Roda de Conversa

05/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC8.20 - Promoção da Saúde, Alimentação e Nutrição

52841 - CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO RECIFE SOBRE O GUIA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA.
ALINE ALEXANDRE UCHÔA DE ALBUQUERQUE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, JULIANA CARNEIRO DE CARVALHO - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE


Contextualização
Hábitos alimentares saudáveis devem ser estimulados desde os primeiros anos de vida, formando indivíduos com menor risco de desenvolver doenças e apresentará maior expectativa de vida.1 Atualmente, através da Portaria Interministerial nº 1.010, de 8/05/2006, a escola não tem apenas o objetivo de atender às necessidades nutricionais dos estudantes, mas também favorecer a formação de hábitos alimentares saudáveis, que são um dos aspectos mais importantes para a saúde e crescimento, aprendizagem e rendimento escolar, podendo contribuir para a qualidade da educação.2 Os professores, com a comunidade escolar, têm o importante papel de executar ações para tal promoção. A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma estratégia de promoção de saúde e alimentação saudável, e tem nas escolas um local para seu desenvolvimento. Os professores são agentes importantes na execução de EAN, para a efetividade das ações é necessária formação aos profissionais envolvidos.3 O Guia Alimentar da População Brasileira é um importante instrumento de auxílio no desenvolvimento de ações educativas na formação de hábitos alimentares mais adequados.4 O Guia foi planejado para que seja utilizado em qualquer espaço, inclusive no ambiente escolar. Ele tem o objetivo de promover a prática de uma alimentação saudável, melhorar a nutrição da população e contribuir para a promoção de saúde.4

Descrição da Experiência
A coordenação do Programa Municipal de Alimentação e Nutrição do Recife junto com o Programa Saúde na Escola, elaboraram uma estratégia de levantamento para identificação o conhecimento dos professores a respeito do Guia Alimentar da População Brasileira. A necessidade de investigar o conhecimento do Guia Alimentar da População Brasileira pelos professores da rede pública municipal, veio após a identificação de elevada prevalência nos escolares de excesso de peso e obesidade, como também consumo elevado de alimentos ultraprocessados. Os profissionais da saúde, contando com auxílio dos estudantes do Programa de Residência em Saúde da Família, realizaram entrevistas com 140 professores de unidade de ensino na fase pré-escolar da rede pública municipal do Recife. A entrevista contemplava as seguintes questões: conhecimento do Guia Alimentar da População Brasileira, conceito de alimentos in natura, minimamente processado, processado e ultraprocessado.

Objetivo e período de Realização
A experiência relatada objetivou identificar a disseminação do Guia Alimentar da População Brasileira nas escolas municipais de ensino pré-escolar do Recife, através da análise do conhecimento dos professores a respeito do instrumento. O levantamento de dados foi realizado no período de agosto a novembro no ano de 2023

Resultados
Participaram das entrevistas 140 professores das escolas municipais de ensino pré-escolar do Recife, Através dos dados coletados foi constato que 28,5% dos professores entrevistados relataram conhecer o Guia Alimentar da População Brasileira, 35% responderam corretamente o que são alimentos in natura, 51% conheceram alimentos minimamente processados, 52% souberam o que são alimentos processados e 44% identificaram os alimentos ultraprocessados. Dados que refletem baixo conhecimento dos professores em relação ao Guia Alimentar da População Brasileira, o que pode influenciar negativamente na sua prática de ensino para promoção da alimentação saudável no ambiente escolar.

Aprendizado e Análise Crítica
Pode-se considerar, fazendo analise comparativas com referências teóricos de achados equivalentes, que os professores entrevistados apresentaram baixo conhecimento a respeito do Guia Alimentar da População Brasileira, assim como a classificação de alimentos proposta pelo instrumento.5 Os achados podem impactar negativamente na influencia dos professores em suas práticas, que auxiliam na formação dos conhecimentos dos escolares na promoção de escolhas alimentares mais saudáveis. O ambiente escolar é um local de destaque no processo de ensino-aprendizagem por meio do desenvolvimento de ações voltadas para a promoção e educação em saúde das crianças. Nas escolas, é possível educar através de conhecimentos advindos de diferentes fontes de saber, dentre eles os dos professores, que têm papel relevante em incentivar o comportamento e atitude saudáveis dos alunos. Considerando os resultados, sugere-se realizar intervenções mais amplas e eficazes na qualificação dos profissionais da educação, para que a promoção de saúde seja executada de forma otimizada, conforme é preconizado. Investigar como os docentes estão implementando as recomendações do Guia Alimentar torna-se fundamental como diagnóstico para as políticas públicas de educação permanente em alimentação mais equilibrada e saudável.

Referências
1. ALVES, G.M., CUNHA T.C.O. A Importância da Alimentação Saudável para o Desenvolvimento Humano. POHSA 2020;10(27),46-62.
2. Brasil. Portaria Interministerial nº1010. Institui as diretrizes para a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas de educação infantil, fundamental e nível médio das redes públicas e privadas, em âmbito nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 08 mai 2006.
3. BORSOI AT, Teo CRPA, MUSSIO BR. Educação alimentar e nutricional no ambiente escolar: uma revisão integrativa. RIAEE. 2016;11(3),1441-1460.
4. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos[Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2019.
5. ALMEIDA, R.M.M.P., et al, Conhecimento e percepção de autoeficácia e eficácia coletiva de professores sobre o Guia Alimentar. Alimentação e nutrição em saúde coletiva. demetra.2023.71030


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