49110 - A COMUNICAÇÃO CLÍNICA COMO INSTRUMENTO DE QUALIFICAÇÃO DA CONSULTA DE ENFERMAGEM: OFICINAS DE CAPACITAÇÃO EM HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO COM ENFERMEIROS RESIDENTES JULIANA CIPRIANO BRAGA SILVA DE ARMA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, LUANA SILVEIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, ALINE OLIVEIRA ALBUQUERQUE - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, CRISTIANE REGINA PEREIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, POLLYANA S TIAGO DA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, RENATA CAMPANI PEREIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Contextualização A Consulta de Enfermagem é uma atividade privativa do Enfermeiro e reforça a relevância da prática clínica do profissional, de forma autônoma e baseada em evidências científicas. Em Florianópolis, a consulta de Enfermagem se constitui como projeto fundante e estruturante da Comissão Permanente de Sistematização da Assistência de Enfermagem (CSAE). É a primeira modalidade da formação para utilização dos Protocolos de Enfermagem, onde são alinhados os conceitos que embasam a prática clínica do Enfermeiro. Nesse contexto, a comunicação clínica apresenta-se como uma importante ferramenta de trabalho do enfermeiro na sua prática de APS, favorecendo a construção de vínculo com os usuários, fortalecendo as relações, permitindo a efetivação de um cuidado de qualidade e seguro, bem como a consequente satisfação do usuário e maior adesão aos planos de cuidados construídos. A capacitação em habilidades de comunicação, por meio da educação permanente, pode potencializar a capacidade reflexiva e de gestão do trabalho dos enfermeiros.
Descrição da Experiência
Esta experiência trata da realização de oficinas de comunicação clínica para enfermeiros residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. A abordagem conceitual e teórica abordou os seguintes temas:
Oficina 1:Consulta de enfermagem, teoria de enfermagem de Wanda Aguiar Horta; Processo de Enfermagem segundo resolução 736/24 Cofen; Abertura da consulta e como incentivar o paciente a falar;
Oficina 2:Histórico de enfermagem (identifica as necessidades psicobiológicas, psicossociais e psicoespirituais), momento centrado no usuário;
Oficina 3:Histórico de enfermagem: identificando sinais de gravidade e o exame físico (centrado no enfermeiro); Identificação e explicação dos problemas e diagnósticos de enfermagem;
Oficina 4:Elaboração do plano de cuidado com decisões compartilhadas e redes de segurança;
Oficina 5:Comunicação de notícias difíceis.
Nas oficinas foram utilizadas metodologias ativas de ensino, como o brainstorm, assim como trabalho em pequenos grupos e cenário simulado de dramatização entre os participantes, observação de situações em vídeos ou filmes. Para a segunda etapa, que trata da análise das videogravações, cada enfermeiro residente realizou uma vídeogravação de sua própria consulta ao usuário (com a devida autorização/consentimento do usuário por escrito) e, posteriormente, exibiu a gravação ao grupo que participou das oficinas.
Objetivo e período de Realização Aprimorar as habilidades de comunicação clínica, para a consulta de enfermagem na APS, de enfermeiros do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Escola de Saúde Pública, por meio da implementação de oficinas teórico-práticas. As oficinas de capacitação são organizadas anualmente em 5 encontros teóricos e 4 teórico-práticos desde o ano de 2019 para residentes de enfermagem do segundo ano, perfazendo uma carga horária total de 40 horas.
Resultados
Trata-se de uma experiência que permanece sendo desenvolvida, até o momento é possível mencionar os seguintes resultados:
Capacitação de 30 enfermeiros residentes ao ano desde 2019, totalizando 150 residentes capacitados;
Incorporação da temática como uma subcomissão da Comissão Permanente de Sistematização da Assistência de Enfermagem do município, no intuito de difundir estudo do assunto, bem como expandir as oficinas de capacitação para os demais enfermeiros da rede de APS do município;
Inserção do tema (Habilidades de Comunicação Clínica) no conteúdo curricular para Enfermagem no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família;
Elaboração de material teórico específico da enfermagem sobre habilidades de comunicação clínica;
Elaboração de um modelo de consulta de enfermagem com destaque para o Processo de Enfermagem e habilidades de comunicação clínica neste contexto, tendo como base teórica, Wanda de Aguiar Horta; Transformação da própria prática de ensino-aprendizagem dos enfermeiros preceptores.
Aprendizado e Análise Crítica A implementação das oficinas representou um marco significativo no aprimoramento profissional e na qualidade do cuidado oferecido. A metodologia adotada proporcionou um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo, onde o diálogo e a reflexão foram incentivados, promovendo uma compreensão da importância da comunicação clínica na prática de enfermagem.
É notável o impacto positivo que esse processo teve não apenas para os enfermeiros residentes, mas também para os preceptores. A valorização da comunicação como pilar fundamental do cuidado contribuiu para fortalecer a relação enfermeiro-paciente. A singularidade desse trabalho reside não apenas na escassez de programas similares a nível nacional, mas também na abordagem inovadora adotada. À medida que a enfermagem assume um papel cada vez mais central no cuidado e na coordenação do sistema de saúde, é imperativo que os profissionais estejam preparados para estabelecer uma comunicação eficaz com os usuários, garantindo assim uma assistência integral e de qualidade. Destaca-se ainda a continuidade dessa iniciativa, que poderá ser estendida à formação de novos facilitadores, ampliando o alcance do treinamento e promovendo uma cultura de comunicação centrada no paciente em toda a rede municipal de saúde.
Referências ARMA, J. C. Habilidades de Comunicação no Cuidado de Enfermagem 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde / Ministério da Saúde. Brasília, 2007.
CARRIÓ, F. B. Entrevista clínica: habilidades de comunicação para profissionais de saúde. Porto Alegre: ARTMED, 2012, 346 p.
CERON, M. Habilidades de comunicação: abordagem centrada na pessoa. São Paulo: UNA-SUS/UNIFESP, 2010.
CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Resolução COFEN-736/2024. Brasília (DF): COFEN, 2024 https://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-736-de-17-de-janeiro-de-2024/. Acesso em: 22/04/2024.
HORTA, W. de A. Enfermagem: teoria das necessidades humanas básicas. Enf. Novas Dimens., São Paulo, v. 5, n. 3, p. 133-6, 1979.
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