06/11/2024 - 08:30 - 10:00 RC8.23 - Cuidado, Formação e transformação |
53454 - CONSTRUINDO UMA INTERVENÇÃO CONTEXTUALMENTE ADEQUADA PARA OS PÉS DE PESSOAS COM DIABETES EM LIMEIRA/SP: PRÉ-IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO FOCAIN PAULA NUNES CORDEIRO SOARES - USP, CARLA BARBOSA RODRIGUES - USP, DENISE FERRO - SMS - LIMEIRA, JOSIANE MIRANDA - SMS - LIMEIRA, FAEDRA ROSADA - SMS - LIMEIRA, ISABEL DE CAMARGO NEVES SACCO - USP, ANA CAROLINA BASSO SCHMITT - USP
Contextualização A diabetes (DM) é um problema de saúde pública, sendo as úlceras e amputações decorrentes de sua progressão um desafio para o SUS. A incidência de úlcera do pé ao longo da vida de pacientes com DM é de 19% a 34%, com taxa de incidência anual de 2%¹. Embora o Ministério da Saúde tenha implementado ações para o cuidado integral de pessoas com DM, ainda não há iniciativas para prevenção de fatores de risco modificáveis para úlceras nos pés. O Grupo Internacional de Prevenção do Pé Diabético², em revisões sistemáticas e diretrizes publicadas a cada 4 anos, recomenda programas de exercícios para os pés para prevenir fatores de risco e úlceras nos pés, ação ainda não implementada no SUS.
Diante dessa realidade, nasce o FOot Care and exercises ImplementatioN for people with diabetes in primary care - FOCAIN, projeto de ciência da implementação construído em conjunto pela Universidade de São Paulo, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e profissionais de saúde de Limeira/SP. A proposta, com envolvimento e alinhamento com a gestão da Atenção Básica (AB), visa implementar um programa de exercícios para os pés de pessoas com DM, em adição às práticas educativas de cuidados com os pés, estabelecendo ações de corresponsabilidade entre as equipes eMulti de Limeira e a universidade, de modo que após o fim da parceria, o município tenha condições reais de manter e ampliar as ações do FOCAIN.
Descrição da Experiência Dada a manutenção das equipes Núcleo de Apoio à Saúde da Família, apesar da suspensão do repasse federal, e adesão à Estratégia de Saúde Cardiovascular na AB, Limeira destacou-se como potencial município para tradução de resultados de anos de pesquisa sobre cuidado e prevenção do pé diabético do Laboratório de Biomecânica do Movimento e Postura Humana – USP (LABIMPH) em práticas efetivas na AB.
Após apresentação e apoio da SMS e coordenação da AB, o FOCAIN iniciou com reunião presencial com representantes da gestão de saúde e profissionais da AB e das equipes da eMulti e da AB. Nessa reunião (fase 1), a proposta, público-alvo e o envolvimento do município foram discutidos com os profissionais por meio de entrevista estruturada e gravada. As opiniões foram analisadas qualitativamente e categorizadas como barreiras e facilitadores para a implementação. Depois, foi formado o time de implementação (fase 2), grupo oriundo da fase 1 e formado por atores que demonstraram envolvimento para estruturar estratégias para a intervenção nas UBSs e por elaborar a capacitação dos profissionais que participarão da intervenção (equipe eMulti, agentes de saúde, médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros).
O FOCAIN encontra-se na fase 3, que contempla a capacitação dos profissionais, realizada em 4 encontros (2 teóricos e 2 práticos), e a intervenção com a população, ainda a ser realizada.
Objetivo e período de Realização O FOCAIN teve início em março/2023. Para seu desenvolvimento, foi firmado um contrato entre o Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP e a SMS de Limeira. Esta experiência visa relatar o processo de efetivação da parceria, da discussão da proposta com os profissionais de saúde, atores esses responsáveis pela implementação, e da capacitação dos profissionais de saúde de Limeira.
Resultados A fase 1 do FOCAIN atingiu 52 profissionais (enfermeiros, agentes de saúde, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional e fonoaudióloga. Destacaram-se barreiras em relação à gestão municipal (recursos disponíveis), custo, compromisso da liderança e escassez de estrutura para gerenciamento de grupos. Sobre os facilitadores, os atores acreditam na proposta, consideram a evidência e o projeto de qualidade, qualificam o alinhamento do projeto com os próprios valores e apresentam motivação para executá-lo.
Na fase 2, o time definiu: 1. estratégias para execução da intervenção mediante realidade das UBSs do município (grupos, 12 semanas, cartilha e SOPED - Sistema de Orientação do Pé Diabético)3 e programa de exercícios para os pés (desenvolvidos pelo LABIMPH); 2. conteúdos e estrutura para a capacitação dos profissionais de saúde.
A capacitação, 1ª parte da fase 3, alcançou 118 profissionais de saúde e abordou: avaliação e autocuidado do pé diabético, fisiopatologia e biomecânica da PND, princípios de offloading, workshops e prática de exercícios para os pés.
Financiamento FAPESP 2023/09860-4 e CNPq/MCTI 402307/2023-2.
Aprendizado e Análise Crítica Para implementar na vida real é preciso avaliar o contexto social, cultural, econômico e político do local onde a intervenção em saúde será implementada, com base nas percepções de instituições, profissionais e usuários do SUS, de modo que estratégias adequadas contextualmente sejam elaboradas. O FOCAIN destaca-se por: 1. oferecer um programa de exercícios e práticas educativas de cuidados com os pés de pessoas com DM baseado em evidências científicas atuais; 2. é construído e implementado junto ao município que receberá a implementação.
As principais barreiras foram centradas na falta de recursos disponíveis e a maior parte dos facilitadores refere-se aos atores da intervenção. Apesar dos obstáculos, os profissionais desejam fazer o melhor com o que possuem, retratando um cenário comum da AB no país. Ademais, o FOCAIN apresentou grande sucesso nas fases 1, 2 e na capacitação, fato demonstrado por meio da crescente participação e interesse dos 176 profissionais da AB que participaram das atividades do FOCAIN até o momento.
Por fim, a mensagem é clara: é urgente que o conhecimento transpasse os muros da academia e chegue aos cenários do mundo real. Continuamos juntos, como um time, para que o FOCAIN aconteça e permaneça em Limeira.
Referências 1. Isabel C. N. Sacco, Maria L. S. Lucovéis, Suely R. Thuler, Maria Cândida R. Parisi. Diagnóstico e prevenção de úlceras no pé diabético. Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes (2023). DOI: 10.29327/5238993.2023-4, ISBN: 978-85-5722-906-8.
2. Bus SA, Sacco ICN, Monteiro-Soares M, Raspovic A, Patton J, Rasmussen A, et al. Guidelines on the prevention of foot ulcers in persons with diabetes (IWGDF 2023 update). Diabetes Metab Res Rev. 2023;1–20.
3. Cruvinel Júnior RH, Ferreira JSSP, Beteli RI, Silva ÉQ, Veríssimo JL, Monteiro RL, et al. Foot-ankle functional outcomes of using the Diabetic Foot Guidance System (SOPeD) for people with diabetic neuropathy: a feasibility study for the single-blind randomized controlled FOotCAre (FOCA) trial I. Pilot Feasibility Stud. 2021;7(1):1–14.
Fonte(s) de financiamento: Financiamento FAPESP 2023/09860-4 e CNPq/MCTI 402307/2023-2.
|
|