52234 - CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO VINCULAR COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA MARIA ALICE FREITAS SANTOS - UNIFOR, LUIZA JANE EYRE DE SOUSA VIEIRA - UNIFOR, ANA ALYNE BARRETO FELIX - UNIFOR, FERNANDA MELLO CAVALIERI - ULBRA
Contextualização O crescente número de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculadas na educação básica traz desafios para as políticas públicas nas esferas federal, estadual e municipal. Em Fortaleza, observamos um aumento nas matrículas na Educação Básica de 2012 a 2022, conforme os dados do Painel de Indicadores da Educação Especial. Em 2012, foram 5.022 matrículas na Educação Especial, correspondendo a 0,8% do total na Educação Básica. Em 2022, esse número aumentou para 17.342 matrículas, representando 3,2% do total. Houve um crescimento absoluto de 12.320 matrículas na Educação Especial em dez anos.Com esse aumento, torna-se necessário qualificar e promover a formação teórico-prática dos professores da rede municipal e proporcionar atendimento especializado aos estudantes com TEA. Surge então o projeto vincular, firmado em 2023, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME) e o Instituto da Primeira Infância (Iprede). Esse projeto visa contribuir para o desenvolvimento de crianças (0 a 12 anos) com TEA e comorbidades, através de intervenções qualificadas que contemplem a diversidade e as especificidades das necessidades das crianças, a adequação e o enriquecimento curricular, o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização e formação inclusiva para profissionais da educação da rede pública do município de Fortaleza.
Descrição da Experiência O Projeto Vincular, centrado na formação continuada de professores da rede publica municipal de Fortaleza para inclusão, teve início em março de 2024, englobando toda a comunidade escolar. Ele se desdobra em três vertentes: formação presencial para gestores, ensino à distância (EaD) para gestores e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), e formação contextualizada na escola. A formação EaD continua, abordando tópicos cruciais como deficiências, gestão de sala inclusiva, autonomia do estudante, estratégias para Transtorno do Espectro Autista (TEA), combate ao capacitismo, construção de cultura inclusiva e adaptação para diferentes estilos de aprendizagem. Além da teoria, o projeto monitora práticas pedagógicas, com tutores avaliando o progresso no início, meio e fim. Gestores e professores do AEE participam dessa avaliação, fornecendo feedback sobre as práticas inclusivas para a coordenação do projeto.
Objetivo e período de Realização Contribuir para a inclusão de crianças com transtorno do neurodesenvolvimento, promovendo seu potencial de aprendizagem. Realizar formações para qualificar professores, facilitando o desenvolvimento e inclusão de crianças autistas na educação básica de Fortaleza. Aperfeiçoar práticas pedagógicas, fortalecendo habilidades, estimulando inclusão, autonomia e independência da criança autista. O projeto Vincular está em desenvolvimento desde janeiro de 2024 até hoje.
Resultados Resultados positivos ocorrem quando a escola oferece recursos e apoios pedagógicos para o sucesso dos alunos de inclusão. A escola adapta currículos e capacita professores para criar um ambiente inclusivo e atender às necessidades desses alunos. Professores, após formações, sentem-se mais preparados e confiantes, implementando práticas pedagógicas eficazes e adaptadas. Para crianças com autismo, as atividades são cuidadosamente adaptadas e o currículo flexibilizado para permitir uma abordagem personalizada. A formação continuada do Projeto Vincular oferece aos professores um olhar pedagógico voltado para a mediação constante, proporcionando um entendimento profundo das especificidades e potencialidades dos alunos, além de fornecer conhecimentos essenciais sobre o Transtorno do Espectro Autista. Esse conhecimento é fundamental para desenvolver estratégias de ensino eficazes e promover um ambiente de aprendizagem inclusivo e acolhedor. O maior beneficiado é o aluno de inclusão, que apresenta ganhos significativos em autonomia, participação em sala de aula e envolvimento com colegas.
Aprendizado e Análise Crítica A formação de professores para a inclusão é crucial na educação contemporânea. Compreender a inclusão vai além da inserção de alunos com deficiência em escolas regulares, promovendo a participação plena de todos os estudantes. Analisar políticas educacionais e legislações, como a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão, é essencial. Avaliar como os cursos de licenciatura e pedagogia abordam a inclusão em seus currículos e a importância da formação continuada é fundamental. Implementar metodologias ativas que favoreçam a participação de todos os alunos, usar tecnologias assistivas e realizar adaptações curriculares são práticas pedagógicas indispensáveis. Identificar desafios como a falta de recursos e preconceitos, além de explorar oportunidades para melhorar a formação de professores, são passos importantes. Analisar estudos de caso de sucesso e identificar boas práticas que possam ser replicadas também são ações essenciais. A autoavaliação contínua e a coleta de feedback de alunos, pais e colegas ajudam a aprimorar estratégias de inclusão. Professores bem preparados são essenciais para criar ambientes educacionais acolhedores que promovam o sucesso de todos os alunos. A formação de professores para a inclusão é uma área dinâmica que requer compromisso contínuo com a aprendizagem e a prática reflexiva.
Referências
DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo. Metodologia do Serviço do Atendimento Educacional Especializado em uma Perspectiva na Escola Regular. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. esp. 2, p. 840-855, dez., 2018.
FORTALEZA, SME. Orientações sobre a sistemática da avaliação da aprendizagem da rede municipal de Fortaleza. Coordenadoria de Ensino Fundamental/Célula de Avaliação da Aprendizagem. Fortaleza, 2023.
HOFMANN, J. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2009
LUSTOSA, F. G. Inclusão, o olhar que ensina o movimento e a transformação das práticas pedagógicas no contexto de uma pesquisa-ação colaborativa. 2009. Tese. (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2009.
Fonte(s) de financiamento: Prefeitura Municipal de Fortaleza
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