Roda de Conversa

05/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC8.20 - Promoção da Saúde, Alimentação e Nutrição

53689 - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DO COMPORTAMENTO DE NUTRICIONISTAS EGRESSOS DE UM CURSO ONLINE AUTOINSTRUCIONAL SOBRE A CADERNETA DA CRIANÇA
TATYELLE SANTOS PINHO - UFMA, GABRIELLY BEZERRA FONSECA - UFMA, PAOLA TRINDADE GARCIA - UFMA, ELZA BERNARDES FERREIRA - UFMA, CADIDJA DAYANE SOUSA DO CARMO - UFMA, ANA EMÍLIA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA - UFMA, ALICE MARTINS DE ABREU - UFMA, DEYSIANNE COSTA DAS CHAGAS - UFMA


Apresentação/Introdução
A Caderneta da Criança (CC) é um instrumento essencial para a atenção integral à saúde infantil, pois possibilita ações de promoção e proteção do crescimento e desenvolvimento infantil. Após sua reformulação em 2019, foi ampliado o escopo de profissionais autorizados a preencher os dados, incluindo nutricionistas (Brasil, 2020). Para que a CC cumpra sua finalidade, é crucial que ela seja utilizada de forma efetiva. Isso envolve o registro correto dos dados e o diálogo com a família para promover a saúde infantil e prevenir problemas (Amorim et al., 2018). Para contribuir com essa implementação, cursos de formação profissional focados nessa área visam apoiar o processo de educação na saúde. Eles buscam promover o entendimento da CC como uma ferramenta de vigilância da saúde infantil, do monitoramento do crescimento e desenvolvimento, comunicação entre profissionais, serviços e famílias, e garantia dos direitos das crianças. Portanto, é essencial investir na formação de profissionais para desenvolver habilidades cognitivas e melhorar a atuação no cuidado infantil.

Objetivos
Avaliar a aprendizagem e o comportamento de nutricionistas egressos de um curso online autoinstrucional sobre a caderneta da criança.

Metodologia
Estudo longitudinal, descritivo e analítico realizado com 134 nutricionistas atuantes na atenção primária à saúde egressos do curso online autoinstrucional “Caderneta da Criança: Instrumento intersetorial para promoção da Atenção Integral à Saúde da Criança”. A avaliação da aprendizagem e do comportamento baseou-se no modelo Kirkpatrick, que divide a avaliação em quatro níveis: Reação, Aprendizagem, Comportamento e Resultados (Kirkpatrick, 2006). Esta pesquisa avaliou os níveis de Aprendizagem e Comportamento. Os dados foram coletados online por meio de questionários estruturados no início e ao final do curso. Os dados coletados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) foram: faixa etária, local de residência, tempo de formação profissional, ocupação atual, motivo para realização do curso, notas da autoavaliação do domínio sobre o conteúdo e da situação aprendizagem pré e pós curso. Os dados sobre a aplicação do conhecimento adquirido no curso foram obtidos por meio de questionário pós curso, via Google Forms. Utilizou-se o teste Mann-Whitney para comparar as notas pré e pós curso, com análise no software STATA versão 14.0, adotando um nível de significância de 5%.

Resultados e Discussão
A maior parte dos egressos do curso eram nutricionistas com idade entre 20 a 29 anos (46,7%), residentes na região sudeste do país (29,2%), com tempo de formação entre um e cinco anos (44,1%) e com ocupação atual de nutricionistas (79,8%).
A principal motivação para a inscrição no curso foi explorar o conteúdo e obter certificação (51,1%). As médias das notas de autoavaliação do domínio sobre o conteúdo e da situação de aprendizagem pré e pós curso aumentaram significativamente de 3,5 para 4,7 e de 3,4 para 4,1, respectivamente. Segundo Garcia et al., (2022) os motivos de percepção de aprendizagem dos profissionais podem estar relacionados ao conteúdo significativo e relevante, o formato autoinstrucional que facilita o acesso ao curso e a qualidade dos recursos didáticos que facilitam a compressão. Além disso, Alturkistani et al., (2020) destaca a importância da aplicação de testes que permitam avaliar o deslocamento da aprendizagem dos educandos por meio de comparações antes e ao final da oferta educacional.
No que diz respeito ao comportamento dos nutricionistas, 65,4% relataram utilizar a CC em sua rotina de trabalho. A maioria deles afirmou que o curso ajudou no preenchimento da CC e na compreensão da importância de sua utilização para identificar direitos e garantias sociais das crianças e de seus responsáveis. Os participantes também destacaram a contribuição do curso para a utilização da CC em sua prática profissional. Esses resultados corroboram com estudos anteriores que demonstraram a efetividade de cursos online na aquisição de habilidades e aplicação do conhecimento no trabalho (Mourão , Abbad, Zerbini, 2014).

Conclusões/Considerações finais
Os resultados demonstram que o curso online autoinstrucional “Caderneta da Criança: Instrumento intersetorial para promoção da Atenção Integral à Saúde da Criança” teve resultados positivos no conhecimento e comportamento dos nutricionistas. O aumento nas notas de autoavaliação do domínio sobre o conteúdo e da situação de aprendizagem pré e pós-curso evidencia a eficácia do curso na promoção do entendimento e aplicação da CC. A maioria dos participantes relatou utilizar a CC em sua prática diária, indicando que o curso não só melhorou o conhecimento teórico, mas também influenciou positivamente a prática profissional. Portanto, investir em formações específicas e no uso de tecnologias educacionais é essencial para melhorar a qualidade dos serviços na área de nutrição e saúde infantil.

Referências
ALTURKISTANI, A. et al. Massive open online course evaluation methods: Systematic review. Journal of medical Internet research. 2020.

AMORIM, L. et al. Preenchimento da Caderneta de Saúde da Criança nos serviços de saúde em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Epidemiologia e Serviços de Saúde. 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Caderneta da Criança é ferramenta importante para acompanhamento integral da saúde infantil. 2020.

GARCIA, P. T. et al. Curso On-line Aberto e Massivo para enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Brasil: percepções dos participantes. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais. 2022.

KIRKPATRICK, D.; KIRKPATRICK, J. Evaluating training programs: The four levels. Berrett-Koehler Publishers, 2006.

MOURÃO, L.; ABBAD, G.S.; ZERBINI, T. Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte. Revista de Administração (São Paulo). 2014.

Fonte(s) de financiamento: Agradecemos o apoio financeiro que possibilitou que o curso “Caderneta da Criança: Instrumento intersetorial para promoção da Atenção Integral à Saúde da Criança” tenha sido planejado e contratado pelo Ministério da Saúde e executado pela Universidade Federal do Maranhão, por meio da UNA-SUS/UFMA.


Realização:



Patrocínio:



Apoio: