Roda de Conversa

06/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC8.21 - Saúde na Escola e Saúde Materno-Infantil

52189 - DE BOCA EM BOCA, PROMOVENDO SAÚDE BUCAL E EQUIDADE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA: A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNICHRISTUS
MARIA ELISABETH SOUSA AMARAL - UNICHRISTUS, RAUL ANDERSON DOMINGUES ALVES DA SILVA - UNICHRISTUS, ADRIANO DE AGUIAR FILGUEIRA - UNICHRISTUS, MARIA CLAUDIA FREITAS LIMA - UNICHRISTUS, CARLOS EDUARDO DE SOUSA PRAXEDES - UNICHRISTUS, RENATA RODRIGUES MOTA BITU SOUSA - UNICHRISTUS


Contextualização
Crianças em vulnerabilidade social têm maior probabilidade de desenvolver doenças bucais como cárie dentária e doenças periodontais, destacando a importância de promover hábitos de higiene bucal de forma coletiva (Marzo; Silva; Yamashita, 2023). Nesse contexto, a promoção da equidade, um dos princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS), é crucial na formação de futuros cirurgiões-dentistas, especialmente através de vivências extramuros em comunidades vulneráveis (Brasil, 2021).
No Centro Universitário Christus (Unichristus), a disciplina Saúde Bucal Coletiva 3 tem dentre seus temas a discussão sobre riscos e vulnerabilidades, clinica ampliada e educação em saúde, além de outros. Um dos objetivos da disciplina é capacitar os alunos para desenvolver ações de promoção de saúde em contextos de vulnerabilidade. O ambiente escolar em áreas de alta vulnerabilidade social é um dos locais onde essas práticas são implementadas, para que os alunos possam entender na prática todas as discussões teóricas. Atividades realizadas na escola, com turmas do ensino fundamental I são fundamentais, pois a saúde bucal das crianças pode ser positivamente impactada através da introdução e consolidação de hábitos saudáveis nesse espaço. Além disso, a parceria com a UBS da área, professores e família são estratégias fundamentais para encaminhamentos de situações críticas


Descrição da Experiência
Este relato descreve a experiência de um projeto de educação em saúde bucal realizado por alunos do curso de Odontologia da Unichristus na Escola de Ensino Fundamental I Dom Aloisio Lorscheider, da rede pública de Fortaleza, em parceria com uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A escola foi escolhida por estar situada em uma área de grande vulnerabilidade social e pela parceria com a UBS local, fundamental para garantir o encaminhamento dos casos críticos que necessitavam de intervenção imediata.
O projeto foi implementado em várias etapas, começando com estudos teóricos sobre riscos e vulnerabilidades, ciclo de vida e as demandas emergentes da infância. Em seguida, houve a seleção da escola e a formação de uma parceria com a UBS local. Os alunos de Odontologia da Unichristus foram capacitados para realizar visitas iniciais para conhecer a realidade e planejar a intervenção, que ocorreu em um momento posterior após a preparação dos materiais necessários.
As principais atividades incluíram orientação de higiene oral, levantamento de necessidades, distribuição de kits de higiene bucal, escovação supervisionada e encaminhamento dos casos críticos para a clínica escola da Unichristus e para a equipe de saúde bucal da UBS. Uma comunicação por escrito foi enviada aos pais destas crianças. A participação ativa dos estudantes foi essencial para o sucesso da intervenção.


Objetivo e período de Realização
O objetivo desta experiência foi desenvolver nos alunos a capacidade de executar ações de educação em saúde em contextos de vulnerabilidade, passando pela observação da realidade, reflexão crítica, planejamento e execução da atividade, tendo como premissa a pedagogia da problematização.
A experiência foi realizada no período letivo de 2024.1, com momentos em sala de aula para teorização e planejamento, além de visitas ao espaço social para reconhecimento da realidade e execução das atividades.


Resultados
Participaram da ação 17 graduandos em Odontologia da Unichristus do 4º período, juntamente com um professor. Para muitos, foi o primeiro contato com situações de vulnerabilidade social, revelando surpresas como crianças que dividiam a escova dental com familiares ou que não realizavam higiene bucal por falta de instrumentos.
Foram beneficiadas quatro salas, totalizando aproximadamente 120 alunos, que receberam kits de higiene bucal contendo escova dentária e dentifrício fluoretado. A construção coletiva da importância da escovação foi promovida através de contação de histórias, uso de macromodelos, desenhos para pintura, além de distribuição de cartilhas ilustrativas sobre escovação Os graduandos realizaram escovações supervisionadas, acompanhando os alunos e estimulando positivamente o processo de higiene dental.
Ao final, os acadêmicos apresentaram seminários, nos quais relataram a compreensão prática da dimensão dos riscos e vulnerabilidades e o quanto as crianças estavam expostas à deterioração de sua saúde oral.


Aprendizado e Análise Crítica
A formação de novos cirurgiões-dentistas é orientada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Odontologia, que preveem a formação de profissionais éticos e conscientes da realidade social, capazes de promover saúde e aumentar a equidade na atenção à saúde (Brasil, 2021).
A escola é um ambiente propício para o desenvolvimento de ações de educação em saúde, concentrando um grande número de crianças. A promoção de práticas saudáveis de saúde bucal para escolares se apresenta como uma estratégia eficaz para reduzir a incidência de cárie dentária e melhorar a qualidade de vida (Xavier et al., 2023).
A experiência de educação em saúde bucal na Escola Dom Aloisio Lorscheider mostrou-se eficaz em promover equidade e contribuir para melhorar a saúde bucal dos alunos. Parcerias entre instituições de ensino e unidades de saúde são essenciais para a promoção de ações preventivas e educativas. A continuidade e expansão de iniciativas deste tipo são recomendadas, assim como o fortalecimento de políticas públicas que incentivem tais ações.
Experiências como essas também mobilizam a comunidade escolar, professores e supervisores, e uma preocupação ativa para sensibilização de pais das crianças, sobretudo as que apresentaram piores condições orais.
A escola não possui escovódromo o que constitui um fator dificultador para a consolidação de praticas de higiene oral na escola.


Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Resolução Nº 3, de 21 de junho de 2021. Institui as Diretrizes Nacionais Curriculares do curso de graduação em Odontologia e dá outras providências. Diário Oficial, junho, 2024.
MARZO, G.V.; SILVA, G.M.; YAMASHITA, R.K. A importância dos cuidados da saúde bucal com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 6(5), p.: 2207-2217, 2024.
XAVIER, B.P.S. et al. Acesso às informações de saúde bucal de escolares de rede pública: uma revisão integrativa. Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, 16(11) p.: 27201-27210, 2023.


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