05/11/2024 - 13:30 - 15:00 RC8.20 - Promoção da Saúde, Alimentação e Nutrição |
50755 - COMPREENSÃO DE RÓTULOS ALIMENTARES POR MULHERES SOBREVIVENTES DE CÂNCER DE MAMA: DESAFIOS E REFLEXÕES PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE ELLEN CAMINHA SOUZA - UECE, HELENA ALVES DE CARVALHO SAMPAIO - UECE, PATRÍCIA CÂNDIDO ALVES - UECE, VITÓRIA COSTA OLIVEIRA - UECE, LUIZ GONZAGA PORTO PINHEIRO - GEEON, PAULO HENRIQUE DIÓGENES VASQUES - GEEON, LAURA BRENA RIOS SIMPLICIO - UECE, TAILING GOMES ALVES DE LEMOS - UECE
Apresentação/Introdução No Brasil, o câncer de mama é o tipo de neoplasia maligna mais incidente em mulheres de todas as regiões. Vale destacar que, de acordo com World Cancer Research Fund/American Institute for Cancer, são consideradas sobreviventes de câncer todas as pessoas que vivem com o diagnóstico da doença, incluindo aquelas que já se recuperaram. A alimentação saudável atua como uma medida preventiva da doença e/ou de sua recidiva, além de promover o bem-estar e a qualidade de vida a longo prazo. A rotulagem dos alimentos representa uma ferramenta relevante no manejo das escolhas alimentares de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), oferecendo orientações valiosas para uma alimentação mais saudável e alinhada com restrições individuais de saúde. No entanto, estudos mostram que existem obstáculos significativos entre os consumidores e as informações nutricionais nos rótulos de alimentos, sendo a falta de compreensão dos dados um dos principais desafios. Visto que entender rótulos alimentares desempenha um papel crucial na promoção da educação em saúde, investigar essa compreensão por mulheres sobreviventes de câncer de mama não apenas beneficia diretamente essa população, mas também contribui para o desenvolvimento de políticas e programas de saúde pública voltados para a promoção de hábitos alimentares saudáveis em toda a comunidade.
Objetivos Analisar a compreensão de rótulos alimentares por mulheres sobreviventes de câncer de mama, explorando os desafios e fatores associados à formação e educação em saúde.
Metodologia Pesquisa transversal, descritiva, de natureza quantitativa, conduzida no Grupo de Educação e Estudos Oncológicos, em Fortaleza-Ce. Foram incluídas mulheres sobreviventes de câncer de mama, maiores de 18 anos, alfabetizadas, que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Mulheres gestantes e nutrizes foram excluídas. Foram coletados dados referentes ao domínio de "rótulos de alimentos e números" da ferramenta de avaliação de letramento nutricional Nutrition Literacy Assessment Instrument, (NLit-Br). O domínio possui 10 questões, sendo disponibilizado às participantes a imagem do rótulo da embalagem de macarrão instantâneo para auxílio na formulação das respostas. O rótulo trazia informação sobre o tamanho de uma porção (um pacote), com dados de calorias, carboidratos, proteínas, gorduras (totais e saturadas), fibra e sódio. Para a análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva, com o auxílio do software Excel. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da Universidade Estadual do Ceará, sob o protocolo CAAE nº 69459317.0.0000.5534.
Resultados e Discussão Participaram do estudo 87 mulheres. Dentre as 10 questões da ferramenta, os melhores resultados de compreensão foram referentes ao teor de fibras (81,6%), sódio (80,5%), proteínas (64,4%) e gordura saturada (57,5%) presentes no macarrão. As demais questões tiveram percentual de acerto inferior a 50%, destacando-se como piores resultados o entendimento sobre meta de redução de gorduras x quantidade de macarrão possível de ser consumida para não ultrapassar a meta (11,5%), meta de consumo de carboidratos x quantidade presente em meio pacote de macarrão (19,5%), quantidade de gorduras totais em meio pacote de macarrão (21,83%) e quantidade de carboidrato em meio pacote de macarrão (29,9%). Ou seja, questões que envolveram habilidade de numeramento, mesmo sendo cálculo simples, tiveram o pior desempenho. Há, portanto, desafios para a ação educativa, principalmente quando o uso dos dados disponíveis em rótulos alimentícios exigir que o indivíduo faça cálculos relativos a porções que pretende ou necessita ingerir que não sejam diretamente expostas nos valores nutricionais exibidos em tais rótulos. O foco das ações educativas deve ser direcionado à interpretação de rótulos em termos de aplicabilidade no dia a dia, mas do que simplesmente entender o que está escrito.
Conclusões/Considerações finais O grupo entrevistado exibe dificuldades de entendimento de rótulos de alimentos, principalmente quando há necessidade de realizar cálculos simples para definir o quanto do alimento pode ser ingerido sem comprometer as metas de ingestão de nutrientes. Os achados impactam diretamente na formulação de políticas públicas de saúde em geral e de alimentação e nutrição em especial. Há necessidade de se mudar o foco dos estudos de melhorias de rótulos alimentícios, o qual tem sido a compreensão do que está escrito, para aumentar a possiblidade do uso da informação disponibilizada para gerenciar a própria alimentação.
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WORLD CANCER RESEARCH FUND/AMERICAN INSTITUTE FOR CANCER RESEARCH. Food, Nutrition, Physical Activity, and the Prevention of Cancer: a Global Perspective. Washington, DC: AIRC, 2007.
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