocional do Espirito Santo. Dissertação (Mestrado em Filosofia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1977.
STEINER R. Três palestras sobre pedagogia popular/ Rudolf Steiner. São Paulo: Hífen Editora e Círculo das Artes; 2019.


Realização:



Patrocínio:



Apoio: