51644 - FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE MENTAL A PARTIR DA ARTE: DESAFIOS DO CUIDADO NA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL CAMILA RIBEIRO DE OLIVEIRA - UFC, MARIANA TAVARES CAVALCANTI LIBERATO - UFC
Apresentação/Introdução O presente trabalho é um extrato de uma pesquisa de mestrado ligada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (PPGP/UFC). Tal investigação está ancorada a um projeto guarda-chuva do Programa PASÁRGADA - Promoção de Arte, Saúde e Garantia de Direitos, do curso de Psicologia (UFC), que tem como uma de suas linhas de atuação o fortalecimento da formação crítica, sensível e continuada em saúde mental, especialmente no que diz respeito à inserção da arte nesse campo, cuja potência como estratégia de cuidado e promoção da saúde se faz reconhecida (SILVA, CONTILIANI & MACHADO, 2022). Entendendo essa importância, a pesquisa nasce de questionamentos sobre os obstáculos produzidos à implementação do cuidar pela arte em um cenário de retrocessos experienciados no processo da Reforma Psiquiátrica (RP) nos últimos anos (PASSARINHO, 2022) e, mais especificamente, sobre seus horizontes possíveis nesse panorama. Dentro disso, o propósito deste trabalho é compartilhar alguns movimentos evidenciados na pesquisa que se desdobram em reflexões sobre os desafios experienciados por trabalhadores de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Fortaleza-CE no que tange a relação ainda pouco debatida entre educação em saúde e atuação com arte em serviços de atenção pública à pessoas em sofrimento psíquico.
Objetivos O objetivo geral da pesquisa foi investigar as possibilidades do cuidado com arte na atenção psicossocial em tempos de crise da RP. Seus objetivos específicos foram: a) discutir sobre a crise da RP e seus efeitos no trabalho em saúde mental, em especial no cuidar pela arte; b) cartografar práticas atuais de cuidado com arte em um CAPS; c) refletir sobre os efeitos do cuidado com arte na produção de saúde e nos modos de existência neste contexto, a partir da perspectiva dos participantes.
Metodologia O estudo se constituiu como uma pesquisa-intervenção de cunho cartográfico (PASSOS et al., 2015) realizada com usuários e trabalhadores de um CAPS do município de Fortaleza entre os meses de setembro e dezembro de 2023. Como dispositivos de cultivo de dados, utilizou-se entrevistas semiestruturadas, atividades de sala de espera, roda de conversa, restituição e acompanhamento de atividades artísticas oferecidas pelo serviço, sendo todo o percurso acompanhado pelo uso da observação participante e de registros em diários de campo. O exercício analítico amparou-se na análise de implicação (PAULON, 2005) em articulação com a ferramenta da interseccionalidade (AKOTIRENE, 2019).
Resultados e Discussão Nesse processo, evidenciou-se, junto aos participantes, que embora a RP no Brasil seja orientada por uma perspectiva de cuidado e de saúde mental que encontra uma aliança com as diversas linguagens artísticas, há um conjunto de forças de distintas naturezas que fragilizam a produção de cuidado com arte na cena contemporânea da atenção psicossocial fortalezense, entre elas, a carência atual de iniciativas formativas e educativas voltadas à inserção e experimentação dos dispositivos artísticos nesse cenário. Ainda nesse caminho, registra-se experiências anteriores de processos formativos na interface arte e saúde mental no município, como o Projeto Arte e Saúde, que foram extintas em anos recentes e que, com a alta rotatividade de profissionais nos serviços, contribuiu para a existência de um baixo conhecimento das potencialidades da arte para a promoção de saúde entre muitos participantes. Isso torna urgente a discussão e problematização acerca do espaço ocupado pelas ações de formação e educação em arte no campo das políticas públicas em saúde mental, buscando fortalecer modos de resistência a problemáticas presentes na rede de atenção psicossocial, como a ambulatorização dos serviços e centralização das práticas de cuidado no arcabouço psiquiátrico-psicológico.
Conclusões/Considerações finais Conclui-se defendendo o investimento em tais ações de modo a fortalecer as práticas de cuidado pela arte na esfera da atenção psicossocial, uma vez que elas assumem um protagonismo importante no processo de desinstitucionalização da loucura, tal como proposto pela RP, como estratégia que impulsiona transformações na assistência à saúde mental e contribui com a reabilitação psicossocial de pessoas em sofrimento psíquico a partir de uma experiência humanizada e coletiva.
Referências AKOTIRENE, Karla. Interseccionalidade. São Paulo: Polém, 2019. 150 p.
CONTILIANI, E.; JUSTINO DA SILVA, A. L. J.; MACHADO, V. C. Arte como produção de cuidado no campo da atenção psicossocial: uma revisão integrativa da literatura nacional. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 3, n. 1, p. 147-167, 18 jul. 2022.
PASSARINHO, J. G. N. Retrocessos na política nacional de Saúde Mental: consequências para o paradigma psicossocial. Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea, [S. l.], v. 20, n. 49, 2022.
PASSOS E., KASTRUP, V., & ESCÓSSIA, L. Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.
PAULON, S. M.. A análise de implicação com ferramenta na pesquisa-intervenção. Psicologia & Sociedade, v. 17, n. 3, p. 18–25, set. 2005.
Fonte(s) de financiamento: Agradecimentos à CAPES pelo financiamento concedido para a realização da pesquisa.
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