Roda de Conversa

06/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC8.25 - Vigilancia e Promoção no SUS

53180 - FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS ATUANTES NA VIGILÂNCIA EM SAÚDE: EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA
ROSE FERRAZ CARMO - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE MINAS GERAIS, FABIANA GONÇALVES SANTOS COSTA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE MINAS GERAIS, JOÃO ANDRÉ TAVARES ÁLVARES DA SILVA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE MINAS GERAIS


Contextualização
A educação profissional em saúde se conformou a partir de ideais e práticas hegemônicas que buscavam adaptar o trabalhador ao mercado de trabalho e às necessidades de manutenção e transformação do capital. Projetos contra hegemônicos, como as Escolas de Saúde do SUS, vivenciam um cenário de permanente disputa e embate por uma educação em saúde voltada à construção de uma sociedade mais humana e solidária.
No âmbito da Vigilância em Saúde, a questão da formação profissional tem adquirido novos contornos relacionados, sobretudo, a emergências em saúde pública, como: tríplice epidemia de zika, dengue e chikungunya; pandemia de COVID 19; desastres minerários; epidemia de dengue responsável por mais de 5 milhões de casos no Brasil em 2024.
Para compreender o desafio da formação de profissionais que atuam na Vigilância em Saúde é importante considerar alguns fatores como: promulgação recente da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS); rotatividade profissional; estruturação deficiente de serviços de vigilância municipais; regulamentação apenas em 2016 do trabalho de agentes de combate a endemias, entre outras questões específicas de determinados territórios.
A complexidade desses fatores sinaliza a importância de processos educativos norteados pela Educação Permanente em Saúde (EPS) em consonância com a estratégia de organização da Vigilância em Saúde, preconizada pela PNVS.


Descrição da Experiência
Uma Escola de Saúde Pública tem atuado na formação de profissionais de Vigilância em Saúde, de diferentes níveis de escolaridade. Diante do desafio da formação profissional, norteada pelo referencial político pedagógico da EPS, que busque a transformação de práticas a partir da problematização do processo de trabalho, alguns caminhos pedagógicos tem sido utilizados pelas equipes responsáveis pela elaboração e condução das ações educacionais dessa Escola, sejam elas presenciais ou à distância:
- realização de oficina com representantes da academia e dos serviços de saúde para a construção da matriz curricular da primeira turma presencial do Curso de Especialização em Vigilância em Saúde e participação de trabalhadores do serviços de saúde como docentes do curso;
- participação de trabalhadores/as dos serviços de saúde como conteudistas da ação educacionais à distância Percurso Formativo do Fiscal de Vigilância Sanitária;
- utilização de vídeos animados com powtoons na ação educacional à distância Curso Território na Saúde: construindo saberes com agentes de saúde do SUS;
- elaboração de estudos de caso considerando a temática da ação educacional e o cotidiano de trabalho dos profissionais;
- reflexão permanente sobre as especificidades das ações educacionais destinadas à alunos trabalhadores do SUS atuantes na Vigilância em Saúde.



Objetivo e período de Realização
Apresentar as experiências, de uma Escola de Saúde Pública, na elaboração e condução de ações educacionais destinadas a profissionais atuantes na Vigilância em Saúde entre 2021 e 2023.

Resultados
Os caminhos pedagógicos apresentados têm contribuído para elaboração de ações educacionais coerentes com o conhecimento técnico científico mais atual e com a sua aplicação efetiva no cotidiano de trabalho dos alunos. Os resultados são observados pela evasão nula de alunos do Curso de Especialização em Vigilância em Saúde; pela certificação de mais de 4. 474 alunos do Percurso Formativo do Fiscal de Vigilância Sanitária; pela oferta de 16 turmas do Curso Território na Saúde: construindo saberes com agentes de saúde do SUS e certificação de 4.477 alunos.
Com relação especificamente a Especialização em Vigilância em Saúde é importante ressaltar que foi possível observar, durante as aulas, importantes aspectos da EPS: a incorporação de saberes e experiências dos alunos/trabalhadores; a motivação, pelos docentes, de análise das práticas desenvolvidas cotidianamente pelos alunos/trabalhadores considerando as formas de organização dos seus processos de trabalho e o cenário epidemiológico de seus territórios de atuação, além da troca de experiências entre os alunos/trabalhadores.


Aprendizado e Análise Crítica
Os pressupostos da educação profissional mecanicista e tecnicista continuam arraigados na formação dos trabalhadores do SUS. Avançar na direção de uma educação profissional emancipadora inclui avançar também em direção a uma sociedade mais justa e igualitária. Os desafios são inúmeros, mas as experiências aqui relatadas demonstram que é possível fazer esse movimento.
É importante destacar que durante a elaboração e condução das ações educacionais aqui apresentadas foi identificado que seria fundamental convidar os profissionais de saúde que contribuíram com a docência e a elaboração da matriz curricular do Curso de Especialização em Vigilância em Saúde e que atuaram como conteudistas do Percurso Formativo do Fiscal de Vigilância Sanitária e do Curso Território e Saúde: construindo saberes com agentes de saúde do SUS a refletir sobre a EPS. Com esse intuito uma pergunta era sempre colocada: Quem é o nosso aluno no início da ação educacional e como ele chega ao final, após passar pelo processo formativo oferecido a ele?
Essa pergunta contribuiu também para reflexão sobre a atuação da equipe de coordenação do curso enquanto trabalhadores de um Escola de Saúde Pública e sobre o papel dessa equipe na formação de profissionais atuantes na Vigilância em Saúde.


Referências
ARREAZA, A.L; MORAES, J.C. Vigilância da saúde: fundamentos, interfaces e tendências. Revista Ciência e Saúde Coletiva, v. 15, n. 4, p.2215-2228, 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução MS/CNS nº 588, de 12 de julho de 2018. Fica instituída a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), aprovada por meio desta resolução. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília (DF), 2018.

PEREIRA, IB; RAMOS, MN. Educação profissional em saúde . Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2006. Coleção Temas em saúde . 120 p.


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