Roda de Conversa

06/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC8.23 - Cuidado, Formação e transformação

48944 - PRÁTICAS CORPORAIS CHINESAS EM POLOS DE ACADEMIA DA SAÚDE DE MINAS GERAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE TAI CHI CHUAN E QI GONG
ADRIANA ALVES DE ANDRADE MELO FRANCO - ESP-MG, FERNANDA JORGE MACIEL - ESP-MG, AMANDA NATHALE SOARES, - ESP-MG, THAIS LACERDA E SILVA - ESP-MG, JOSÉ MARCELO SALLES GIFFONI - IFMG-SABARÁ, PAULA SOUZA OLIVEIRA - SES-MG, VANESSA DE OLIVEIRA MADUREIRA - SES-MG, DANIELA SOUZA LIMA CAMPOS - SES-MG, BÁRBARA QUINTELA ZANETTE REIS - SES-MG, KELLY CRISTINA OLIVEIRA DE LIMA - SES-MG


Contextualização
A ação educacional “Práticas Corporais nos Polos de Academias da Saúde de Minas Gerais: formação de instrutores de Tai Chi Chuan e Qi Gong” é fruto de uma parceria entre a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Sabará (IFMG-Sabará). Trata-se de iniciativa que integra a Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares de Minas Gerais (PEPIC) e o Programa Academia da Saúde (PAS). Esta proposta surge em um cenário de disponibilidade insuficiente de cursos de formação para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) no tema das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e limitada oferta de ações coletivas de práticas corporais da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) na Atenção Primária à Saúde (APS) e nos Polos do PAS de Minas Gerais. Em 2021, por exemplo, a maioria dos procedimentos de PICS registrados na APS de Minas Gerais se deu por meio de atendimentos individuais, enquanto a oferta de práticas corporais coletivas de MTC ocorreu em apenas 5,5% dos municípios mineiros e em apenas 4% dos municípios com o PAS (ESP-MG, 2022). Considerando esse contexto estadual, a ação educacional tem o objetivo de formar profissionais dos polos do PAS de Minas Gerais para atuarem como instrutores das práticas corporais de Tai Chi Chuan e Qi Gong.

Descrição da Experiência
Nesta ação educacional, prevê-se a realização de 12 turmas, entre 2023 e 2025, com a oferta de uma vaga para cada um dos 287 municípios mineiros que possuem polo da Academia da Saúde. O público envolve profissionais dos polos com formação em nível superior, prioritariamente educador físico e fisioterapeuta, e preferencialmente com vínculo efetivo. Até o momento, foram realizadas cinco turmas, contemplando profissionais de municípios de abrangência das macrorregiões de saúde Centro, Jequitinhonha, Vale do Aço, Noroeste, Nordeste e Norte. O curso acontece presencialmente, na ESP-MG, em Belo Horizonte. Com carga horária total de 76 horas e à luz dos pressupostos da Educação Permanente em Saúde (EPS), a matriz curricular foi organizada em três módulos, distribuídos em três encontros presenciais de três dias cada, e seis horas de monitoramento remoto. Ao longo dos módulos presenciais, são abordados conteúdos teóricos (30 horas) e práticos (40 horas), incluindo prática de Tai Chi Chuan e Qi Gong, fundamentos históricos e filosóficos do Tai Chi Chuan, racionalidades médicas, fundamentos da MTC, políticas públicas de saúde, corpo, toque e cuidado e evidências científicas do Tai Chi Chuan. Há, ainda, encontros remotos entre os módulos para esclarecimento de dúvidas e disponibilização de biblioteca virtual (artigos, apresentações, livros e vídeos) em plataforma online.

Objetivo e período de Realização
Relatar a experiência de realização de cinco turmas da ação educacional “Práticas Corporais nos Polos de Academias da Saúde de Minas Gerais: formação de instrutores de Tai Chi Chuan e Qi Gong”, ofertadas pela ESP-MG, em parceria com a SES-MG e com o IFMG-Sabará, no período de fevereiro de 2023 a abril de 2024.

Resultados
128 profissionais de polos de Academia da Saúde de Minas Gerais, provenientes de 91 municípios, já participaram do curso, dos quais 110 foram certificados. Nas cinco turmas, houve profissionais indicados pelos gestores municipais que não efetivaram matrícula ou não conseguiram participar/finalizar por falta de apoio da gestão municipal. Os resultados das avaliações mostraram que 100% dos alunos consideraram ótima ou boa a contribuição do curso para aprimoramento da prática profissional e a disponibilização de vídeos para ampliação do aprendizado das práticas corporais. As avaliações apontaram questões que foram aprimoradas, como a infraestrutura para aulas práticas, que, na Turma 1, obteve menor percentual de avaliações positivas (90,8%) em comparação com as demais (100%). Foi organizado novo local para aulas práticas e incluído um turno de prática no Parque Municipal. Muitos alunos incorporaram movimentos de Tai Chi Chuan e Qi Gong em sua atuação antes mesmo de finalizarem o curso e muitos, sobretudo de municípios do interior, em que há menor oferta de curso, destacaram o desejo de novas oportunidades de formação para melhoria contínua da oferta das práticas corporais à população.

Aprendizado e Análise Crítica
Esta ação educacional possui especificidades que impõem desafios ao seu desenvolvimento: complexidade do aprendizado de práticas corporais da MTC, o que exige ampla carga horária, aulas presenciais e estratégias pedagógicas variadas; realização centralizada em Belo Horizonte, o que coloca desafios à participação de profissionais de municípios do interior, sobretudo em um estado de grande extensão territorial, e exige amplo apoio da gestão municipal; proposta de alcance de muitos municípios mineiros, o que requer importante articulação política e mobilização dos gestores. Por isso, este curso só se torna possível e com os ótimos resultados identificados devido à atuação colaborativa e dinâmica entre as equipes das três instituições parceiras. Destaca-se que a utilização da EPS como referencial teórico-metodológico que orienta esta formação contribui para que as discussões, os conteúdos e as atividades sejam ancorados na realidade de atuação dos profissionais do SUS e favorece a incorporação gradual e qualificada das práticas corporais no cotidiano de trabalho nos polos de Academias da Saúde. Esta ação educacional, desenvolvida colaborativamente por três instituições públicas, tem se constituído como caminho potente e inovador para ampliação da oferta de PICS nos municípios mineiros e para incorporação do Tai Chi Chuan e do Qi Gong nos polos de Academia da Saúde de Minas Gerais.

Referências
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Projeto Político Pedagógico da ação educacional “Práticas Corporais nos Polos de Academias da Saúde de Minas Gerais: formação de instrutores de Tai Chi Chuan (Taiji Quan) e Qi Gong. Belo Horizonte, 2022.


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