52611 - AGENTES EDUCADORAS E EDUCADORES POPULARES EM SAÚDE: UMA FORMAÇÃO PARTICIPATIVA E CRIATIVA NA DEFESA DO SUS PAULETTE CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE - IAM/FIOCRUZ, OSVALDO PERALTA BONETTI - FIOCRUZ BRASÍLIA, EULINA MARQUES - FIOCRUZ BRASÍLIA, CAROLINA TOLEDO BRAGA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, SGTES, LAILA TALITA DA CONCEIÇÃO COSTA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, SGTES, LÍVIA MILENA BARBOSA DE DEUS E MÉLLO - MINISTÉRIO DA SAÚDE, SGTES
Contextualização Com a pandemia da Covid 19, um conjunto de movimentos sociais se organizaram para formar agentes populares para atuar em ações educativas no combate ao virus. A formação iniciou em Pernambuco mas se espalhou por mais de 17 estados da federação assumindo características próprias, coordenada pela Campanha Periferia Viva. Com o passar da pandemia, os agentes continuaram atuando, ressignificaram seus papeis, agindo no combate a fome, na organização de cozinhas populares, de hortas urbanas, de rodas de conversa sobre vários temas, além de articular a resolução de problemas das comunidades onde atuam.
Os agentes se organizaram em brigadas populares e vem se expandindo mais com a perspectiva de novas políticas públicas.
Com o novo governo, surge o Programa de Agentes Educadores e Educadoras Populares e logo o Projeto AgPopSUS Nacional, com a proposta de formar em 2024 8 mil agentes em 16 estados mais o Distrito Federal.
Descrição da Experiência O curso é dividido em seis eixos ou módulos cada um com 8 horas de aulas em imersão, o chamado Tempo Escola, e mais 8 horas de atividades na comunidade conhecido como Tempo Comunidade. Os tempos escola serão quinzenais, inicialmente e depois mensais, por um período de três a seis mesesOs tempos educativos são muito importantes para a formação das pessoas das comunidades pois respeitam a necessidade de trabalho e garantem um conjunto de fazeres práticos, que operacionam a teoria, no periodo entre os módulos.
Tanto o tempo escola como o tempo comunidade são divididos em outros tempos, como o tempo estudo, tempo leitura, tempo cuidado, cultural, tempo reunião dos núcleos de base, etc. Cada turma pode adaptar os tempos às suas necessidades. O tempo aula só acontece no Tempo Escola, assim como podem acontecer outros tempos que só aconteçam durante o tempo comunidade. A turma será dividida em grupos que tem a função de cuidar de todos para que não desistam, tenham bom aproveitamento, participem igualmente, de todos os momentos. Cada núcleo de base - nome desses grupos formados - tem um coordenador, relator, responsável pela cultura, Saúde e Educação.
Os cursos tem na educação popular seu referencial teórico-metodológico .
Objetivo e período de Realização Descrever a organização do curso de formação de agentes educadores e educadoras populares de saúde - AgPopSUS, enquanto metodologia a ser conhecida pelo SUS.
Período de realização: fevereiro a junho de 2024
Resultados O resultado foi um curso que está iniciando nos 16 estados e Distrito Federal em Julho de 2024, com 8.000 alunos distribuídos em 400 turmas e com a participação de muitos movimentos sociais populares de todo o país. O curso está consolidado num caderno de atividades e textos, com os seis módulos sendo o sexto, o módulo adaptável a realidade da turma discutindo assuntos como a população do campo, floresta e águas, população quilombola, gênero e violência, questão ambiental dentre outros.
Aprendizado e Análise Crítica O aprendizado foi imenso, especialmente no que se refere a adaptação da metodologia dos movimentos para a institucionalidade. O consenso e a discussão aberta, crítica e bem participativa foram os instrumentos para essa construção.
A análise crítica fica para a dificuldade ainda existente de integração de todas as esferas do SUS necessárias à essa formação.
Referências Brasil, Caderno de Formação do AgPopSUS, Fiocruz Brasília, Brasília, 2024. mimeo.
Fonte(s) de financiamento: Ministério da Saúde/SEGTES e Fiocruz Brasília
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