Roda de Conversa

06/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC8.27 - Desafios para formação profissional na Saúde

51667 - SÍNDROME GRIPAL E SAÚDE BUCAL: FORMANDO PROFISSIONAIS DAS EQUIPES DE SAÚDE BUCAL PARA ATUAÇÃO FRENTE A DESAFIOS DE SAÚDE
ISABELLE AGUIAR PRADO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA), ANA BASÍLIA DOS REIS OLIVEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA), LAÍS LOPES DE SOUZA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA), JUDITH RAFAELLE OLIVEIRA PINHO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA), NILCEMA FIGUEREDO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE), PAULO SÁVIO ANGEIRAS DE GOES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE), ERIKA BARBARA ABREU FONSECA THOMAZ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)


Contextualização
A pandemia de COVID-19 levou a uma série de modificações na atenção à saúde bucal em todo o mundo (CRUZ-FIERRO, 2022). Isto ocorreu especialmente pela forma de transmissão da doença, que torna as equipes de saúde bucal (eSB) potencialmente vulneráveis durante os atendimentos clínicos.
Há evidências dos efeitos da pandemia e das medidas para a sua mitigação na redução do acesso à serviços de saúde bucal no Brasil (CRUZ-FIERRO) e no Maranhão (SOUSA, 2023). Neste sentido, é importante preparar os gestores e profissionais para responder de maneira adequada a desafios epidemiológicos. Isso envolve a implementação de ações com o objetivo de garantir a continuidade do cuidado, priorizando a segurança do profissional e do paciente/usuário, de modo a evitar o agravamento dos problemas odontológicos já existentes na população.
O fortalecimento das ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) para a eSB é um caminho para reflexão sobre as práticas e proposição de mudanças de práticas sustentáveis a longo prazo (ALMEIDA, 2016). A partir desse contexto, foi construída uma trajetória educacional para a formação dos profissionais da eSB de um município maranhense acerca das síndromes gripais com foco no diagnóstico situacional, planejamento e monitoramento/avaliação.

Descrição da Experiência
O curso “Cuidado em saúde bucal e síndrome gripal” foi uma oferta educacional híbrida, com atividades teóricas e práticas, totalizando 180h. O público-alvo foram os membros das eSB da Atenção Primária à Saúde (APS) e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do município de Grajaú - MA. O objetivo do curso foi desenvolver saberes atinentes ao planejamento e programação das ações na Rede de Atenção à Saúde para o cuidado odontológico seguro frente às síndromes gripais.
A oferta educacional foi organizada em oito módulos: 1) Ambientação em Educação à Distância (EaD); 2) Síndromes Gripais mais prevalentes no território; 3) Saúde e Segurança do Trabalhador e da Trabalhadora I; 4) O território como fonte de informações epidemiológicas voltadas às Síndromes Gripais; 5) Saúde e Segurança do Trabalhador e da Trabalhadora II; 6) Planejamento e programação de ações em saúde bucal; 7) Intervenção, monitoramento e avaliação em saúde; e 8) Mostra sobre experiências de intervenção.
O desenho pedagógico incluiu a oferta de materiais educacionais em um ambiente virtual de aprendizagem e encontros presenciais com tutores para tirar dúvidas e realizar as atividades. A trajetória do aluno foi orientada para a mudança de práticas, partindo da reflexão sobre os saberes aprendidos no curso e a implementação na rotina de trabalho da equipe.

Objetivo e período de Realização
A intervenção foi realizada no período de outubro de 2022 a setembro de 2023 e teve como objetivo formar as eSB no sentido de garantir maior rapidez na identificação de casos e riscos de síndromes gripais no território, melhoria dos processos de trabalho, maior interação da eSB com a equipe de saúde da família (eSF), ampliação da oferta e demanda por serviços odontológicos preventivos e aumento da segurança do ambiente de trabalho.

Resultados
O município de Grajaú possui 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e um CEO. Foram inscritos 68 profissionais de saúde, incluindo as equipes da APS e do CEO, sendo 27 cirurgiões-dentistas, 22 auxiliares/técnicos(as) em saúde bucal e 19 gestores de unidade e o coordenador de saúde bucal do município.
A oferta do curso foi estruturada com o estudo autodirigido no AVA, seguido de uma oficina para discussão do conteúdo teórico aplicado a prática. Foram conduzidos seis encontros presenciais e cerca de 20 encontros on-line para a realização das atividades do curso e estruturação de um plano de intervenção, aplicado no período de quatro meses, com acompanhamento dos tutores.
Os planos tiveram objetivos diversos, de acordo com a realidade dos territórios, tais como: melhorar a adesão à consulta de pré-natal odontológico, implementar ações coletivas e individuais para orientação de higiene bucal, garantir maior percentual de tratamentos concluídos. Estas ações eram articuladas aos temas abordados no curso, como o reconhecimento do território como fonte de informação, segurança em saúde e trabalho em equipe. Ao final da oferta educacional, 84% (n=57) dos profissionais foram aprovados no curso.

Aprendizado e Análise Crítica
Ofertas educacionais para profissionais, focada na mudança de práticas e em parcerias com as Secretarias Municipais de Saúde são desafiadoras por necessitar de mobilização de diversos atores. Nesta experiência, destacam-se como pontos fortes da experiência a contratação de tutores presenciais da localidade, a participação de trabalhadores de diferentes pontos da RAS e de gestores das unidades de APS da saúde bucal. Isso aumentou a adesão dos estudantes e viabilizou a execução do planejamento estratégico e implementação das ações. A valorização dos saberes prévios dos profissionais e a integração dos novos conhecimentos com a rotina de trabalho também foram aspectos positivos.
Contudo, a implementação das atividades do plano de ação foi desafiadora devido à falta de governabilidade dos profissionais cursistas sobre muitas ações. As dificuldades mais frequentes incluíram a falta de tempo na rotina de trabalho e o baixo engajamento do grupo para a realização oportuna das atividades.
A maioria dos cursistas (65%) iniciou a formação para atualizar conhecimentos sobre a temática, o que foi confirmado na avaliação final, destacando "conhecimento" como um ponto forte do curso. Os impactos no trabalho foram expressos, especialmente no uso adequado de equipamento de proteção individual, organização do fluxo de atendimento articulado com a equipe e otimização da agenda.

Referências
ALMEIDA, Janaína Rocha de Sousa et al. Educação Permanente em Saúde: uma estratégia para refletir sobre o processo de trabalho. Revista da ABENO, v. 16, n. 2, p. 7-15, 2016.

CRUZ-FIERRO, Norma et al. COVID-19: the impact on oral health care. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, p. 3005-3012, 2022.

SOUSA, Francenilde Silva de et al. Efeitos da pandemia de COVID-19 nos serviços odontológicos da atenção primária no Maranhão, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 28, p. 3587-3597, 2023.

Fonte(s) de financiamento: FAPEMA (Edital Universal, processo 00759/22); FAPEMA/CNPq (Edital PPSUS, processo 02098/20); CNPq (Editais PQ, processos 306592/2018-5 e 308917/2019-9); CAPES (finance code 001); UFMA (Departamento de Saúde Pública, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva).


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