49978 - TREINAR PARA SALVAR: CAPACITANDO PUÉRPERAS E CUIDADORES EM PRIMEIROS SOCORROS COMO FORMA DE PREVENÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL ALLAN CRUZ DA SILVA - UECE, ALICYREGINA SIMIÃO SILVA - UECE, ANA CAROLINA OLIVEIRA DA SILVA - UECE, ANA MARIA SAMPAIO COELHO ADEODATO - UECE, JOÃO HENRIQUE CORDEIRO - UECE, HELDER MATHEUS ALVES FERNANDES - UECE, SAMILLE MARQUES BULCÃO ROCHA - UECE, MARIA VALÉRIA CHAVES DE LIMA - UECE, ISRAEL COUTINHO SAMPAIO LIMA - UECE, ILVANA LIMA VERDE GOMES - UECE
Contextualização
De acordo com a teoria de Sigmund Freud, nos primeiros 24 meses de vida, a criança passa pelo primeiro estágio do desenvolvimento psicossexual humano, onde a sucção e a mordida são fontes de prazer e descoberta do mundo ao seu redor (Silva, 2022). No entanto, a imaturidade dos sistemas e o hábito de levar objetos à boca presentes nesse período aumentam a vulnerabilidade ao engasgo. Nesse cenário, ações rápidas de primeiros socorros podem minimizar sequelas e aumentar as chances de sobrevivência (Costa et al., 2021).
A prevenção de mortes por engasgo requer capacitação ampla na sociedade, especialmente em ambientes frequentados por crianças (Costa et al., 2021). Estudos indicam que a maioria da população não possui conhecimentos em Suporte Básico de Vida (SBV), o que dificulta a identificação de emergências e a prestação de socorro (Silva et al., 2022).
Os cuidadores e familiares frequentemente são os primeiros a oferecer auxílio, independentemente de possuírem conhecimentos em SBV. A falta de indivíduos capacitados para lidar com situações de engasgo em crianças resulta em mortes precoces e danos significativos para vítimas e suas famílias (Grimaldi et al., 2020). Diante disso, é urgente a implementação de políticas de saúde que promovam o treinamento de mães cuidadores de crianças em primeiros socorros como forma de prevenção da mortalidade infantil.
Descrição da Experiência
Trata-se de relato de experiência fundamentado na proposta formulada por Mussi (2021). Este relato tem como questão norteadora: Qual a importância sobre a promoção da educação em saúde, com ênfase nos conhecimentos e habilidades práticas em primeiros socorros para mães e cuidadores da unidade de acolhimento, visando promover a segurança e o bem-estar infantil?
A experiência ocorreu entre o mês de janeiro de 2023, em uma maternidade, localizada na periferia de Fortaleza, Ceará, durante a atuação do autor principal, como preceptor de estágio de alunos do curso técnico em Enfermagem. Tendo como problema disparador, o número de casos de engasgo em crianças que eram atendidas pela emergência da maternidade.
Em resposta a essa necessidade, optou-se por realizar uma ação de promoção da saúde, ao final do estágio, que consistiu na implementação de uma capacitação em primeiros socorros direcionada para as puérperas e cuidadores, que estavam na unidade de acolhimento.
Esta iniciativa foi concebida como parte integrante do programa de estágio, visando não apenas a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, mas, também a contribuição efetiva para a promoção da saúde e prevenção de acidentes em âmbito local.
Objetivo e período de Realização
Relatar a experiência sobre a promoção de ação educativa sobre os conhecimentos e habilidades práticas em primeiros socorros para mães e cuidadores da unidade de acolhimento, visando promover a segurança e o bem-estar infantil, em janeiro de 2023.
Resultados
Um total de 50 pessoas foram envolvidas na ação educativa, com a seleção cuidadosa feita pela equipe de enfermagem após uma consulta prévia de interesse, para assegurar a segurança e saúde dos participantes. Utilizou-se na ação dois recursos educativos: um panfleto de primeiros socorros ilustrado, abordando procedimentos para casos de engasgo em crianças, e uma boneca de pano para demonstração prática das técnicas de Trações abdominais (manobra de Heimlich) e de Reanimação Cardiopulmonar na criança.
O treinamento ocorreu à beira do leito, com um par participantes recebendo a capacitação por vez. Ao término da instrução, cada puérpera e cuidador teve a oportunidade de praticar as manobras com a boneca, visando garantir a aquisição das habilidades técnicas compartilhadas. Após a conclusão da atividade, um novo discente era escalado para capacitar o próximo par, sempre sob supervisão e apoio direto do supervisor de estágio.
Houve relatos significativos de aumento na sensação de segurança e preparo para lidar com emergências por parte dos participantes, o que enfatiza a importância das ações educativas comunitárias como tática na prevenção da mortalidade infantil por causas externas.
Aprendizado e Análise Crítica
Este relato destaca a importância da educação em saúde e da capacitação de mães e familiares para lidar com emergências. Especialmente em contextos socioeconômicos desfavorecidos, onde o acesso a serviços de saúde é frequentemente limitado. A impressão dos panfletos e a aquisição da boneca de pano, configurou-se como ação simples e de baixo custo, sendo importante para melhorar as habilidades em primeiros socorros, neste caso, no manejo do engasgo. Ajudando a salvar vidas.
O benefício dessa ação educativa para os alunos foi a oportunidade de vivenciar de maneira concreta a importância positiva da educação em saúde na vida das pessoas. A execução deste estudo, causou nos autores a necessidade sobre a ampliação de novas formas de promoção da saúde, por meio de ações e ou intervenções educativas que consigam influenciar positivamente à atenção à saúde do público-alvo, nos diversos serviços do Sistema Único de Saúde.
Referências
Costa, Iara Oliveira; et al. Estudo descritivo de óbitos por engasgo em crianças no Brasil. Revista de Pediatria Soperj, João Pessoa, v. 21, n. 1, p. 11-14, jul. 2021.
Grimaldi, Monaliza Ribeiro Mariano; et al. A escola como espaço para aprendizado sobre primeiros socorros. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 10, p. 1-20, 11 mar. 2020. Universidad Federal de Santa Maria.
Mussi, Ricardo Fraklin de Freitas; et al. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 1-18, 1 set. 2021.
Silva, Manoel Ramos da. Desenvolvimento Humano na Teoria Psicossexual da Infância em Sigmund Freud. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 4, p. 1491-1504, 30 abr. 2022.
Silva, Naara Mascardo da; et al. Conhecimento de leigos sobre os primeiros socorros no ambiente extra-hospitalar. Revista Nursing, Mato Grosso, v. 290, n. 25, p. 8029-8036, jul. 2022.
|