05/11/2024 - 13:30 - 15:00 RC8.20 - Promoção da Saúde, Alimentação e Nutrição |
49365 - DIALOGANDO COM JOVENS ESTUDANTES SOBRE BOAS ESCOLHAS ALIMENTARES: CONTRIBUIÇÕES DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ EMANOEL AVELAR MUNIZ - IFCE, MARIA NATÁLIA VASCONCELOS - IFCE, JULIANA MARTINS PEREIRA - IFCE
Contextualização A alimentação repercute diretamente na saúde e qualidade de vida, por isso ela deve ser quantitativamente suficiente, qualitativamente completa, harmoniosa em sua composição e adequada à sua finalidade e a quem se destina. Destaca-se a adolescência como uma fase marcada por mudanças físicas, comportamentais e psicossociais e também por transformações relacionadas à formação da autoimagem. Assim, é necessário que os jovens adquiram conhecimentos e habilidades sobre como realizar escolhas alimentares saudáveis com base no Guia Alimentar para a População Brasileira (2014) que tem o compromisso com a ampliação da autonomia das pessoas nas escolhas alimentares e com a defesa do direito humano à alimentação adequada e saudável. Nesse contexto, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) contribuem oferecendo uma alimentação adequada e saudável de forma a favorecer a permanência do estudante no espaço educacional, cooperando para o combate à evasão escolar, facilitando a aprendizagem e o rendimento dos estudantes, além de promover a formação de hábitos alimentares saudáveis, através de ações de educação alimentar e nutricional.
Descrição da Experiência As oficinas foram divididas em 4 momentos. Inicialmente foi apresentado o conceito de alimentação saudável, seguido de uma breve exposição dialogada sobre os “Dez passos para a alimentação saudável” com base no Guia Alimentar para a População Brasileira (2014). Em seguida, foram demonstrados exemplos de alimentos in natura ou minimamente processados, processados e ultra processados e foi solicitado que a turma os classificasse de acordo com as indicações do Guia e realizado uma discussão sobre o assunto. Seguiu-se com a apresentação abordando a nova rotulagem de alimentos de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e orientando como fazer boas escolhas alimentares com base na leitura de rótulos. Finalmente houve um momento prático de escolhas alimentares com base nas informações repassadas na oficina. As turmas foram divididas em 5 grupos. Para cada grupo, entregou-se 3 folhas de cartolina nas cores verde, amarelo e vermelho (semáforo) e 1 envelope contendo 40 cartões com nomes dos alimentos e figuras a serem classificados da seguinte forma: boas escolhas alimentares (colar na folha verde); consumir com moderação (colar na folha amarela); evitar o consumo (colar na folha vermelha). Ao final do tempo estipulado, as equipes socializaram suas escolhas. Os moderadores fizeram as intervenções necessárias, de acordo com a classificação apresentada pelos estudantes.
Objetivo e período de Realização Dialogar com jovens estudantes sobre escolhas alimentares saudáveis. Foram realizadas cinco oficinas educativas no IFCE - Campus Acaraú, conduzidas pela nutricionista e enfermeiro da Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) em parceria com a professora de educação física. Ocorreram três oficinas com três turmas diferentes do 1º ano do ensino técnico integrado ao ensino médio, 1 oficina com alunos do ensino técnico subsequente e 1 oficina com estudantes do ensino superior, todas em abril de 2024.
Resultados 120 alunos participaram das oficinas, durante as apresentações eles se mostraram interessados pela temática, compreendendo os princípios para a boa alimentação: quantidade, qualidade, harmonia e adequação. A maioria informou consumir alimentos processados e ultra processados e alguns declararam possuir habilidades culinárias. Com relação a rotulagem dos alimentos eles foram informados sobre as novas padronizações da Anvisa e demonstraram entendimento. Na atividade sobre classificação dos alimentos in natura, minimamente processados e ultra processados a maioria das equipes classificou corretamente todos os alimentos de acordo com o Guia, no entanto, referiram dificuldade em colocar em prática as recomendações de fazer dos alimentos in natura e minimamente processados a base da alimentação e evitar os alimentos ultra processados.
Aprendizado e Análise Crítica A mídia exerce grande poder sobre os jovens, tornando-os vulneráveis para o desenvolvimento de padrões alimentares inadequados. Nesse sentido, desde 2022 a Anvisa estabeleceu novas normas sobre rotulagem nutricional com o objetivo de facilitar a compreensão das informações nutricionais presentes nos rótulos dos alimentos e auxiliar o consumidor a realizar escolhas alimentares mais conscientes. Diante disso, reiteramos a importância dos nutricionistas e equipes multiprofissionais de assistência estudantil na realização de ações de educação alimentar e nutricional com os jovens visando a promoção de hábitos alimentares saudáveis. É preciso ampliar o acesso dos estudantes e famílias à alimentação saudável e apoiá-los a realizar boas escolhas alimentares considerando as suas preferências, necessidades e os recursos disponíveis. Destacamos como fator facilitador das ações a parceria com a professora de educação física que busca inserir o tema da alimentação e hábitos saudáveis no cotidiano das aulas e participou ativamente das oficinas. Nesse sentido, a temática da alimentação saudável deve ser incorporada de forma transversal nos currículos escolares e os profissionais de saúde e educação necessitam de formação e educação permanente para realizar essas ações. Como aprendizado, observamos que abordar o assunto de forma dinâmica e interativa despertou maior interesse dos estudantes.
Referências BITTAR, C.; SOARES, A. Mídia e comportamento alimentar na adolescência. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 28, n. 1, p. 291–308, jan. 2020.
BRASIL. Lei nº 11.947 de 16 de julho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica. Diário Oficial da União: Brasília, 16 jun.2009.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed., 1. reimpr. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ. Regulamento da Política de Assistência Estudantil do IFCE. Fortaleza: IFCE, 2015. Disponível em: https://ifce.edu.br/espaco-estudante/assistencia-estudantil/politica-de-assistencia-estudantil-do-ifce/regulamento-da-politica-de-assistencia-estudantil-do-ifce.pdf/view. Acesso em 15 mai. 2024.
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