Roda de Conversa

06/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC8.21 - Saúde na Escola e Saúde Materno-Infantil

50095 - GUIA DIGITAL PARA PROFESSORES: ORIENTAÇÕES SOBRE QUEIXAS ESCOLARES
ANA ALYNE BARRETO FELIX - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, LUIZA JANE EYRE DE SOUSA VIEIRA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, VERA LÚCIA MENDES DE PAULA PESSOA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, SAMUEL MIRANDA MATTOS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, VIRNA RIBEIRO FEITOSA CESTARI - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, MARIA ALICE FREITAS SANTOS - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA


Apresentação/Introdução
Atitudes indesejadas, como apatia, agressividade e dificuldade de aprendizagem, são exemplos de comportamentos que levam professores a buscar encaminhamentos para uma possível explicação biológica. A observação dessas dificuldades de aprendizagem e problemas comportamentais no contexto escolar constitui as chamadas queixas escolares (SOUSA, 2020).
Os educadores associam queixas escolares a problemas biológicos, acreditando que o uso de medicamentos pode ajudar na concentração e nos problemas comportamentais dos alunos. Esse entendimento leva que crianças e adolescentes sejam atendidos na rede pública de Saúde Mental para avaliação médica e psicológica, motivados principalmente por queixas escolares (SILVA et al., 2020).
Avaliações realizadas pelos profissionais da educação são de suma importância. No entanto, é desejável que os professores conheçam, previamente, as características que justificam encaminhar uma criança aos serviços especializados de saúde.
Observa-se, portanto, a necessidade de desenvolver uma tecnologia que possa contribuir para o conhecimento específico dos professores da rede pública quanto ao encaminhamento de queixas escolares.


Objetivos
O objetivo principal deste estudo é construir um guia digital com evidência de validade para orientar professores na condução de queixas escolares. Para atingir esse objetivo, foi necessário realizar uma pesquisa bibliográfica e documental sobre queixas escolares, elaborar o conteúdo textual e gráfico do guia digital destinado aos professores e validar a aparência e o conteúdo do guia digital com especialistas na área.

Metodologia
Consiste em um estudo metodológico de desenvolvimento tecnológico de um guia digital denominado: "Guia de Orientações para Professores sobre Queixa Escolar".
Na primeira etapa realizou-se uma Revisão de Escopo, para responder a seguinte pergunta: "Como os professores abordam o encaminhamento de alunos com queixas escolares para o sistema de saúde?". Na segunda etapa, analisou-se a documentação de 27 encaminhamentos realizados por professores de uma sala regular em uma Escola Municipal de Fortaleza para o responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Na fase subsequente, procedeu-se à construção do guia digital, a estruturação foi realizada por meio do aplicativo Canvas® e foi disponibilizada digitalmente na plataforma Issuu®.
Na última etapa, executou-se a validação do conteúdo e da aparência por meio da aplicação do Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES) e do Instrumento de Validação de Aparência de Tecnologia Educacional em Saúde (IVATES) (LEITE et al., 2018).
Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UECE (parecer nº 6.062.548) conforme a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (BRASIL, 2012).


Resultados e Discussão
O guia digital, intitulado "Guia de Orientações para Professores sobre Queixa Escolar" foi inicialmente organizado em 12 páginas, contendo capa, índice, editorial e apresentação. Nas páginas seguintes, o conteúdo é detalhado, incluindo definições e relatos das principais queixas escolares, orientações sobre como conduzir investigações, possíveis encaminhamentos e procedimentos após avaliação médica. Após sua elaboração, o material passou por validação de conteúdo e aparência, envolvendo a participação de um grupo composto por 11 especialistas.
O conteúdo do guia foi validado com um Índice de Concordância Total (IC-T) de 99,7%, confirmando sua confiabilidade. Esse método considera uma taxa de concordância de 80% entre os participantes como aceitável (ALEXANDRE; COLUCCI, 2011).
A validação de aparência alcançou um Índice de Validade de Aparência Total (IVA-T) de 0,86, com uma taxa de confiabilidade aceitável. As ilustrações são empregadas para tornar os recursos educacionais mais atrativos, facilitando a compreensão do público-alvo ao transformar as informações textuais em uma linguagem visual. Nesse sentido, as imagens utilizadas neste guia permitiram a conexão entre as informações, simplificando o entendimento.
Após as modificações implementadas, uma nova versão do guia foi desenvolvida e sua publicação eletrônica disponibilizada na plataforma ISSUU® e pode ser acessada através do link: https://issuu.com/alynebfelix/docs/guia_digital_final_p_s_defesa , facilitando a divulgação e o alcance ao seu público-alvo. O produto técnico foi catalogado pela Câmara Brasileira de Livros conforme os dados internacionais de catalogação na publicação e está registrado sob o número ISBN: 978-65-00-86359-8.


Conclusões/Considerações finais
A escola desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, facilitando a aquisição de conhecimentos e habilidades, promovendo interação social e estimulando o crescimento cognitivo. É nesse contexto que preocupações sobre o comportamento e o desempenho acadêmico dos alunos podem surgir. Os professores muitas vezes são os primeiros a identificar dificuldades e procurar apoio para ajudar os estudantes a superá-las, o que pode resultar em queixas escolares.
A criação do guia digital priorizou uma linguagem simples e o uso de ilustrações para tornar o material mais atraente, visando facilitar a compreensão dos professores sobre o tema e estimular a reflexão sobre suas práticas ao encaminhar alunos para o sistema de saúde.
Sugere-se a utilização do guia digital com posterior avaliação dos resultados obtidos, por meio de um estudo experimental para verificar se houve mudança no comportamento dos professores e realizar validação junto ao público-alvo desta pesquisa.


Referências
ALEXANDRE, N. M. C.; COLUCI, M. Z. O. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciência & saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. 7, p. 3061-3068, jul. 2011.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Resolução n. 466/2012, de 12 de dezembro de 2012.
LEITE, S. S. et al. Construction and validation of an Educational Content Validation Instrument in Health. Revista brasileira de enfermagem, Brasília, v. 71, n. 4, p. 1635-1641, abr. 2018.
SILVA, N. T. L. et al. Promoção da saúde mental na escola e os desafios dos laudos emitidos pelo CAPsi para justificar os entraves à aprendizagem. Docentes, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 65-75, jan. 2020.
SOUZA, B. D. P. (Org.). Orientação à queixa escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2020.


Realização:



Patrocínio:



Apoio: