Roda de Conversa

06/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC8.30 - Construindo o SUS através de uma perspectiva formativa

50327 - POTENCIALIDADES DO ENSINO HÍBRIDO PARA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
ANA CARLA FERREIRA GUEDES DA CRUZ - ESP-SE/FUNESA, ENEIDA GOMES FERREIRA - ESP-SE/FUNESA, ANA LÍDIA NASCIMENTO DE BARROS - DAPS/SES–SE, BRUNO DE ANDRADE SILVA - ESP-SE/FUNESA, REBECCA MARIA DE OLIVEIRA GOIS - DAPS/SES–SE, DANIELE DE ARAÚJO TRAVASSOS - ESP-SE/FUNESA, LUAN ARAÚJO CARDOZO - DAPS/SES–SE


Contextualização
A educação permanente em saúde é um desafio ambicioso e necessário. Trata-se da mais importante estratégia para o desenvolvimento do trabalho a partir das necessidades reais e atuais na sociedade. O enfrentamento da Covid-19 foi desafiador para instituições responsáveis pela Educação Permanente em Saúde (EPS), a EPS tem como eixo norteador a educação de trabalhadores da saúde no trabalho e para o trabalho, utilizando-se para tanto de metodologias problematizadoras que aproximem a teoria da prática. E em se tratando de uma Instituição Estadual a estratégia utilizada para continuar com as ações educacionais nos 75 (setenta e cinco) municípios, foi a Educação a Distância (EaD), modalidade esta flexível, capaz de atingir um número considerável da população, na qual a pessoa pode fazer seu curso no horário que lhe for mais conveniente, além de permitir acesso sem precisar se deslocar de seu domicílio e/ou ambiente de trabalho. E para isso, a Fundação Estadual de Saúde, por meio da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP/SE), criou a Gerência de Educação à Distância, e esta implantou a Plataforma EAD da ESP/SE.
Após o reestabelecimento da vida cotidiana, a necessidade Educação Permanente em Saúde permanece, porém a Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe, decidiu se reinventar ao propor um curso híbrido para reoxigenar as equipes da Estratégia de Saúde da Família.


Descrição da Experiência
Identificado pela SES/SE, a necessidade de Educação Permanente em Saúde e optou-se por realizar momentos presenciais, seguido de disponibilização de material na Plataforma para complementação da formação presencial.
O conteúdo elaborado pela SES/SE e a ESP/SE realizou a diagramação, além de gravação e edição de vídeos e inserção na Plataforma. A produção gerou dois produtos: Manual do Tutor, utilizado nos momentos presenciais e um e-book, disponibilizado na Plataforma, com links ativos para conteúdos extras que complementassem o conteúdo estudado, além de questionários estruturados para avaliação somativa.
O envio do e-mail com informações de acesso ao curso na Plataforma, só ocorreu para aqueles alunos/trabalhadores que obtiveram pelo menos 70% de frequência nas atividades presenciais. Uma vez com acesso, o aluno precisaria cumprir todas as atividades online, para emissão automática do certificado de 60 horas.
O curso autoinstrucional organizado em 04 módulos: I) Políticas Públicas de Saúde; II) Processo de Trabalho na Atenção Primária à Saúde; III) Integralidade e Longitudinalidade; IV) Integração Vigilância e Atenção Primária; com uma carga-horária total de 20 horas.
Procedimento de inscrição dos alunos ocorreu por região de saúde e a ESP/SE disponibilizou whats app, e-mail e telefone para apoio o conteúdo do curso.


Objetivo e período de Realização
Este resumo tem como objetivo relatar a experiência da oferta de curso híbrido Introdutório: Qualifica APS - Resgate da Atenção Primária à Saúde, executado pela Escola de Saúde Pública do Estado de Sergipe juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES/SE).

Resultados
O primeiro resultado interessante dessa iniciativa foi a parceria fortalecida entre a diretoria de Atenção Primária da SES/SES com a GEaD/ESP/SE, e aumento da perspectiva de oferta outros cursos nesse formato (híbrido). O segundo resultado e objeto desse relato de experiência é a produção de dois materiais didáticos, um foi disponibilizado impresso e o segundo digital. E como terceiro resultado foi os alunos trabalhadores qualificados.
Quantitativamente, o evento em tela também tem atingido êxito. Nas três regiões de saúde em que já foi operacionalizado, houve presença média 50 alunos/trabalhadores, o que resultou até o momento em mais de 150 alunos/trabalhadores atingidos.
Ao final de cada semana, os alunos/trabalhadores respondem a um questionário de satisfação sem possibilidade de identificação, onde pontuam as questões pedagógicas e operacionais do curso. Nessa senda, destaca-se que 74% dos participantes atribuem nota máxima quanto a capacidade do curso de aperfeiçoar o processo de trabalho na Atenção Primária a Saúde (APS).

Aprendizado e Análise Crítica
Ainda se encontrou uma resistência por parte dos alunos/trabalhadores, uma vez que poucos acessaram o curso digitalmente, a equipe avaliou a possibilidade de ser o tempo entre a atividade presencial e a distância, e a equipe se articulou para tentar reduzir esse tempo.
A equipe reconhece a potencialidade da estratégia educacional, por demonstrar a capacidade de atingir um número expressivo de participantes, em diferentes espaços, inclusive em seu ambiente de trabalho e localização geográfica. Além disso, o desenho pedagógico foi pensado para manutenção do aluno no curso, promovendo a adequação do conhecimento a realidade de trabalho.
Cabe destacar alguns fatores que provocam a desistência ou o não acesso ao curso e estes precisam ser levados em consideração durante o processo, a falta de habilidade com as tecnologias, falta de tempo, problemas de acesso à internet e a própria organização do participante.
Em suma, o curso QUALIFICA-APS tem atingido seu objetivo precípuo: aperfeiçoar o processo de trabalho na APS por meio do resgate da estratégia de saúde da família enquanto concepção de atenção a saúde.


Referências
LEMOS, F. M.; SILVA, G. G. A. DA. Educação Permanente em Saúde: o estado da arte.Revista Interdisciplinar de Promoção da Saúde, v. 1, n. 3, p. 207-213, 3 set. 2018.

Fonte(s) de financiamento: não se aplica


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