Roda de Conversa

06/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC8.28 - Correlações entre trabalho e formação

50912 - OCORRÊNCIAS DE LESÕES CONSEQUENTES DE ERGONOMIA INADEQUADA EM CIRURGIÕES DENTISTAS DAS UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DO IPOJUCA – PE
MARCOS ANDRÉ DE OLIVEIRA - PREFEITURA MUNICIPAL DO IPOJUCA - PE, LUCIANO ROBERTO FREITAS DA SILVA - PREFEITURA MUNICIPAL DO IPOJUCA - PE, GABRIEL RÓBSON DE FARIAS - PREFEITURA MUNICIPAL DO IPOJUCA - PE, JULIANA MUNIZ AZEVEDO - PREFEITURA MUNICIPAL DO IPOJUCA - PE, CLARIANA TAYS DOS SANTOS - PREFEITURA MUNICIPAL DO IPOJUCA - PE, ALESSANDRA DO NASCIMENTO SANTOS - PREFEITURA MUNICIPAL DO IPOJUCA - PE, ANA PAULA PERBOIRE - PREFEITURA MUNICIPAL DO IPOJUCA - PE


Contextualização
A ergonomia adequada na odontologia corresponde às medidas ocupacionais tomadas para diminuir o estresse físico e mental no consultório odontológico. Tais mudanças podem, como consequência, prevenir algumas síndromes ocupacionais relacionadas à profissão, como por exemplo, a LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Assim, se praticada de forma correta pelos Cirurgiões Dentistas, pode minimizar a incidência de lesões musculoesqueléticas, decorrentes principalmente de posturas inadequadas e movimentos repetitivos. As formas mais comuns de apresentação clínica desse tipo de agravo nesses profissionais são as hérnias de disco, tendinites, tenossinovites, síndromes do túnel do carpo, miosites e bursites. A maneira como é realizado o trabalho e a postura durante a jornada, aliados à frequência de repetições dos movimentos acabam favorecendo a ocorrência dessas lesões, em virtude da sobrecarga dos ombros, coluna cervical e membros superiores. As dores ocorrem principalmente na cervical, no pescoço, na lombar, no dorso, nos ombros e na bacia. Os equipamentos empregados e as condições ambientais podem também com o tempo, piorar ainda mais a situação. No município do Ipojuca existem atualmente 27 unidades de saúde com atendimentos odontológicos com um total de 66 profissionais na ativa.

Descrição da Experiência
Foram entrevistados no mês de maio de 2024, um total 19 Cirurgiões Dentistas que prestam serviços nas unidades de saúde do município, através de um questionário simples, conforme descrito abaixo:

1 - Há quanto tempo você exerce a profissão?

2 - Você já teve alguma lesão ou lesões decorrentes da sua atividade?

3 – Se sim, qual ou quais?

4 - Você chegou a ficar afastado do trabalho?

5 - Você chegou a fazer algum tratamento funcional ou medicamentoso?

6 – Se sim, qual ou quais?

7 - Você tomou alguma medida ou medidas para minimizar o problema?

8 – Se sim, qual ou quais?





Objetivo e período de Realização
O objetivo desse relato de experiência realizado no mês de maio de 2024, foi avaliar a incidência de lesões relacionadas ao trabalho dos Cirurgiões Dentistas do município, resultantes de ergonomia inadequada.

Resultados
Os resultados apresentados foram os seguintes: 11 profissionais Cirurgiões Dentistas (57,89%) já foram acometidos, pelo menos, por alguma lesão resultante da atividade; a tendinite (45,45%) foi o agravo de maior incidência; apenas 04 (36,36%) profissionais foram afastados do trabalho para tratamento; 4 (36,36%) fizeram tratamento só com o uso de medicamentos; 3 (27,27%) fizeram tratamento funcional com fisioterapia; 4 (36,36%) fizeram tratamento com medicamentos e fisioterapia e 08 (72,72%) tomaram alguma medida para melhorar a ergonomia na atividade laboral.

Aprendizado e Análise Crítica
A ocorrência dessas lesões é cada vez mais frequente nesses profissionais principalmente com o passar do tempo no exercício da profissão. Os cuidados com a execução dos movimentos durante as atividades laborais precisam ser constantemente policiados. Também parece necessária uma intervenção efetiva da gestão municipal, no sentido de oferecer melhores condições de trabalho, para tornar o exercício laboral mais prazeroso e ergonômico. Também é importante disponibilizar para esses profissionais atendimento fisioterápico do próprio município, para tentar diminuir os tratamentos medicamentosos que podem provocar efeitos colaterais decorrentes do uso prolongado. A implementação dessas medidas e de outras, poderá diminuir a ocorrência desses agravos de saúde. É evidente que esses profissionais estão muito suscetíveis e devem ficar atentos aos primeiros sinais de quaisquer alterações, para prevenir e, se não, tratá-las o mais cedo possível. A demora para começar os tratamentos, pode provocar o comprometimento do exercício da profissão, diminuindo o tempo de atividade laboral. É importante também que o ambiente de trabalho disponha de mobiliários, equipamentos e instrumentais mais modernos do ponto de vista da ergonomia, que permitam uma atividade laboral mais adequada às necessidades dos profissionais, objetivando minimizar o processo de fadiga no trabalho.








Referências
Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal do Ipojuca - PE, Brasil.


Realização:



Patrocínio:



Apoio: