Roda de Conversa

05/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC8.20 - Promoção da Saúde, Alimentação e Nutrição

48849 - RAÇA, SAÚDE E NUTRIÇÃO NA FORMAÇÃO DE NUTRICIONISTAS: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE TRÊS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO
CAMILA DE PAULA PINTO DA CONCEIÇÃO - UFF, CLAUDIA MARCH FROTA DE SOUZA - UFF


Apresentação/Introdução
A pauta da saúde da população negra, incluindo o antirracismo, é parte essencial da luta em defesa da saúde enquanto direito universal. Pessoas negras se encontram em situação de maior vulnerabilidade social, advinda da desigualdade histórica, que é fruto do longo período escravocrata, e do racismo estrutural e institucional que permeia a sociedade brasileira desde o período colonial até os dias atuais. O profissional nutricionista é parte das equipes multiprofissionais que atuam nos diferentes pontos das Redes de Atenção do Sistema Único de Saúde, cujo objetivo é o atendimento das necessidades sociais de saúde da população, incluindo o enfrentamento das iniquidades raciais e de seus impactos nas condições de vida e saúde da população negra. A formação de profissionais de saúde é uma das ferramentas fundamentais para a superação das referidas iniquidades em saúde.


Objetivos
O presente estudo teve como objetivo analisar a abordagem da questão racial e da relação entre raça, saúde e nutrição nos Projetos Pedagógicos de três cursos de universidades públicas do Rio de Janeiro – UERJ Maracanã, UFF Niterói e UFRJ – Campus Macaé.

Metodologia
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando análise documental e análise de conteúdo temática para tratamento do material discursivo. Na primeira fase da pesquisa foram analisados os Projetos Pedagógicos dos Cursos, incluindo as ementas das disciplinas. Na segunda fase foi realizada análise de conteúdo das ementas nas quais foi identificada a inserção das temáticas analisadas, incorporando-se como documentos analisados as referências bibliográficas das referidas disciplinas.

Resultados e Discussão
Nos resultados, a ausência da temática indica um silenciamento nos PPCs dos cursos de Nutrição da UFF e da UERJ, uma vez que não foi possível identificar a inserção das temáticas equidade racial, raça e saúde/alimentação/nutrição e nem nada relacionada às relações étnico raciais nos documentos. Já o PPC da UFRJ Macaé apresentou um tópico inteiro sobre o estudo da saúde da população negra como um norteador didático pedagógico do curso. Nos três cursos, as disciplinas do campo da Nutrição e Saúde Coletiva que abordam a temática da saúde da população negra em suas ementas e bibliografias. Há uma desigualdade na inserção da relação raça-saúde-nutrição nos documentos analisados. As diferenças entre os três cursos podem ser atribuídas aos elementos históricos da criação dos referidos cursos, sendo o curso da UFRJ Campus Macaé o mais recente e criado a partir do REUNI e em um município do interior do estado. Também o fato da UERJ , uma instituição estadual de ensino superior, ter sido protagonista e vanguarda na adoção de políticas de ação afirmativa para ingresso no ensino superior. Destaca-se ainda nos resultados a não transversalidade da temática no conjunto de cada um dos currículos analisados.

Conclusões/Considerações finais
O presente estudo expõe a necessidade e a urgência da inserção das relações étnico raciais nos cursos de graduação em Nutrição. Além da concentração da abordagem da temática no campo da Nutrição e Saúde Coletiva e, portanto, a não transversalidade da temática no conjunto de cada um dos currículos analisados.

Referências
BARATA, R. B. Como e por que as desigualdades sociais fazem mal à saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009.
BOSI, Maria Lúcia Magalhães. A face oculta da fome da nutrição. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo: Ed. UFRJ, 1988.
BRASIL, COMISSÃO NACIONAL SOBRE DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE. As Causas Sociais das Iniquidades em Saúde no Brasil. Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2008. 220 p.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. Pesquisa Qualitativa em Saúde. 12a ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 35ª ed. Petrópolis: Vozes, 2020.


Realização:



Patrocínio:



Apoio: