05/11/2024 - 13:30 - 15:00 RC8.20 - Promoção da Saúde, Alimentação e Nutrição |
53626 - IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA AMAMENTA E ALIMENTA BRASIL NO MUNICÍPIO DE GOIANA-PE EMMANUELLE DE MENDONÇA SANTANA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB
Contextualização A alimentação adequada e o acompanhamento nutricional de crianças menores de dois anos são fundamentais para garantir um desenvolvimento saudável e prevenir doenças. Os primeiros mil dias de vida da criança, representam uma janela de oportunidades para a promoção da saúde, com reflexos para a vida adulta, e nesse momento, o Aleitamento Materno (AM) e a introdução alimentar (IA) adequada são fundamentais. Estima-se que a amamentação em níveis ideais pode reduzir 820.000 mortes em crianças menores de 5 anos. No âmbito do SUS, a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da Atenção Básica (AB), com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do Aleitamento Materno e da Introdução Alimentar saudável para crianças menores de dois anos. A formação de Tutores, visa qualificar profissionais de referência que serão responsáveis em disseminar a estratégia e realizar oficinas de trabalho nas suas respectivas UBS, apoiar o planejamento, o acompanhamento e/ou fortalecimento das ações de promoção, proteção e apoio ao AM e à IA saudável nas UBS, de forma contínua. A Oficina de trabalho tem o propósito de discutir a prática do AM e IA saudável com os profissionais da UBS e planejar ações de incentivo à alimentação saudável na infância, de acordo com a realidade local.
Descrição da Experiência No primeiro semestre de 2022, seis nutricionistas formaram-se como tutoras após conclusão dos cursos online promovidos pela UFSC com a UNA-SUS. Foram realizadas reuniões mensais para planejamento de ações e atividades, organização e discussão do fluxo para iniciar a execução das Oficinas de Trabalho das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da EAAB. Em agosto de 2022, as tutoras, iniciaram as primeiras Oficinas de Trabalho em Goiana-PE, nas UBS de Malvinas e do Bom Jesus, em comemoração à Campanha do Agosto Dourado. Participaram 29 profissionais de nível médio, técnico e superior. Entre Fevereiro e Maio de 2023, foram realizadas 11 Oficinas de Trabalho das UBS (Bom Tempo, Estrada de Cima, Boa Vista, Flexeiras, Nova Goiana, Melões, Nova Divisão, Catuama, Barra de Catuama, Atapuz, Engenho Ubú). Participaram profissionais da Atenção Básica (dentre os quais: Enfermeiros, Dentistas,
Médico, Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Saúde Bucal, Auxiliares de Serviços Gerais, Recepcionistas e profissionais administrativos que atuam nas UBS). Após as oficinas as 13 equipes formadas elaboraram o Plano de Ação da EAAB para serem desenvolvidos em seus territórios. Foram realizadas ações de promoção, incentivo e proteção ao aleitamento materno e alimentação complementar saudável, pelas equipes de saúde da família com apoio, participação e orientação das Tutoras EAAB.
Objetivo e período de Realização Com objetivo expandir a Estratégia no território municipal e qualificar os profissionais da AB para fortalecer as ações de promoção, proteção e incentivo ao aleitamento materno e alimentação complementar saudável e sustentável, as nutricionistas finalizaram os cursos de Tutores em 2022 e realizaram as oficinas de trabalho da UBS em agosto de 2022 e entre fevereiro e maio de 2023.
Resultados Foram realizadas 13 oficinas de trabalho da EAAB em 13 Unidades Básicas de Saúde onde participaram 174 profissionais da Atenção Básica (dentre os quais: Enfermeiros, Dentistas, Médico, Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Saúde Bucal, Auxiliares de Serviços Gerais, Recepcionistas e profissionais administrativos que atuam nas UBS). Durante o ano de 2023 foram realizadas 67 ações de promoção, incentivo e proteção ao aleitamento materno e alimentação complementar saudável, pelas equipes de saúde da família com apoio, participação e orientação das Tutoras EAAB, direcionadas as gestantes, puérperas e pais das crianças menores de dois anos. As ações foram desenvolvidas através de: atividades de acolhimento as mães da gestação ao puerpério, palestras de educação nutricional, roda de conversa, sala de espera, orientações nutricionais, oficinas, visitas domiciliares, acompanhamento das famílias com bebês menores de dois anos dos territórios. A cobertura do Estado Nutricional de crianças menores de 2 anos era de 62,25% em 2022 e foi para 73,85% em 2023 e de 6,71% em 2022 para 41% em 2023 nos marcadores de consumo alimentar no SISVAN.
Aprendizado e Análise Crítica Apesar dos avanços nos indicadores quantitativos de cobertura do acompanhamento do crescimento e consumo alimentar no SISVAN, os resultados de cobertura de aleitamento materno exclusivo em crianças menores de 6 meses continua baixo. A promoção do AM e IA, os profissionais da AB e do NASF enfrentam inúmeros desafios que favorecem o desmame precoce e oferta de alimentos ultraprocessados cada vez mais cedo dos bebês menores de dois anos, como alguns fatores biológicos da mãe (tipos de bico, doenças inflamatórias, infecciosas e mentais), sociais e culturais da família (mitos sobre alimentação infantil, situação econômica), retorno da mãe ao trabalho e dificuldade/ausência de rede de apoio, desinformação (baixa escolaridade, pega incorreta e mitos sobre o AM). Sendo assim, ressalta-se a importância do trabalho em equipe multi e interdisciplinar de forma intersetorial para que seja possível superar esses desafios. Considerando que o aleitamento materno e a alimentação complementar saudável nos primeiros anos de vida impactarão de forma significativa na saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis ao longo da vida, a continuidade da implementação da EAAB é fundamental na proteção e promoção dos hábitos alimentares saudáveis melhorando a qualidade de vida das crianças.
Referências BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primaria à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos. Editora Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primaria à Saúde, Departamento de Promoção da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2019. 265 p.: Il. BRASIL. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2012. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Marco de referência da vigilância alimentar e nutricional na atenção básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015. 56 p. : il.
|
|