06/11/2024 - 08:30 - 10:00 RC8.23 - Cuidado, Formação e transformação |
50009 - FORMAÇÃO E CUIDADO: CAMINHOS PARA UMA PARENTALIDADE RESPONSÁVEL PRISCILA DE PAULA MARQUES - DEPS. SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMPINAS/SP, FERNANDO CÉSAR CHACRA - DEPS. SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMPINAS/SP, JULIANA TURNO DA SILVA - DEPS. SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMPINAS/SP, ALINE GONÇALEZ RUEDA - DEPS. SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMPINAS/SP, ALEXANDRA BARBOSA - DEPS. SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMPINAS/SP, FERNANDO RICARDO BAU - DEPS. SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMPINAS/SP, VIVIANE SAYEMI ITO - DEPS. SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMPINAS/SP, MARCELLE REGINA SILVA BENETTI - DEPS. SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMPINAS/SP
Contextualização A formação em parentalidade responsável resulta em diversos benefícios, tanto para os pais quanto para os filhos. Os pais tornam-se mais competentes e confiantes em suas habilidades, enquanto os filhos desenvolvem melhor ajuste emocional, social e acadêmico. Além disso, a sociedade como um todo se beneficia de cidadãos mais éticos e preparados. Homens que praticam esse tipo de paternidade contribuem significativamente para o bem-estar e a saúde mental e física das mulheres/mães, aliviando-as da sobrecarga de tarefas domésticas e de cuidados com as crianças. Consequentemente, esses homens/pais tendem a se sentir mais realizados, pois se percebem mais integrados às suas famílias, fortalecendo os vínculos com suas parceiras (ou ex-parceiras) e com seus filhos e filhas.
Descrição da Experiência Nesse sentido, surge o “Curso de Parentalidade Responsável” voltado para servidores municipais que terão filhos nos próximos meses e que desejam se formar para exercer esse papel. O Curso é destinado à servidores das secretarias (saúde, educação, urbanismo, entre outras) e residentes da Prefeitura Municipal de Campinas, estado de São Paulo. É realizado pelo Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital (DEPS) em parceria com a Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) e Primeira Infância Campineira (PIC). As inscrições são realizadas pelo EGDS no portal do servidor e a certificação de participação no curso dá o direito da prorrogação da licença paternidade de cinco para 20 dias. Os encontros são presenciais, e são abordadas questões como paternidade, pré-natal, trabalho de parto, parto, puerpério, amamentação, cuidados com o recém-nascido e primeira infância.
Objetivo e período de Realização O objetivo do curso é orientar e auxiliar os futuros pais no exercício da paternidade responsável, desde o momento da gestação, de forma afetiva e participativa. O período de realização compreende uma carga horária total de 16 horas, distribuídas em dois períodos de oito horas, dentro do horário de trabalho do servidor municipal e/ou residente. As mães e gestantes também são convidadas a participar junto com seus familiares. Os cursos acontecem a cada três meses.
Resultados Neste ano, até o momento, aconteceu a primeira turma no mês de Março/2024 com a presença de 19 servidores municipais. Mas, o curso acontece há alguns anos, sendo que se manteve inclusive de forma remota na pandemia da covid19. Os- resultados obtidos através de avaliações realizadas após cada encontro, demonstram a satisfação em ter a oportunidade de participar deste espaço, entender melhor todas as questões da paternalidade, bem como, a importância do cuidado com o bebê na gestação, parto e puerpério. Os participantes apontam que agregam bons conhecimentos e reflexões sobre amamentação, alimentação e suporte psicólogico com as mães a partir do curso. As próximas turmas estão progamadas para os meses de Junho, Setembro e Dezembo.
Aprendizado e Análise Crítica Destacamos que a formação propicia dividir de maneira mais equitativa as responsabilidades parentais entre homens e mulheres, pode ajudar a prevenir abusos e negligência, promovendo um ambiente mais seguro e protegido para as crianças-. Além de, permitir que os pais atualizem seus conhecimentos e adaptem suas práticas conforme as necessidades dos filhos mudem com o tempo.
A implementação de cursos de formação em parentalidade responsável é crucial para a formação e capacitação dos pais, além de auxiliar no desenvolvimento de crianças saudáveis. É um investimento no futuro, que todas as pessoas envolvidas sejam capazes de contribuir positivamente para a sociedade. Temos que os servidores e residentes que participam da formação, de alguma maneira são transformados pelos caminhos da parentalidade e tendem a exercer com responsabilidade esse novo papel.
Referências Sanders, M. R., & Morawska, A. (2006). Towards a Public Health Approach to Parenting. The Psychologist, 19(8), 476-479
Bandura, A. (1977). Social Learning Theory. Prentice-Hall.
Berger, L. M., & Brooks-Gunn, J. (2021). Early Child Development in the 21st Century. Journal of Applied Developmental Psychology, 74, 101230.
|
|