50855 - CONTE A SUA HISTÓRIA: RELATOS DE VIVÊNCIA PROFISSIONAL. JANETE DE SOUZA ROMEIRO - FIOCRUZ, SIMONE MENDES LIMA - FIOCRUZ, FERNANDA BASTOS DOS PASSOS - FIOCRUZ, STHEFANY SILVA - FIOCRUZ
Contextualização
Um problema importante observado em muitas instituições públicas, inclusive na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca-ENSP/FIOCRUZ, é a descrença na história profissional do trabalhador com muitos anos de atuação da instituição. Essa descrença pode levar o trabalhador a um processo de adoecimento, que por conseguinte, reflete na produtividade laboral. Descrença que pode ter várias causas, como por exemplo: a invisibilidade da valorização da história profissional do trabalhador e o etarismo. Desta forma, os trabalhadores se sentem como "meros números" ou "peças de um sistema", interferindo na sua autoestima, motivação e surgindo transtornos mentais (depressão e síndrome do esgotamento profissional). A conjunção de fatores psicossocial, biológico, influenciados pelo ambiente físico e social do trabalho adoecido causa absenteísmo, redução significativa da capacidade laboral, isolamento e consequentemente gerando altos custos econômicos e sociais. Desta forma, projetos com objetivo de cuidados para os trabalhadores, como no caso da ENSP, são de suma importância.
Descrição da Experiência
A experiência teve como público trabalhadores com mais de 30 anos de trabalho e que estão em processo de aposentadoria. Os profissionais selecionados participaram de 7(sete) encontros, onde foram ofertadas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e o estímulos para relembrar os fatos(marcos) importantes na sua vida profissional. As PICS ofertadas foram Aromaterapia, Meditação, Terapia Comunitária Integrativa-TCI e Arteterapia (artesanato e pintura de aquarela). As PICS são abordagens terapêuticas que objetivam prevenir agravos à saúde, promovem e recuperam a saúde, enfatizando uma escuta acolhedora, favorecendo a construção de laços terapêuticos e a conexão entre o trabalhador, o meio ambiente e a sociedade. As oficinas serviu de ferramenta para dissolver as resistências e facilitar reflexão para a recuperação dos marcos mais importantes da vida profissional de cada participante. Para esta recuperação dos marcos, utilizamos a ferramenta linha do tempo (técnica da psicologia adaptada para este projeto). Este relato está em fase de finalização, visto que o resultado da linha do tempo (relato das vivências na instituição) será entregue aos participantes em junho. O resultado será apresentado em material gráfico individual, impresso e em formato de gibi, com marcos importantes da vida profissional relatados por cada trabalhador participante.
Objetivo e período de Realização
A seleção e realização das oficinas corresponde ao período de Fevereiro a Maio e em Junho (2024) será entregue o material gráfico.
O objetivo deste relato de experiência é a valorização de profissionais a partir da oferta de PICS e resgate da história profissional dos participantes. Tornando pública a contribuição para a FIOCRUZ e para o SUS, estreitando os relacionamentos interpessoais, resgatando sua autoestima.
Resultados
Como resultado foram inscritos 15(quinze) trabalhadores, sendo 10 (dez) mulheres e 5(cinco) homens. Destes, 2(dois) foram desclassificados, pois não tinha mais 30 anos de trabalho e 6(seis) foram desclassificados por não adesão à 75% de presença nas oficinas ofertadas. Os 7 (seis) restantes obtiveram 90% de frequência nas oficinas, demostrando o interesse e compromisso. Após terem acesso aos atendimentos em PICS iniciamos a construíram linha do tempo individualmente. Cada trabalhador identificou de 6 a 10 marcos considerados de grande importância na sua vida profissional. Em cada marco, após relatar verbalmente, escolhia uma figura e uma palavra representando um sentimento para o marco. Após a transcrição dos relatos os conteúdos estão em elaboração de layout para a produção de material gráfico, a ser entregue em junho, em evento comemorativo, onde contará com a participação da Direção e familiares. Durante a realização das oficinas identificamos que os trabalhadores se conheceram melhor a se conectarem com outras colegas de trabalho que participaram da inciativa, desenvolveram uma visão mais positiva de si mesmas e dos colegas, e se sentirem mais apoiados.
Aprendizado e Análise Crítica
Analisamos o projeto inovador pois visa a valorização dos trabalhadores mais antigos na instituição. É relevante pois tem como foco a valorização dos trabalhadores (tema importante em qualquer instituição), resgatando autoestima e entusiasmo. O projeto é inclusivo, pois público-alvo não se restringe aos servidores concursados, mas abrangendo diferentes vínculos e categorias profissionais. Desta forma, demonstrando que a instituição se preocupa com todos os seus trabalhadores. Observando a evolução da participação nas oficinas, percebemos que as ações desenvolvidas nesta iniciativa teve impacto positivo na autoestima dos trabalhadores, na sua motivação e na sua produtividade. Como crítica no projeto identificamos que dos 7(sete) participantes finais, apenas 2(dois) não são servidores federais, demonstrando a baixa participação de terceirizados ou com outros vínculos e apenas 2(dois) são do sexo masculino, demonstrando que as mulheres são mais participativas em projetos de qualidade de vida. Diante dos resultados, acreditamos que é de extrema relevância iniciativas que visem valorizar estes trabalhadores e que possam ser replicados em outras instituições de saúde.
Referências
ALMEIDA, L.A.; et al. Fatores geradores da Síndrome de Burnout em profissionais da saúde. Revista CUIDADO É FUNDAMENTAL. Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro Escola Alfredo Pinto. RJ 2016.
FERNANDES, M. A., et al. Adoecimento mental e as relações com o trabalho: estudo com trabalhadores portadores de transtorno mental. Rev. Bras Med Trab., 16(3):277-86, 2018.
LEÃO, L. H. C, VASCONCELLOS L. C. F. Cadeias produtivas e a vigilância em saúde, trabalho e ambiente. Rev. Saúde Sociedade, 24(4): 1232- 1243 2015.
OMS. Relatório global sobre preconceito de idade. https://www.who.int/teams/social-determinants-of-health/demographic-change-and-healthy-ageing/combatting-ageism/global-report-on-ageism, 2021.
Fonte(s) de financiamento: LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA - PÓLEN
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