52994 - QUALIFICAÇÃO EM VACINAÇÃO PARA TRABALHADORES DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO ESTADO DE MINAS GERAIS JOÃO ANDRÉ TAVARES ÁLVARES DA SILVA - ESP-MG, FABIANA GONÇALVES SANTOS COSTA - ESP-MG, ALICE WERNECK MASSOTE - ESP-MG, JANAÍNA FONSECA ALMEIDA SOUZA - SES-MG, GISELLE BIANCA TOFOLI - ESP-MG
Introdução e Contextualização No Brasil, a oferta nacional gratuita de imunização é feita por meio dos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), logo a organização desse nível de atenção pode influenciar a situação vacinal de grupos populacionais nos territórios de abrangência (Vieira et al., 2020).
No Brasil, observou-se que a cobertura vacinal, que superava as metas preconizadas desde meados da década de 90 (Domingues; Teixeira, 2013), apresentou declínio para todas as vacinas do calendário infantil a partir de 2016 (Sato, 2018). Em Minas Gerais, a queda da cobertura vacinal seguiu essa mesma tendência.
Vários fatores contribuem para essa queda: implantação do novo sistema de informação em imunização (SI-PNI); introdução de novas vacinas; disponibilidade irregular de imunobiológicos; aspectos socioculturais que afetam a aceitação da vacinação, como a hesitação vacinal e movimentos antivacinas (Vieira et al., 2020).
Nessa perspectiva, para além do monitoramento, são imprescindíveis estratégias de qualificação e capacitação dos profissionais, não apenas aqueles diretamente envolvidos nas salas de vacina, mas também os demais trabalhadores da unidade de atenção primária à saúde que realizam o acolhimento e orientações à população.
Objetivo para confecção do produto Promover a atualização/qualificação em vacinação para os trabalhadores da atenção primária à saúde na perspectiva da Educação Permanente em Saúde
Metodologia e processo de produção Trata-se de uma ação educacional demandada pela área técnica de vigilância epidemiológica da gestão estadual de saúde, cuja elaboração e desenvolvimento foram realizados por uma escola do SUS em parceria com o demandante. Tendo como concepção pedagógica a Educação Permanente em Saúde (EPS), foi construído um curso na modalidade de Educação à Distância (EaD), autoinstrucional, com carga horária total de 20 horas distribuídas em 3 unidades de estudo. A elaboração da matriz curricular e conteúdo do curso contou com efetiva participação da equipe da área técnica demandante, o que permitiu articular necessidades dos territórios aos conteúdos abordados e às estratégias para favorecer o reconhecimento da importância da vacinação. O público para o qual foi destinado esse curso foram os trabalhadores que atuam nas unidades de atenção primária à saúde, em diferentes funções como, recepcionistas, vigias, profissionais da limpeza, agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias, profissionais de saúde bucal, entre outros. O curso foi divulgado e a participação dos alunos foi acordada na Comissão Intergestores Bipartite estadual. O curso foi elaborado e iniciou-se em 2023.
Resultados O curso “Qualificação em vacinação para trabalhadores da Atenção Primária à Saúde” abordou temas relacionados ao reconhecimento da importância das ações de vacinação, acolhimento e orientações assertivas aos usuários, priorizando a atualização da situação vacinal e a diminuição da hesitação vacinal. Desta forma, foram desenvolvidas três unidades: 1 - Acolhimento voltado para a vacinação; 2 - Vacinas e o processo de vacinação; 3 - Vacinação: responsabilidade de todos. Destaca-se que a última unidade apresenta conteúdos abordados raramente em cursos sobre vacinação. Porém, no contexto de queda das coberturas vacinais, hesitação vacinal e grande circulação de informações e notícias falsas sobre vacinas, identificou-se a necessidade de uma carga horária reservada ao estudo de temas como: “fake news”, no contexto da vacinação; movimento antivacina; abordagem individual voltada à atualização vacinal e hesitação vacinal; mobilização social e estratégias de comunicação em apoio à vacinação. Foram ofertadas 11 turmas nos anos de 2023 e 2024, com 2.706 alunos certificados em 528 municípios mineiros (61,8%), em todas as Regiões de Saúde do Estado. O curso foi avaliado como ótimo ou bom por mais de 96% dos concluintes.
Análise crítica e impactos sociais do produto As abordagens pedagógicas e recursos tecnológicos utilizados, além da conformação e experiência da equipe de conteudistas, contribuíram para a conexão com o cotidiano de trabalho dos alunos, favorecendo que o objetivo do curso fosse alcançado. Como uma inovação deste curso, destaca-se a abordagem ao combate às “fake news” e estratégias de comunicação com a população, visando aumentar a adesão à vacinação e o público para o qual o curso foi construído, cuja característica de ser amplo e diversificado quanto às funções e nível de formação, configurou-se como grande desafio para a equipe envolvida na ação educacional.
Acredita-se que a EaD promova a ampliação de ofertas de formação voltadas para o trabalho na Vigilância em Saúde, Atenção Primária e Imunização, considerando a dimensão geográfica e o total de 853 municípios do estado de Minas Gerais.
A oferta constante de ações de qualificações nas diversas temáticas relativas às vacinas pode contribuir para que os profissionais estejam conscientes quanto a importância da vacinação, saibam orientar os usuários e esclarecer dúvidas por meio de informações corretas, de fontes fidedignas sobre as vacinas, contribuindo para redução da hesitação vacinal e ampliação das coberturas vacinais.
Referências DOMINGUES, C. M. A. S.; TEIXEIRA, A. M.S. Coberturas vacinais e doenças imunopreveníveis no Brasil no período 1982-2012: avanços e desafios do Programa Nacional de Imunizações. Epidemiol. Serv. Saúde, v. 22, n. 1, p. 9–27, mar. 2013. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/pdf/ess/v22n1/v22n1a02.pdf. Acesso em: 10 jun. 2024.
SATO, A. P. S. What is the importance of vaccine hesitancy in the drop of vaccination coverage in Brazil? Revista de Saúde Pública, v. 52, p. 96, 22 nov. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2018052001199. Acesso em: 7 jun. 2024.
VIEIRA, E. W. et al. Structure and location of vaccination services influence the availability of the triple viral in Brazil. Reme, v. 24, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5935/1415-2762.20200062. Acesso em: 7 jun. 2024.
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