49657 - PROMOVENDO EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA INFÂNCIA: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR PERLA SILVA RODRIGUES - UERN, MARIA VALÉRIA CHAVES DE LIMA - UECE, CAMILA FERNANDES MAIA DE CARVALHO - UERN, ÉRICA GALDINO FÉLIX - UERN, MARIA NILDENIA DE OLIVEIRA ROCHA - UNIASSELVI, ELLEN CAMINHA SOUZA - UECE, ADALBERTO VERONESE DA COSTA - UERN, GLÊBIA ALEXA CARDOSO - UERN
Contextualização Diversas mudanças nos hábitos de vida da população contribuíram para uma alimentação inadequada, caracterizada pelo alto consumo de ultraprocessados, além da ausência de cuidados com a saúde bucal. No entanto, essas práticas são nocivas à saúde. Por isso, é fundamental implementar intervenções que eduquem as pessoas, desde a infância (Cunha et al., 2023).
A união entre ensino sobre saúde e cuidados primários é essencial para criar comunidades mais saudáveis e capazes de lidar com desafios. Nesse contexto, está o Programa Saúde na Escola, que vai além das salas de aula e dos postos de saúde, adentrando na sociedade para facilitar a implementação de políticas públicas. Essa conexão busca não apenas melhorar a saúde física, mas também fortalecer os direitos civis e capacitar grupos locais. Diante dos problemas atuais, a interseção entre Educação em Saúde e cuidados primários surge para construir uma sociedade mais justa e igualitária (Cardoso et al., 2024).
Essa associação aborda temas como a adoção hábitos saudáveis, estímulo à prática de exercícios, medidas contra doenças sexualmente transmissíveis, cuidados com a saúde bucal, além de prevenir o bullying, entre outras questões para fomentar a saúde e a cidadania (De Araújo et al., 2024). Diante do exposto, justifica-se a realização da ação, permitindo um enfoque holístico na prevenção de doenças e na promoção do bem-estar.
Descrição da Experiência Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência acerca de uma ação de Educação em saúde (Programa Saúde na Escola) realizada por profissionais de saúde, com alunos de uma escola pública do interior do Ceará. O relato seguiu o percurso sistemático proposto por Mussi, Flores e Almeida (2021), prezando o teor metodológico e os preceitos científicos de um relato. Participaram da experiência 40 alunos do 4° ano do ensino fundamental. Sobre o percurso metodológico, iniciou-se com a apresentação dos profissionais de saúde e uma troca de ideias com as crianças para entender seus padrões alimentares. Depois, com base nas informações compartilhadas, discutiu-se sobre a relevância de uma dieta saudável para promover o crescimento e o desenvolvimento. A nutricionista explanou a pirâmide alimentar infantil da turma da Mônica e o guia alimentar. Posteriormente, a dentista explicou sobre os alimentos que podem ser cariogênicos (doces, guloseimas e refrigerantes) e os que ajudam na saúde dos dentes (frutas e legumes). Após a explicação, foram demonstradas as técnicas de escovação correta. Por fim, a enfermeira enfatizou a importância de cuidados com a saúde, verificou os cartões de vacina e entrou em contato com os pais dos alunos que tinham vacinas pendentes. O estudo não requer aprovação do comitê de ética. Contudo, ressalta-se que todos os princípios éticos foram seguidos.
Objetivo e período de Realização Frente ao exposto, o presente estudo tem como objetivo relatar a experiência de profissionais da saúde na realização de uma atividade do PSE com alunos do ensino fundamental de uma escola pública localizada em Jaguaruana, no interior do Ceará, no ano de 2022.
Resultados Os estudantes demonstraram interesse e participaram ativamente das discussões sobre padrões alimentares. Após as discussões, demonstraram ter compreensão sobre a importância de uma dieta saudável e puderam associar os alimentos discutidos com os benefícios para seu desenvolvimento. A apresentação da pirâmide alimentar infantil e do guia alimentar contribuiu para a visualização de forma lúdica de uma alimentação adequada. As crianças ficaram mais conscientes sobre a variedade e a proporção dos alimentos que devem consumir diariamente. A explanação da dentista, juntamente com a demonstração das técnicas corretas de escovação, proporcionou um aumento significativo na conscientização sobre os cuidados bucais. A enfermeira ao verificar os cartões de vacina e entrar em contato com os pais sobre vacinas pendentes, garantiu que os alunos estivessem em dia com suas imunizações, promovendo a saúde coletiva. Assim, a atividade demonstrou a relevância de uma abordagem multidisciplinar na educação em saúde, integrando nutrição, saúde bucal e imunização para o aprendizado dos alunos. Foi evidente a necessidade de adaptar as explicações à faixa etária e conhecimentos prévios dos alunos.
Aprendizado e Análise Crítica As discussões sobre a importância da prevenção, seja por meio de uma alimentação adequada, higiene bucal ou vacinação, reforçaram a ideia de que a educação preventiva é um dos pilares para a saúde. O contato entre profissionais de saúde e alunos, foi indispensável para criar um ambiente de confiança e aprendizado mútuo. A ação educativa foi bem-sucedida em promover a conscientização dos alunos sobre a importância de uma alimentação saudável, cuidados bucais e imunização. Apesar disso, melhorias na metodologia e engajamento familiar poderiam ampliar ainda mais os benefícios da intervenção. O aprendizado adquirido reforça a importância de uma abordagem integrada e preventiva na educação em saúde para a saúde coletiva.
Em futuras ações, poderia ser realizada a expansão da duração das atividades para abordar cada tema de forma mais detalhada. Embora a pirâmide alimentar da turma da Mônica tenha sido bem recebida, outros materiais didáticos interativos, como jogos educativos ou atividades práticas de culinária, poderiam enriquecer ainda mais a experiência. A inclusão dos pais no processo educativo poderia potencializar os resultados. Ademais, implementar uma forma de avaliação pós-atividade, como questionários ou observação de mudanças nos hábitos alimentares e de higiene bucal dos alunos, poderiam fornecer dados mais precisos sobre a eficácia da intervenção.
Referências CARDOSO, B. de O.; DA COSTA, N. K. A.; SILVEIRA, R. E.; FERNANDES, J. D. L.; CHEFFER, M. H.; OLIVEIRA, V. M.; LOUREIRO, N. R. G. de O.; MONTEIRO, J. V. M.; MIYADAIRA, C. T.; FREITAS, M. K. Educação em saúde e atenção básica: a interseção entre políticas públicas e o Programa Saúde na Escola. Contribuciones a las ciencias sociales, v. 17, n. 1, p. 6659–6671, 2024.
CUNHA, A. C. S. et al. Programa Saúde na Escola: uma proposta de intervenção em um colégio municipal de Vitória da Conquista – BA. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 23, n. 11, p. e14549, 2023.
DE ARAÚJO, D. A. et al. Análise da adesão dos estados brasileiros ao programa saúde na escola. Psicologia e Saúde em debate, v. 10, n. 1, p. 1–11, 2024.
MUSSI, R. F. F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021.
Fonte(s) de financiamento: Financiamento próprio.
|