05/11/2024 - 13:30 - 15:00 RC8.20 - Promoção da Saúde, Alimentação e Nutrição |
49986 - AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO PROCESSO DE MUDANÇA DE HÁBITOS ALIMENTARES DOS USUÁRIOS COM OBESIDADE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE IAGO ALMEIDA DA PONTE - UECE, HELDER MATHEUS ALVES FERNANDES - UECE, ERIC WENDA RIBEIRO LOURENÇO - UECE, JOÃO HENRIQUE CORDEIRO - UECE, DANIELLY CUSTÓDIO CAVALCANTE DINIZ - UECE, ALLAN CRUZ DA SILVA - UECE, GREYCEANNE CECÍLIA DUTRA BRITO - UECE, EMANUELE BARROS DOMINGOS - UECE, ANTONIO LUCAS BRITO DE SOUZA - UECE, CARLOS ANDRÉ ARRUDA MOURA - UECE
Apresentação/Introdução Todo indivíduo, inclusive o paciente obeso, deve ter a preservação da garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada-DHAA, e estar em acordo com as necessidades alimentares especiais, com a cultura, ser acessível, harmônica em quantidade e qualidade, e principalmente, pautada em práticas de produção sustentáveis (Brasil, 2006).
Logo, a Atenção Primária à Saúde-APS se configura como a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde-SUS e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção. Dessa forma, a implementação das ações de educação alimentar e nutricional-EAN nesse ambiente, se protagoniza como eixo de promoção de hábitos alimentares saudáveis nos pacientes com obesidade, sendo uma estratégia indispensável dentro das políticas públicas em alimentação e nutrição (França; Carvalho; Dos, 2017)
Os pacientes com excesso de peso por vezes são negligenciados durante o percurso do tratamento, devido o estigma da obesidade, podendo levar a estereótipos e discriminação, enfatizando a condição de um paciente “Relaxado” ou “Fracassado”, que não consegue parar de comer, ou não consegue fazer atividade física. Fatores estes que dificultam a participação dos sujeitos nas ações de EAN dentro do contexto de APS para o processo de transformação das práticas alimentares saudáveis e sustentáveis (Brasil, 2022).
Objetivos Compreender a potencialidade das práticas de Educação Alimentar e Nutricional no processo de mudança de hábitos alimentares dos usuários portadores de obesidade da Atenção Primária à Saúde.
Metodologia Trata-se de um estudo teórico fundamentado no método de revisão narrativa, que é um ramo de pesquisa que proporciona uma discussão ampla de um determinado assunto, sob ponto de vista teórico ou conceitual, a partir de conteúdos encontrados em periódicos ou outras fontes de acordo com a necessidade de fundamentação da discussão entre uma experiência narrada pelos autores (Souza et al., 2019).
O levantamento foi realizado através das bases Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde-Lilacs e Scientific Electronic Library Online-SciELO. Os descritores padronizados pelos Descritores em Ciências da Saúde-Decs utilizados foram “Educação Alimentar e Nutricional”, “Obesidade”, “Hábitos Alimentares” e “Atenção Primária à Saúde” e seus correspondentes em inglês, combinados entre si através do operador booleano "and".
A busca nas bases de dados ocorreu em maio de 2024, incluindo artigos dos últimos seis anos (2018-2024) que abordavam os potenciais das práticas de educação alimentar e nutricional para promoção de saúde em usuários do SUS. Foram excluídos artigos de opinião, cartas ao editor e artigos duplicados.
Resultados e Discussão A EAN é tida como uma importante ferramenta de estímulo aos hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis. Partindo do pressuposto em que assegurar o DHAA proporciona mudanças sociais e culturais, de acordo com a realidade que se vive, garantindo que a EAN seja constantemente executada e que os sujeitos participem de forma ativa e tenham autonomia desenvolvida (Brasil, 2006).
Para planejamento das ações de EAN é necessário que os profissionais (não somente nutricionistas) estejam sensíveis às demandas que emergem dos usuários dos dispositivos de saúde, uma vez que, levando as informações de maneira prescritiva tornarão o momento superficial e não fará com que o processo educativo seja transformador ou dialógico (Perondi, Machado, 2021). Então, é importante que os profissionais estejam dispostos a desenvolver um espaço educativo com os pacientes, levando em consideração a sua multidimensionalidade e, principalmente, reconhecendo toda a complexidade associada ao ato de comer.
As mudanças no estilo de vida e a promoção de hábitos alimentares mais saudáveis, associados com os aspectos comportamentais de cada indivíduo, vem ganhando espaço nos planos terapêuticos dos quadros de obesidade, de acordo com as práticas assistenciais realizadas no contexto da APS (Jesus et al., 2022). Porém, existe casos de insucesso no processo de tratamento, em que os profissionais não conseguem lidar com a complexidade do agravo em questão e acabam por culpabilizar o indivíduo, trazendo sofrimento e, possivelmente, o abandono ao tratamento.
Conclusões/Considerações finais Corroborando com os dados trazidos acima, faz-se fundamental a concepção acerca da importância do aprimoramento e da capacitação dos profissionais de saúde da APS, em relação às práticas de EAN e à educação permanente em saúde a fim de que haja uma melhor apropriação das intricações entre a subjetividade e a conjuntura social dos usuários com obesidade, para que assim, possam ser realizadas práticas que devidamente busquem e promovam a autonomia em saúde destes indivíduos. E para que, também, as atividades voltadas para este público sejam melhor articuladas, visando a redução das fragilidades teóricas, conceituais e organizacionais que constantemente se fazem presentes nas ações de EAN na APS.
Referências BRASIL. Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional n° 11.346, de 15 de setembro de 2006. Distrito Federal, 18 set. 2006.
JESUS, JGL et al. O processo de trabalho na Estratégia Saúde da Família voltado às pessoas com sobrepeso e obesidade em São Paulo. Saúde em Debate, v. 46, 2022.
PERONDI, C; MACHADO, CLB. Uso de metodologias dialógicas em grupos de educação alimentar e nutricional na atenção primária à saúde: desafios e potencialidades. Saberes Plurais, v. 5, 2021.
SOUZA, LV et al. METODOLOGIA DA PESQUISA: Aplicabilidade em trabalhos científicos na área da saúde. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2019.
FRANÇA, CJ; CARVALHO, VCHS. Estratégias de educação alimentar e nutricional na Atenção Primária à Saúde: uma revisão de literatura. Saúde em Debate, v. 41, 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de atenção às pessoas com sobrepeso e obesidade no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde. Brasília: MS, 2022. 55 p.
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